
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Nas duas últimas semanas a crise diplomática entre Estados Unidos e Brasil vem "rendendo":
Tarifaço de 50%; declarações de Lula, Donald Trump e aliados do ex-presidente Jair Bolsonaro; e - no fim da última semana - uma operação da Polícia Federal determinada por Alexandre de Moraes contra o ex-presidente, aliado de anos de Trump, que incluiu o uso de tornozeleira eletrônica.
A resposta não demorou. O secretário de Estado americano, Marco Rubio, anunciou na noite de sexta (18) a revogação dos vistos de Moraes e familiares e de outros ministros do STF.
A deputada norte-americana María Elvira Salazar afirmou que a decisão é apenas o começo. A editora Roberta Ribeiro explica o que pode vir pela frente. Entenda qual o arsenal de Trump contra o Brasil.
Mais sobre a crise diplomática com os EUA
O Brasil já tentou confrontar Washington (diplomaticamente) pelo menos outras cinco vezes: perdeu.
A conta da crise pode chegar em breve ao mercado de trabalho: o cálculo é de que o tarifaço pode eliminar 110 mil empregos e causar perdas bilionárias às empresas.
Apesar das consequências, Executivo e Judiciário vêm mantendo a postura de que estão “em defesa da democracia”: veja governos autoritários que usaram tal expressão como pretexto para repressão.
Pedidos de impeachment. Um dos pivôs da crise, o ministro Alexandre de Moraes viu uma nova mobilização da direita brasileira neste domingo (20). O principal grito era "fora, Moraes" e os atos aconteceram em várias cidades. Confira imagens.
Colunas e Artigos
J.R. Guzzo. Tornozeleira em Bolsonaro: a arrogante e mesquinha tirania do consórcio Lula-STF
Luís Ernesto Lacombe. De onde virá a reação à tirania?
Frases da semana

Leia nossa seleção de frases da semana.
O que mais você precisa saber hoje
Novas acusações. Operação agrava imputações a Bolsonaro e penas podem passar de 70 anos de prisão
Supremo sem limites. Congresso sem poder vira símbolo do colapso da democracia no Brasil
Não é BC. A praia escolhida pelo agro para construir imóveis de luxo
Vítima de câncer. Morre a cantora Preta Gil, filha de Gilberto Gil, aos 50 anos
Crescimento. Mundo precisa dar atenção ao “milagre argentino”, diz Telegraph
Opinião da Gazeta
Opinião da Gazeta sobre o Brasil dos Leões.
"O Brasil não precisa de heróis de toga nem de salvadores da pátria. Precisa, com urgência, de lideranças com responsabilidade, moderação, abertos ao diálogo– e com um patriotismo verdadeiro, que começa por não entregar a própria nação à fogueira da vaidade institucional."
Leia o editorial na Gazeta na íntegra.
Para inspirar e se divertir
Momento Cultural
Quando resolver um problema vira uma jornada confusa e cheia de obstáculos invisíveis… você pode estar diante de um cenário kafkaniano. Mas algo kafkaniano é mais do que isso; entenda melhor e baixe um brinde no fim do texto.
Bom dia e excelente semana!



