• Carregando...
Senador Hamilton Mourão no programa Assunto Capital
Senador Hamilton Mourão diz que prisões de suspeitos do 8/1 são “pau de arara moderno”| Foto: Gazeta do Povo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O senador Hamilton Mourão defende que uma espécie de "Lei da Anistia" para os condenados pelo 8 de janeiro seria a "única saída possível" para reparar os excessos do Judiciário. Mourão propõe que sejam feitos estudos sobre uma ação legislativa desse tipo assim que acabarem os julgamentos sobre o caso no STF. Leia a entrevista exclusiva que ele concedeu à Gazeta do Povo.

Governador de Minas. Uma das principais apostas da direita para as eleições de 2026, Romeu Zema diz não estar pensando no pleito. Em entrevista à Gazeta do Povo, o governador afirmou que prefere apoiar outro candidato e que a "renovação da direita faz bem à democracia".

Comércio. Em agosto, uma empresa brasileira fez a primeira grande transação com a China usando, em todas as etapas, o yuan e real, e não o dólar. A prática é comum em vários países, mas se tornou uma disputa geopolítica após declarações de Lula.

Política, Economia e Mundo

No Vaticano. O papa Francisco abre, hoje, a 16ª Assembleia Geral Ordinária do Sínodo dos Bispos, que reúne lideranças católicas do mundo todo. Temas que dividem a Igreja podem ser discutidos. Saiba quais.

Votações emperradas. No Congresso, a oposição pretende continuar obstruindo votações em protesto contra interferências do STF no Legislativo. O presidente da Câmara, Arthur Lira, encontrou no movimento uma forma de pressionar Lula por mais cargos.

Giro pelo mundo. Nos Estados Unidos, uma empresa foi multada por não ter descartado adequadamente um de seus satélites na órbita da Terra. Uma pesquisa mostrou que Javier Milei pode vencer a eleição presidencial argentina no primeiro turno.

Opinião da Gazeta

A inflação castiga mais os pobres. O tema da inflação voltou à cena nacional quando, ainda na campanha eleitoral do ano passado, o então candidato Lula afirmou que enquanto houvesse pobres no país não faria sentido defender a austeridade fiscal. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Lula defende aumento de gasto público como meio de combate à pobreza, mas essa elevação, além de quase não chegar ao bolso dos mais pobres, gera inflação, que prejudica especialmente a população de baixa renda.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Vídeo do DCE. Professor da Unicamp é investigado após usar faca em briga com aluno

Redes sociais. Meta quer cobrar por assinatura de Instagram e Facebook sem anúncios

Liberdade de expressão. “O Debate Essencial”: a distinção entre fato e opinião e o papel da Justiça nas eleições

Sua opinião. Quem deve ser indicado por Lula para ser o novo ministro do STF? Vote na enquete

Colunas e artigos

Impactos da reforma tributária. A unificação de tributos sobre o consumo pode trazer mais eficiência à economia, mas também pode ter efeitos negativos para o saneamento básico. Artigo publicado na Gazeta explica os motivos.

Marcio Antonio Campos comenta o Sínodo da Igreja Católica.

Paulo Polzonoff Jr. fala sobre a próxima indicação de Lula ao STF.

Para inspirar e alegrar

O melhor padeiro do mundo. Seleções de 16 países participam da "Copa do Mundo" dos padeiros, que acontece em Nantes, na França. O Brasil, que compete pela sexta vez, será representado por Fabrício Lima. Conheça o padeiro e prepare a torcida.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]