• Carregando...
Comissão de juristas responsável por apresentar o anteprojeto de atualização do Código Civil no Senado.
Comissão de juristas responsável por apresentar o anteprojeto de atualização do Código Civil no Senado.| Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado.

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O último relatório para o anteprojeto do novo Código Civil, que tramitará no Senado, inclui dispositivos que podem redefinir o casamento na legislação brasileira. A intenção seria dar mais "fluidez" às relações, facilitando, por exemplo, processos de divórcio. Pela proposta, seria possível dissolver um casamento sem o consentimento ou até mesmo sem a presença de uma das partes. Saiba mais.

"Sem radicalização". Diante da reação à ideia de um novo Código Civil, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, afirmou que o texto promoverá apenas uma "atualização" do que já existe. Veja o que mais ele disse.

Lava Jato. Um relatório divulgado pelo ministro Edson Fachin, do STF, demonstra que acordos de colaboração premiada firmados no âmbito da Operação Lava Jato resultaram na devolução de mais de R$ 2 bilhões aos cofres públicos. No período de dez anos, foram homologados 120 acordos desse tipo.

Política, Economia e Mundo

"O Avesso da Pele". Paraná, Goiás e Mato Grosso do Sul estão recolhendo exemplares do livro "O Avesso da Pele", de Jeferson Tenório, que haviam sido enviados para escolas públicas. Segundo as secretarias de educação desses estados, a obra é inadequada para menores de 18 anos.

Haddad cede ao Congresso. O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, recuou mais uma vez diante da insatisfação de parlamentares. Agora, Haddad decidiu que não vai mais extinguir o Programa Emergencial de Retomada do Setor de Eventos.

Giro pelo mundo. A Suécia ingressou oficialmente na OTAN. O líder do partido português Chega, André Ventura, disse que Lula será barrado nos aeroportos do país se a legenda vencer as eleições no domingo.

Opinião da Gazeta

Farsa com data marcada e aval de Lula. A eleição presidencial venezuelana já tem data marcada: 28 de julho, segundo o Conselho Nacional Eleitoral do país. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Para o ditador Nicolás Maduro, Lula pede a presunção de inocência, a confiança em uma capacidade de jogar limpo. Para a oposição que sofre com o repetido arbítrio, Lula só tem a oferecer sarcasmo e advertências típicas de quem já dá como certa a má intenção.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Disputa com o PT. PL de Bolsonaro sai fortalecido após conquistar comando de comissões poderosas da Câmara

Antissemitismo. “Desprezível”: falas de Lula e Petro sobre Israel são criticadas em audiência na Câmara dos EUA

Eleições de 2022. TSE multa Jovem Pan e comentarista em R$ 30 mil por declarações contra Janja

Projeto de lei. Deputado do PT propõe subir imposto sobre transmissão de herança em até 8% em São Paulo

Colunas e artigos

Impactos no agro. A reforma tributária também terá efeitos sobre o agronegócio, setor que impulsiona a economia brasileira. Entenda quais são as preocupações dos produtores.

J.R. Guzzo comenta as declarações de Lula sobre as eleições na Venezuela.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança analisa o populismo da esquerda no Brasil e nos EUA.

Para inspirar e alegrar

Os melhores do cinema. O Oscar 2024 acontece no domingo. Você assistiu todos os filmes que disputam a premiação? Veja qual é a avaliação da Gazeta sobre 35 produções que estão no páreo.

Tenha um ótimo dia e um excelente final de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]