• Carregando...
Invasão ao Capitólio nesta quarta (6), em Washington.
Invasão ao Capitólio nesta quarta (6), em Washington.| Foto: Saul Loeb / AFP

Para começar esse resumo de notícias. Na tarde desta quarta-feira (6), manifestantes a favor de Donald Trump invadiram o Capitólio, sede do Congresso americano, para impedir a certificação de Joe Biden e Kamala Harris como presidente e vice, respectivamente.  Uma mulher morreu após ser baleada dentro do Capitólio. Após a remoção dos manifestantes, a sessão conjunta das duas casas foi retomada e o resultado certificado pelo Congresso na manhã desta quinta-feira (7) por Mike Pence, vice de Trump e que preside o Senado americano.

Antes da invasão. No início da tarde, o atual presidente, Donald Trump, discursou para uma multidão de apoiadores em Washington, onde novamente disse que as eleições presidenciais foram fraudadas.  Ele defendeu a  novas eleições em alguns estados. Além disso, pediu para o vice, Mike Pence, bloquear a certificação do resultado da eleição presidencial, mas Pence se negou. No Twitter, Trump se voltou contra o próprio vice: “Não teve coragem de fazer o que deveria fazer para proteger o país e a constituição”.

Durante a invasão. O democrata Joe Biden apelou o atual presidente pedisse o fim dos protestos e classificou os manifestantes como extremistas. Trump voltou a alegar fraude eleitoral, mas pediu para os apoiadores se retirarem. Nesse meio tempo, a prefeita de Washington, Muriel Bowser, decretou toque de recolher de 12 horas e a Guarda Nacional foi acionada.

Após a invasão. Os manifestantes permaneceram em frente ao Capitólio, depois de o prédio ser esvaziado. Até mesmo o Twitter entrou na polêmica e bloqueou a conta de Trump por 12 horas após uma série de publicações em que o presidente alega fraude eleitoral. Mesmo com o clima pesado, a presidente da Câmara dos Deputados americana, Nancy Pelosi, convocou a retomada da sessão.

Utilidade pública

Reunião e pronunciamento. O presidente Jair Bolsonaro realizou a primeira reunião ministerial do ano  para tratar do plano de vacinação contra o coronavírus. Antes, Bolsonaro disse que a compra de seringas ficaria suspensa até os preços voltarem à normalidade e o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, explicou aos colegas por que comprou apenas 2,5% das seringas e agulhas previstas em licitação. Contudo, à noite, o ministro fez um pronunciamento em que garantiu que o Brasil tem 60 milhões desses insumos para iniciar a imunização em janeiro, além de 354 milhões de vacinas asseguradas.

Uso emergencial. Após se reunir com representantes da Fiocruz e da AstraZeneca, o governador do Piauí e coordenador do tema da vacina no Fórum dos Governadores, Wellington Dias (PT), afirmou que a Fiocruz pedirá o uso emergencial da vacina de Oxford contra a Covid-19 até sexta-feira (8). Já o governador João Doria (PSDB) apresentou a prefeitos um plano de vacinação próprio de São Paulo, com início dia 25 de janeiro.

Atualização. O Brasil pode registrar 200 mil mortes por Covid-19 nesta quinta-feira (7), caso sejam confirmadas pouco mais de mil mortes em 24 horas. Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, o país alcançou 7.873.830 casos da doença, com 198.974 óbitos. Em 24 horas, foram registrados 63.430 novos diagnósticos positivos e 1.242 falecimentos. Ao todo, são 7.036.530 considerados recuperados e 638.326 seguem em acompanhamento.

Política e economia

Eleição da Câmara. Correspondente da Gazeta do Povo em Brasília, Rodolfo Costa apurou bastidores da disputa pela presidência da Câmara dos Deputados, que opõe Arthur Lira (PP-AL), integrante do Centrão aliado pelo governo Bolsonaro, e Baleia Rossi (MDB-SP), apoiado pelo atual presidente da Casa, Rodrigo Maia. Como a votação é secreta, já há quem admita que Baleia pode ser “traído”, apesar de teoricamente ter o maior bloco de apoio. Mais precisamente, entre 67 e 107 parlamentares podem “virar a casaca”. Confira quem apoia oficialmente cada um dos dois candidatos e, na matemática da traição, quem está na frente.

Inflação.  A energia elétrica já ficou mais cara. Os preços dos alimentos, também. Agora há previsão de reajustes em planos de saúde, mensalidades escolares e tarifas públicas, como água, transporte público e, possivelmente, um novo aumento na energia. De quanto serão esses aumentos? Confira detalhes na reportagem de Fernanda Trisotto. A Petrobras já confirmou que o gás GLP sobe já nesta quinta.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

As últimas de nossos colunistas. A jornalista Madeleine Lacsko revela um sindicato inusitado: em pleno Google, enquanto Rodrigo Constantino faz um alerta de cuidado com os “democratas”. Já o economista Pedro Menezes explica a fundo o verdadeiro liberalismo entre a esquerda e a direita. O cronista Paulo Polzonoff comenta como a paranoia da Covid-19 apaga biografias e as reduz a ideologias e a doutora em Filosofia Bruna Frascolla destaca que nunca tinha visto discriminação antissemita até esta semana.

Nossa visão

Derrotas à vista? Para este ano, o “pacote de maldades” já está sendo preparado. Uma reportagem da Gazeta do Povo mostrou três assuntos que devem entrar na pauta de Câmara e Senado e que, se aprovados, tornarão ainda mais fácil a vida de quem se dedica a desviar dinheiro público, e mais difícil a já árdua tarefa daqueles que tentam investigar e punir tais crimes. Tema para nosso novo editorial: 2021 será mais um ano de derrotas no combate à corrupção?

Todo o histórico da atual legislatura nos projetos sobre corrupção mostra que a renovação parlamentar de 2018 não foi ampla o suficiente para impedir aquilo que os protagonistas da Operação Lava Jato afirmavam quase que desde o início das investigações que revelaram o esquema do petrolão. Os políticos corruptos não assistiriam a tudo aquilo sem reagir, e o fariam usando as ferramentas que têm à mão: a aprovação de leis que tornariam impossível uma repetição da limpeza que a Lava Jato vinha promovendo.

Para inspirar

Férias na pandemia. Quem por aí está com as férias ou programadas ou já começou o período de descanso? Com a pandemia, ela pode ser diferente, sem grandes viagens ou visitas. Mas é possível aproveitar. Repórter da Equipe Sempre Família, Lucian Haro apresenta 10 passos para superar a exaustão mental e ter férias reparadoras.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]