• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia! 

 

O cenário eleitoral de 2018 – agora que o ex-presidente Lula está condenado e que são poucas as suas chances de reverter essa decisão, segundo o histórico dos juízes federais que o condenaramas avaliações de alguns ministros do STJ ouvidos reservadamente – começa a girar em torno do impacto da decisão do TRF-4. Há muita indefinição no ar, no entanto.

Tudo como antes. Alguns dos pré-candidatos ao Palácio do Planalto, como Marina Silva (Rede), têm adotado o discurso de que seus planos seguem como antes.

Procurando espaço. Quem também tem outras preocupações é o senador Fernando Collor (PTC-AL). Sem poder repetir a fórmula de 1989, o presidenciável não tem ainda espaço definido na preferência do eleitorado.

Há beneficiados. Se a candidatura de Lula não sair, Ciro Gomes (PDT-CE) despontará como um provável herdeiro natural do seu “espólio”.

Fernando Martins e Giulia Fontes respondem: Quem vai herdar os 53 milhões de votos de Lula se ele não for candidato?

Ainda apostando na candidatura de Lula... 

Tudo como antes (x2). O PT decidiu registrar a candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao Palácio do Planalto em 15 de agosto, último dia estabelecido pela Lei Eleitoral, mesmo se ele estiver preso nesta data. Entenda o quadro jurídico sobre o qual o partido pretende sustentar a indicação.

A liderança petista acredita que a candidatura pode servir tanto à defesa do ex-presidente, quanto à disseminação da ideia de que há uma “caçada” contra ele.

E não perdeu tempo. “O povo precisa de Lula” é o slogan da campanha de Lula. Um dos focos é a comparação entre o ex-presidente a figuras históricas que também teriam sido perseguidas.

Aliança não! Partidos da esquerda que apoiaram Lula durante o julgamento no TRF-4 recusaram a proposta do PT de uma “ampla” aliança de esquerda na eleição presidencial deste ano.

Reforma da Previdência 

O relator do projeto de Reforma da Previdência, o deputado Arthur Maia (PPS-BA), afirmou que pretende abrir concessões para conseguir mais votos favoráveis ao projeto e abriu um novo flanco para a defesa dos privilégios de grupos específicos do funcionalismo público. O Editorial da Gazeta do Povo indica as contradições do governo na condução da reforma

 

O governo tem buscado conquistar o apoio da população à reforma da Previdência com campanhas publicitárias que colocam o foco justamente no “combate aos privilégios”, como se as regras passassem a ser iguais para todos. Mas as concessões tornam a realidade cada vez mais distante da propaganda, e convencer o brasileiro será uma missão mais difícil quando o cidadão perceber que a reforma desenhada na Câmara joga quase todo o ônus sobre a maior parte dos assalariados, enquanto alivia o peso de uma minoria da qual se exigirá um preço menor.

Aumento camuflado de impostos 

Entenda como ao não reajustar a tabela do Imposto de Renda, bem como as deduções de gastos com educação e saúde, o governo aumenta os impostos.

“Choque de gestão” na Caixa 

Em crise, a Caixa Econômica Federal deve apresentar um terceiro programa de demissão voluntária.

Outros parceiros de negócios 

Confira a lista de cinco aplicativos que facilitam a vida do empreendedor.

Falando em “aplicativos parceiros”, o WhatsApp Business, que acabou de estrear, já tem concorrentes. A Apple lançará a sua própria ferramenta de comunicação voltada a empresas, o Business Chat para iMessage.

Vai usar celular no exterior?

Gazeta do Povo levantou os custos das operadoras nacionais e de algumas internacionais.

Para mulheres 

O surgimento de espaços de trabalho exclusivamente femininos se mostra como uma tendência. Entenda como funcionam esses espaços.

Quatro tendências 

Quais são as quatro tendências que estão mudando o jeito de contratar no mundo segundo o LinkedIn?

Mais empregos 

Em segundo lugar na geração de empregos, a agropecuária deu claros sinas de retomada no ano passado. Movimento deve se manter em 2018.

Antes ele...

Abordando a relação entre liberdade econômica e aumento da riqueza, Alexandre Borges explica o caso dos ricos que, para se manterem assim, taxam outros ricos.

Confiança: a alma do negócio 

Estabelecendo um paralelo entre o rublo czarista e o biticoin, Leandro Narloch recupera a tradição que está por trás da criptomoeda.

Recesso prolongado 

Na Venezuela de Nicolás Maduro, as fábricas não só anteciparam como agora estendem o recesso de Natal. As previsões não indicam melhora do cenário.

Queima de arquivo 

O juiz federal Sergio Moro, em despacho, levantou a hipótese de que o assassinato de um empresário na Bahia esteja relacionado à Lava Jato.

Novas fontes 

Dados revelam que universidades públicas começam a aceitar mais os recursos privados.

Doação 

O Brasil está doando R$ 792 mil para a Palestina. Entenda o porquê.

Terceira idade 

A alienação parental, abuso psicológico normalmente associado à disputa entre pais separados por seus filhos, também pode vitimar os idosos. O Sempre Família explica essa situação e dá dicas sobre como agir.

Presente e futuro 

Marleth Silva fala sobre um futuro, não muito distante, construído sobre o propósito de “evitar que precisemos tirar o pijama”. Em torno disso, reflete sobre a arquitetura, o tempo e o espanto.

Banco dos réus 

Um júri popular julgará o ex-deputado estadual Carli Filho pelo duplo homicídio doloso de Gilmar Rafael Yared, então com 26 anos, e Carlos Murilo de Almeida, então com 20 anos.

Lei da Ficha Limpa 

lista de deputados paranaenses que votaram a favor da “Lei da Ficha Limpa” em 2010. A sistemática da lei deve tornar Lula inelegível ainda no primeiro semestre de 2018.

Fora da meta 

Os reitores das universidades estaduais de Londrina (UEL) e de Maringá (UEM) poderão ser multados se descumprirem a decisão liminar que exige das instituições o envio de dados da folha salarial das instituições ao sistema de gestão de Recursos Humanos do estado (Paraná-RH-Meta4).

Lula lá e Gleisi cá 

Reinaldo Bessa nos faz lembrar que há 30 anos, os artistas cantavam “Lula lá” e a senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR) estava prestes a se formar em Direito em Curitiba.

100% sem glúten 

No topo de um prédio, em Balneário Camboriú, uma padaria tem cardápio 100% sem glúten. O Bom Gourmet foi checar.

Parque das Aves 

É o único zoológico no mundo a abrigar o Mutum-de-Alagoas. A ave está extinta na natureza.

Carnaval no interior 

Quer passar o carnaval no interior do Estado? Não sem antes dar uma olhada no guia definitivo do carnaval no interior do Paraná.

Coelhinho da Páscoa 

As feiras de Páscoa já têm data para acontecer nas praças de Curitiba. Interessados em expor seus produtos devem se inscrever.

De Raul Seixas à música erudita 

Cinemateca de Curitiba exibe filmes sobre a música brasileira. A programação já está disponível.

Gastou muito no fim de semana? 

Sabia que o Assinante do Clube Gazeta do Povo pode economizar mais de R$ 200 em um fim de semana?

Uma boa segunda e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]