• Carregando...
Ciro Nogueira, do PP, toma posse como ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro
Ciro Nogueira, do PP, toma posse como ministro-chefe da Casa Civil do governo Bolsonaro| Foto: Isac Nóbrega/Presidência da República

O governo do presidente Jair Bolsonaro começa o ano de 2022 tendo o chamado "núcleo político" com mais peso do que os demais. O grupo formado por personalidades experientes na política e, em sua maioria, filiados a partidos do Centrão detém hoje os principais postos-chave da gestão. Reportagem de Olavo Soares mostra como está a divisão no governo federal.

Internação. O presidente Bolsonaro apresentou "melhora clínica" após ser submetido à passagem de uma sonda nasogástrica, de acordo com boletim médico divulgado nesta segunda-feira (3) pelo hospital onde ele está internado, em São Paulo. Ele estava de férias no litoral catarinense quando se queixou de dores abdominais e foi transferido para a capital paulista.

Cruzeiros suspensos. As duas companhias de cruzeiros marítimos que operam no país – MSC Cruzeiros e Costa Cruzeiros – decidiram suspender suas operações até 21 de janeiro após o surgimento de surtos de Covid-19 em diversas embarcações que operam no país. Os cruzeiros que estão em navegação atualmente poderão finalizar seus roteiros.

Política, Economia e Utilidade Pública

Vacinação de crianças contra Covid. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou nesta segunda-feira (3) que a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade contra a Covid-19 no Brasil deve ter início na segunda quinzena de janeiro.

Cinco eleições para ficar de olho. Assim como foi em 2021, ocupantes de cargos eletivos e postulantes a removê-los se mobilizam em todo o mundo para eleições cujos resultados influenciarão as vidas de milhões de pessoas em diferentes países em 2022. Saiba mais.

Vozes na Gazeta e podcast

Bruna Frascolla comenta: Por que elegeram Bolsonaro e não outro nanico?
Luiz Felipe Pondé filosofa: Pais paranoicos
Ouça no 15 Minutos: Como Lula e outros políticos venceram a Lava Jato no STF

Nossa visão

O fim da democracia em Hong Kong. A democracia em Hong Kong deu seus últimos suspiros no fim de 2021, com uma série de medidas impostas pelo governo local, completamente subserviente ao Partido Comunista da China. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto e leia o texto completo:

Xi Jinping pode não repetir em Hong Kong o massacre da Praça da Paz Celestial, mas isso não torna democrático um regime que coíbe todas as liberdades individuais, impede qualquer pluralidade política, censura a opinião, vigia seus cidadãos e massacra minorias étnicas como os uigures 

O que mais você precisa saber hoje

Cenários. O que joga a favor e contra a economia brasileira em 2022
Censura. Revista científica censurada por questionar vacina da Pfizer manda carta ao Facebook
Mundo. França retira bandeira da União Europeia do Arco do Triunfo. Entenda a polêmica

Para Inspirar

Planos para 2022 - evite autocobrança excessiva: Estabelecer metas para 2022 começa com reflexões sobre aquilo que passou. Essa análise nem sempre é fácil, mas necessária. E, mais do que apenas desejar novas conquistas, é preciso pensar em objetivos possíveis e, de preferência, com expectativas de datas para serem alcançados. Clique aqui e veja as dicas.

Tenha uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]