• Carregando...
O ex-ministro Moro durante sua filiação ao Podemos
Sergio Moro disse que abre mão da candidatura à Presidência.| Foto: Saulo Rolim/Podemos/Flickr

Foi uma quinta-feira das mais movimentadas no meio político-eleitoral, com direito a surpresas e reviravoltas. A principal delas, o anúncio feito pelo ex-juiz e ex-ministro Sergio Moro, de que não pretende mais disputar a Presidência. Pela manhã, Moro acertou sua filiação ao União Brasil, deixando para trás o Podemos. À tarde, em uma publicação nas redes sociais, afirmou que abria mão da candidatura para “facilitar as negociações (...) em busca de uma candidatura presidencial única”. Confira os detalhes do anúncio.

Doria desiste e recua. Teve reviravolta também no PSDB. Primeiro, João Doria sinalizou para a cúpula do partido que retiraria seu nome da disputa presidencial. Mais tarde, confirmou que vai deixar o governo de São Paulo e manter a candidatura a presidente.

Como fica a terceira via. Os movimentos de Moro e Doria mexeram no tabuleiro da terceira via. Lideranças políticas acreditam que pode haver um rearranjo dos partidos de centro, capaz de ampliar ou reduzir a polarização. Entenda.

Política, Economia e Utilidade pública

Caso Daniel Silveira. O deputado federal Daniel Silveira (União-RJ) compareceu à sede da Polícia Federal, onde atendeu determinação do STF e colocou uma tornozeleira eletrônica. Para juristas, as decisões de Alexandre de Moraes relacionadas ao caso são inconstitucionais.

Trocas no governo. Dez ministros do governo Jair Bolsonaro (PL) deixaram seus cargos nesta quinta (31) para participar das eleições. Saiba quem são eles e também quem foram os escolhidos para substituí-los e qual o perfil de cada um.

Guerra na Ucrânia. Em resposta a Vladimir Putin, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, anunciou a liberação de 1 milhão de barris de petróleo por dia. A movimentação das tropas russas mostra que o país não está diminuindo a ofensiva na Ucrânia, mas se reposicionando.

Opinião da Gazeta  

O desemprego estaciona. Este início de 2022 trouxe de volta a divergência nos números sobre emprego: o Caged continua sua sequência de saldos positivos (155 mil vagas em janeiro e 328 mil em fevereiro), mas o desemprego medido pela Pnad estacionou em 12,2% no trimestre móvel encerrado em fevereiro. O número de desempregados também se manteve na casa dos 12 milhões de brasileiros, pelos dados do IBGE. Veja um trecho da opinião da Gazeta:­­

Não há outra saída para retomar o crescimento e a geração de empregos a não ser aquilo que o Banco Central vem apontando seguidamente, após cada reunião do Copom: a aprovação das reformas macroeconômicas, como a tributária e a administrativa, e a retomada do ajuste fiscal. Neste pacote, mesmo as medidas que não apresentam impacto direto sobre o mercado de trabalho têm efeito benéfico.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Indenização. Advogados de Lula questionam doações espontâneas a Deltan no STF

"Lab X". Como o envenenamento de opositores virou tradição na Rússia com laboratório fundado por Lênin

Entrevista. Stephen Hicks: “A briga com o wokismo vai ficar feia, mas a racionalidade prevalecerá”

Tira dúvidas. Verdade ou mentira? Explicamos 8 mitos sobre o uso de eletrônicos

Colunas e artigos

As consequências da ideologia de gênero. “Identidade de gênero” era só um conceito marginal da filosofia pós-moderna. Hoje, está causando rotineiramente um dano real a crianças e adolescentes. Em artigo, Keri D. Ingraham explica por quê.

J.R. Guzzo pergunta: quem se importa se Doria é ou não candidato?

Daniel Lopez explica por que a Rússia está implodindo.

Para inspirar

Goiaba para o mundo. Uma superprodução no início deste ano fez com que a cidade de Carlópolis, no Paraná, mais que duplicasse a exportação de uma das frutas mais queridas dos brasileiros, a goiaba. Saiba o que fez com que o produto chegasse a várias partes do planeta. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]