
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Menos tom bélico e mais pauta econômica. Essa parece ser a nova diretriz da pré-campanha de Flávio Bolsonaro para a presidência em 2026.
Para atrair o eleitor de centro e diminuir a rejeição, o senador foi orientado a adotar um discurso moderado, focado em resolver a inflação e os juros altos, além de agradar o mercado financeiro. E é justamente para dar um "presente" aos investidores da Faria Lima que a campanha busca formar chapa com um vice de peso político e perfil "mais para o centro". Veja os nomes cotados (entre governadores e senadores) e os bastidores da corrida pelo Planalto.
Além do debate econômico, em nova entrevista, Flávio aposta em discurso duro na segurança pública.
Já o presidente Lula, vale lembrar, ganhou o apoio até de escola de Samba: direto do RJ, a Gazeta do Povo mostra como a estreante Acadêmicos de Niterói na elite do Carnaval do Rio cresceu com propaganda para Lula e venda de camisetas estampando o presidente.
Política internacional. O fim de semana teve eleições em dois países historicamente conectados ao Brasil: Portugal e Japão.
No país europeu, António José Seguro, do Partido Socialista, foi eleito presidente. Ele derrotou André Ventura, líder do partido de direita Chega. Saiba mais sobre as eleições portuguesas.
Na nação do sol nascente, a atual primeira-ministra, Sanae Takaichi, de direita, obteve uma vitória com folga histórica na eleição geral antecipada, ao conquistar o público jovem e conservador.
Colunas e artigos
Deltan Dallagnol mostra o cabo de guerra por poder e sobrevivência no STF .
Luís Ernesto Lacombe fala dos maiores cínicos da história no STF e o código de conduta
Frases da Semana

Confira nossa seleção de Frases da Semana
Opinião da Gazeta
Opinião da Gazeta sobre como os discursos vazios não combatem violência contra a mulher.
As mulheres brasileiras não pedem discursos vazios; pedem segurança. Querem que criminosos sejam presos, julgados e punidos em tempo razoável – antes que a reincidência produza novas vítimas.
O que mais você precisa saber hoje
Inspirados por Nikolas Ferreira Caminhada pela anistia percorre o Sul do país com defesa a Bolsonaro e críticas ao governo Lula.
Limites para ministros. OABs estaduais tomam a frente e intensificam pressão por código de ética para o STF
Postos Havan. O negócio pouco conhecido de Luciano Hang que amplia o império da Havan
Especial Narcoestado. Brecha na lei livrou bancos acusados de lavar dinheiro para PCC e Hezbollah
Para inspirar e alegrar
De Olhos Bem Fechados e a fronteira invisível da perversidade.
Último filme de Stanley Kubrick, De Olhos Bem Fechados (1999) está em alta por conta das revelações dos arquivos Epstein, que inclusive estão sendo conectadas atualmente com alguns rituais pagãos de poder.
Entenda como tudo isso se conecta à obra de Kubrik na análise primorosa de Francisco Razzo, professor, ensaísta e colunista da Gazeta do Povo.
Ótimo dia e excelente semana!



