• Carregando...
O chargista Paixão está de férias | Valter CampanatoAgência Brasil
O chargista Paixão está de férias| Foto: Valter CampanatoAgência Brasil

Bom dia!

Depois de um dia dedicado a anúncios de nomes militares, o presidente eleito Jair Bolsonaro (PSL) indicou ontem (28) três novos ministros de olho no mundo político. Marcelo Álvaro Antônio, deputado eleito pelo PSL, vai para o Ministério do Turismo; Osmar Terra (MDB-RS), ex-ministro de Michel Temer (MDB) e reeleito deputado, vai para o Ministério da Cidadania, que vai abrigar as atuais pastas do Desenvolvimento Social, Esporte e Cultura e cuidará do Bolsa Família; e Gustavo Canuto, servidor do Ministério do Planejamento e atual secretário-executivo do Ministério da Integração, cuidará da pasta do Desenvolvimento Regional, que deve reunir Cidades e a Integração Nacional. Nossos repórteres em Brasília entrevistaram Osmar TerraÁlvaro Antônio.

No meio do caminho

As nomeações de Terra e Álvaro Antônio atendem à necessidade de negociação com o Congresso, um tema que, sob a batuta do editor Fernando Martins, os jornalistas Lúcio Vaz, Débora Álvares e este que vos escreve discutimos no Podcast República desta semana. Bolsonaro, inclusive, deu sinais de que o número final de ministérios pode chegar a 22. E não para por aí. Evandro Éboli mostra que Bolsonaro planeja dar cargos para deputados que não conseguiram se reeleger, a fim de ajudarem nas negociações com o Congresso.

Tinha uma pedra

O caminho é árduo: o próprio Eduardo Bolsonaro (PSL-SP), nos Estados Unidos, afirmou que o governo pode falhar na aprovação da Reforma da Previdência. Negou ter dito, mas em seguida o Estadão divulgou o áudio.

Passado?

Quem segue enrolado é o indicado para o Ministério da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (MDB-MS). Depois de revelar que a Controladoria-Geral da União (CGU) apontou improbidade administrativa e tráfico de influência quando Mandetta era secretário municipal de saúde de Campo Grande, Lúcio Vaz agora mostra que o contrato que gerou a investigação deixou uma dívida de R$ 19 milhões para a cidade.

Céu de brigadeiro

Enquanto isso, o futuro ministro da Justiça, Sergio Moro, trabalha com total liberdade na montagem de sua equipe. O ex-juiz federal está planejando conectar a área de inteligência do Departamento Penitenciário Federal (Depen) com a Polícia Federal (PF) para combater o crime organizado nos presídios. E os policiais federais, que vêm ganhando espaço no segundo escalão da Justiça, já sinalizam que, para seguir nessa toada de trabalho, vão precisar reestruturar a PF  e também de mais agentes

Corrupção

Falando nisso, o Supremo Tribunal Federal (STF) começou a discutir a validade do indulto de Natal concedido pelo presidente Michel Temer em 2017. Com Roberto Barroso de um lado e Alexandre de Moraes de outro, a votação está empatada e continua hoje (29)

Antídoto

Neste ano, Russell Kirk completaria 100 anos. Não o conhece? Lee Edwards explica por que ele ajudou a ressuscitar o conservadorismo:

Em vez do secularismo, o conservador busca uma ordem transcendente que oriente a sociedade, assim como a consciência pessoal. Ao contrário do socialismo, o conservador declara que a liberdade e a propriedade privada estão inextricavelmente ligadas [...] Em vez de uma mudança radical, o conservador diz que a sociedade deve mudar, mas com prudência, para não perder o que conquistou através dos tempos.

Futebol

Pela primeira vez na história, o Atlético-PR está na final da Copa Sul-Americana. Com 4 a 0 no agregado, o Furacão bateu o Fluminense por 2 a 0 ontem no Maracanã. O rival na final será definido hoje.

Resolve?

Há discussões. Isadora Rupp (Viver Bem) sugere: “Um acordo assinado nesta semana entre Ministério da Saúde e entidades ligadas à indústria alimentícia vai diminuir 144 mil toneladas de açúcar em alimentos industrializados até 2022. Apesar de louvável, a medida, dizem médicos, não causará um efeito imediato e efetivo contra problemas como obesidade e diabetes.”

Economize

E ainda ajude o meio ambiente. Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “Quer se refrescar sem investir em um aparelho de ar-condicionado ou sem ver a conta de luz ir às alturas? Saiba que recursos naturais e até truques de decoração podem ajudar a controlar melhor a temperatura dos ambientes sem que seja preciso recorrer à climatização artificial.” 

Aprenda

E me convida para provar. Andrea Torrente (Bom Gourmet) indica: “Óleo ou manteiga? Saiba como usar cada um e deixar a massa do bolo mais leve e saborosa!”  

Volta ao mundo em 1 minuto

Uma amizade inusitada e uma amizade em perigo. Helen Mendes (Mundo) escreve:

Guerra silenciosa. A presença dos EUA na Síria tem o objetivo de derrotar o Estado Islâmico (EI), que hoje está quase derrotado, segundo o governo americano. No entanto, o país declarou que ficará na Síria indefinidamente. Isso significa que o inimigo não está totalmente derrotado ou que a missão vai além do combate ao EI? Ambas as respostas podem servir

“Eu não vejo isso”. O presidente dos EUA Donald Trump questionou mais uma vez as mudanças climáticas. Em entrevista ao jornal Washington Post, Trump também ameaçou cancelar o encontro com Putin, programado para acontecer durante a cúpula do G20, nesta semana na Argentina, após a escalada do conflito entre Rússia e Ucrânia desde domingo passado

Amigo famoso. O ator americano Chuck Norris, famoso por seus filmes de ação, visitou o primeiro-ministro da Hungria, Viktor Orbán. O líder húngaro levou o ator para um treinamento de um grupo de elite antiterrorista. “Foi a melhor demonstração que já vi”, elogiou Norris

Vão dar o braço a torcer? E, no editorial de hoje, a Gazeta do Povo comenta a ajuda externa que a ditadura de Nicolás Maduro vai receber da comunidade internacional.

Agora, silenciosamente, a ditadura bolivariana começa a admitir que precisa de ajuda externa [...] Um bom sinal é o fato de nenhum centavo desse dinheiro ser colocado nas mãos do governo assassino e corrupto de Caracas; todo o montante será administrado por agências internacionais [...] Mesmo que as agências internacionais possam fazer seu trabalho em paz, o caos venezuelano seguirá enquanto o país continuar refém do socialismo. A ajuda internacional só tem como tratar os sintomas, mas não a causa fundamental do sofrimento do povo.

Imagem do dia:

Um menino argentino de seis anos subiu no palco durante uma audiência geral com o Papa Francisco, no Vaticano. Wenzel estava com a sua família e subiu ao local onde estava o pontífice e começou a brincar. A sua mãe tentou levá-lo de volta ao seu lugar, mas o Papa disse que o menino podia ficar. "É argentino... indisciplinado", disse. VINCENZO PINTOAFP

Paraná

O absurdo em Guaratuba causa indignação no país. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

A atual e o próximo. O atual governo do Paraná decidiu homenagear o futuro presidente Jair Bolsonaro – e ao mesmo tempo garantir uma aproximação com ele. Em dezembro, o capitão vai receber de Cida Borghetti (PP) a principal honraria do estado. Já o próximo governo paranaense foi aos EUA em missão de paz. Ratinho Junior participou de evento da Copel na Bolsa de Nova York, onde aproveitou para ajustar o discurso com os investidores da empresa. Também sinalizou o interesse em realizar privatizações

Enrolado. O Ministério Público do Paraná entrou com ação contra Beto Richa (PSDB) por uso irregular das propagandas da prefeitura de Curitiba para benefício eleitoral. Os atos teriam ocorrido entre 2007 e 2008. O MP pede o ressarcimento de R$ 20 milhões aos cofres do município

Novela. Hoje é dia de julgamento, mais um, do ex-deputado Luiz Fernando Ribas Carli Filho. Desta vez, os desembargadores analisam a apelação da sentença. Condenado por júri popular a 9 anos e 4 meses de prisão pela morte de duas pessoas em acidente de trânsito em 2009, Carli Filho saberá nesta quinta-feira se irá cumprir pena na prisão ou em casa, com tornozeleira eletrônica. A jornalista Katia Brembatti explica o caso.” 

Absurdo. E Fernanda Leitóles (Curitiba) informa: “Quatro servidores da prefeitura de Guaratuba foram afastados de suas funções depois da denúncia de que estavam filmando mulheres e adolescentes de biquíni nas praias da cidade. Até a hóspede de um hotel foi flagrada por eles, que fizeram uso das câmeras destinadas à segurança pública da orla.” 

Curitiba

Confira a seleção dos nossos editores:

Mas já? Fernanda Leitóles (Curitiba) informa: “A categoria da Uber de corridas compartilhadas, a Uber Juntos, começou a funcionar em Curitiba recentemente e já causa polêmica. Motoristas do aplicativo fazem um abaixo-assinado exigindo que essa modalidade seja suspensa na capital paranaense. A alegação é falta de segurança nas viagens com vários desconhecidos no veículo. Veja o que diz a Uber sobre essa questão.” 

Chique. Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “A marca de luxo Tiffany lançou sua nova coleção Home & Accessories, que traz itens de decoração e têxteis para uso cotidiano. Algumas das peças, inclusive, só estão disponíveis na loja da marca em Curitiba, garantindo ainda mais exclusividade aos produtos.” 

Custos. Fernanda Leitóles (Curitiba) escreve: “A construção de um shopping em Curitiba tem causado muitos problemas aos vizinhos. Ruas deterioradas e excesso de velocidade são alguns deles. Moradores da região dizem que o ‘sossego acabou’. Saiba mais!” 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]