• Carregando...

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Edson Fachin, respondeu nesta segunda-feira (13) ao ofício enviado a ele pelo ministro da Defesa, general Paulo Sérgio Nogueira, no qual cobrou uma “discussão técnica” das sugestões apresentadas pelas Forças Armadas para aumentar a transparência e a segurança do sistema eletrônico de votação.

Na resposta, Fachin agradeceu pelas “contribuições” e reafirmou que as entidades fiscalizadoras (como as Forças Armadas, OAB, Ministério Público, Polícia Federal) poderão participar de todas as fases de auditoria dos softwares e equipamentos.

No ofício enviado na sexta passada, Nogueira escreveu a Fachin que ainda haveria tempo para implementar ao menos três “propostas” feitas pelas Forças Armadas em março: ativar a biometria nas urnas que passarão pelo teste de integridade no dia das eleições; realizar o teste público de segurança no último modelo da urna, de 2020; e ainda “tornar efetiva” a fiscalização de todas as fases do processo por partidos políticos.

O ministro Fachin não se manifestou, no entanto, sobre o pedido do PL, partido do presidente Bolsonaro, de credenciar o Instituto Voto legal para auditar os procedimentos e tecnologias utilizadas pelo TSE.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) negou, nesta segunda-feira (13), que tenha pedido ajuda ao presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, para vencer as eleições deste ano. Uma reportagem publicada pela agência de notícias Bloomberg, no último sábado, relatou que Bolsonaro teria recorrido a Biden para conseguir a reeleição, argumentando que o ex-presidente Lula, seu principal oponente nas urnas, seria “risco para os interesses americanos”.

A conversa entre os mandatários ocorreu em uma reunião bilateral durante a Cúpula das Américas, em Los Angeles (EUA). Segundo a publicação, diante do pedido do presidente brasileiro, Biden teria mudado de assunto.

“Não existe isso aí. Teve uma reunião bilateral ampliada, com 20 pessoas presentes, 30 minutos de conversa e depois pedi uma reservada com Joe Biden. O que nós tratamos ali é reservado, cada um pode falar o que bem entender”, disse Bolsonaro em entrevista à rádio CBN Recife. “O que eu conversei com o Biden não sai de mim, nem do Carlos França [ministro das Relações Exteriores]. É especulação", acrescentou.

Ainda falando em eleições, os brasileiros devem comparecer às urnas, em outubro, em meio a índices de desemprego e inflação provavelmente menores que os atuais e com a economia ainda crescendo, mas talvez em ritmo mais lento. É o que esperam economistas ouvidos pela Gazeta do Povo.

No final de abril, a mediana das expectativas do mercado era de uma expansão de 0,7% no PIB deste ano, segundo o relatório Focus, do Banco Central. Na pesquisa mais recente, divulgada na semana passada, o ponto médio das projeções passou a 1,2%.

O PIB do primeiro trimestre teve um crescimento de 1% frente aos últimos três meses de 2021; serviços vêm se recuperando com força e o desemprego caiu, em abril, para 10,5%, o menor nível desde fevereiro de 2016. Entre janeiro e abril foram criados 770 mil postos de trabalho com carteira assinada no país.

Com recorde histórico de abstenção de votos os resultados do último domingo (12) apontam, antecipadamente, para uma derrota simbólica do presidente francês, Emmanuel Macron.

Um empate técnico entre a bancada presidencial (25,75% dos votos) e a coalizão da esquerda radical (25,66%) evidencia que o presidente francês pode passar a comandar o país com uma maioria relativa na Assembleia Nacional, dependendo do resultado final, após o segundo turno, que ocorre no próximo domingo (19).

Conforme as projeções, dos 577 deputados eleitos, as cadeiras do Palácio Bourbon deverão ter entre 275 e 310 macronistas. Já a Nupes, formada por partidos da esquerda radical, entre socialistas e ecologistas, deve garantir de 180 a 210 cadeiras da Assembleia.

O casamento é uma escolha diária e requer esforço do casal para que seja saudável. E não importa se é um casamento de um ano, de 15, 25 ou 50. Ambos devem estar comprometidos em dar o melhor de si para que o relacionamento se fortaleça, tendo uma boa mentalidade e atitudes virtuosas.

O Sempre Família repercute uma postagem do site norte-americano iMom, que sugere algumas boas práticas que podem ser seguidas por casais em todos os estágios da vida conjugal. São dicas que poderão fortalecer ainda mais o seu relacionamento.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]