Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Cresce renda de autônomos

Novo Código Civil tem salvação? Governador defende operação no Rio. As protegidas de Lula no caso do INSS

Código Civil de Pacheco
Projeto do novo Código Civil de Pacheco está sendo discutido em audiências públicas e recebeu propostas de emendas de senadores da direita. (Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O projeto do novo Código Civil, apresentado pelo senador Rodrigo Pacheco, já conta com quase 150 propostas de emendas, a maioria apresentada por parlamentares da direita, contrários a vários pontos do texto. Mas, para juristas, mesmo com possíveis mudanças, o projeto em trâmite é irremediável. Entenda por quê.

Operação “legítima”. O governador do Rio, Cláudio Castro, encaminhou ao ministro Alexandre de Moraes, do STF, relatório no qual diz que a operação da semana passada foi “legítima” e dentro da Constituição.

A favor da polícia. Ao longo do debate sobre a ADPF das Favelas no STF, Moraes defendeu a ação policial e pregou rigor contra facções criminosas.

Repercussão nos EUA. Em uma publicação, Martin DeLuca, advogado de Donald Trump, ironizou Moraes e defendeu classificar PCC e Comando Vermelho como terroristas.

Política, Economia e Mundo

Proteção no escândalo do INSS. Investigações da CPMI do INSS reacenderam suspeitas de que o governo Lula teria atuado para proteger associações e sindicatos aliados. Aqui estão seis indícios desse favorecimento.

A vez dos autônomos. Pesquisas demonstram que a renda de trabalhadores com carteira assinada tem crescido em menor proporção quando comparada à dos autônomos. Entenda o fenômeno.

Giro pelo mundo. Foi assassinado no México um prefeito conhecido como “Bukele mexicano”. Em Nova York, George Soros e a esquerda radical financiaram um candidato socialista à prefeitura.

Opinião da Gazeta

O “Grande Irmão” identitário do governo federal. O governo federal lançou uma plataforma para rastrear publicações supostamente homofóbicas ou que constituam “discurso de ódio. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Monitorar discursos na internet dessa forma é nada menos que totalitário. Não estamos falando de uma necessária vigilância contra o planejamento e o cometimento de crimes, mas de controle amplo, geral e irrestrito do discurso público.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Sebastián Marset. Traficante mais procurado do mundo aparece ao lado de integrantes do PCC e se diz pronto para guerra

Ruptura estrutural. Ex-ministro de Bolsonaro defende renda mínima universal para enfrentar revolução da IA

Aviação. Curitiba terá voo direto de Portugal pela TAP

Custos sociais. O Brasil está preparado para as consequências da queda na taxa de natalidade?

Colunas e artigos

Homens de volta à igreja. Um estudo revela que há mais homens frequentando a igreja, enquanto o número de mulheres diminui. Artigo de Timothy Goeglein discute as possíveis razões.

Guilherme Fiuza apresenta Tropa de Elite III.

Paulo Filho alerta para o fim da moratória: o mundo volta a temer o cogumelo nuclear.

Para inspirar e alegrar

Floresta artificial. Cinco árvores artificiais que, juntas, desempenham o trabalho de até 200 árvores naturais. Saiba onde está e como funciona essa tecnologia.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.