• Carregando...
Nossos alunos entre os piores do mundo, e uma entrevista que você só lê aqui
| Foto: Albari Rosa/Gazeta do Povo

Bom dia!

Para começar. Por que os estudantes brasileiros continuam entre os piores do mundo? A notícia parece velha, mas infelizmente não é. No último levantamento do Pisa, Programa Internacional de Avaliação de Estudantes, o Brasil figura mais uma vez entre os últimos da lista de 79 países. Ficamos em 57° lugar em leitura, 66° em ciências e em 70° em matemática. Nos últimos 10 anos, fora uma ligeira melhora em leitura, as notas do Brasil continuam estagnadas. Clique aqui para ler a reportagem de Cristina Graeml.

Aliás. Alexandre Garcia opinou sobre o resultado do Pisa: De Paulo Freire a MateMarx, as boas notícias ofuscadas pelo ensino escolar.

Entrevista exclusiva. Mudando de assunto, o ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, recebeu a Gazeta do Povo para uma entrevista exclusiva, em que abordou a polêmica do momento: o tuíte do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre a taxação de aço do Brasil. Outros assuntos controversos para a diplomacia brasileira, como a situação da Venezuela e a classificação do Hezbollah como grupo terrorista, também foram abordados. Veja a entrevista feita por Leonardo Desideri e Kelli Kadanus.

O mais importante de ontem no Brasil

Nossa visão

Nossa opinião. Nosso editorial é sobre o protecionismo do presidente norte-americano, Donald Trump, que mira o Brasil. Pressionado por um processo de impeachment no Congresso e já em campanha para se reeleger no ano que vem, Trump resolveu abrir um novo front de suas guerras comerciais – aquelas que são “boas e fáceis de vencer”, como afirmou no Twitter no início de 2018 – e mirou Brasil e Argentina. Trump anunciou, na segunda-feira (2), sua intenção de retomar sobretaxas sobre importações norte-americanas de aço e alumínio provenientes dos dois países.

“Guerras comerciais sempre deixam alguns poucos vencedores e muitos perdedores”

Decisão. A Anvisa vetou  o cultivo de maconha no país para fins medicinais e, após a decisão, um juiz autorizou o plantio de “erva similar”. Isso você deve ter lido. Agora, te convidamos a ler dois conteúdos que você só encontra aqui:

Mundo

A Coreia do Norte inaugurou uma cidade criada para ser uma "utopia socialista". A ideia não é nova, outros países socialistas já planejaram cidades similares - que hoje estão degradadas após crises. A nova cidade norte-coreana, construída perto de uma montanha sagrada, serve também como uma celebração de Kim Jong-un. Veja fotos.

Ainda na ditadura norte-coreana, Kim Jong-un ameaçou os Estados Unidos com um "presente de Natal" indesejado. O país já lançou mísseis balísticos e testou armas em feriados americanos como provocação. Entenda clicando aqui.

Para inspirar

Com 10 minutos diários você pode ajudar seu filho a desenvolver o hábito da leitura. Isso mesmo. A leitura repetitiva ativa a audição, a visão e o toque das crianças, tornando mais fácil o reconhecimento de palavras familiares. Veja aqui as dicas do Sempre Família.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]