Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E mais: CPI da Máfia Digital

ONU condena violência no Equador. Lewandowski na Justiça aproxima governo da Corte. Debates pelo fim de “saidinhas”

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

O secretário-geral da ONU, António Guterres, manifestou sua “grande preocupação” com a situação de violência no Equador, causada por grupos criminosos armados ligados ao narcotráfico. Em comunicado, ele condenou “veementemente esses atos criminosos” e enviou uma mensagem de “solidariedade” ao povo equatoriano. Confira os detalhes.

Reforma ministerial. Dada como certa em Brasília, a opção do presidente Lula de colocar Ricardo Lewandowski, ministro aposentado do STF, no Ministério da Justiça e Segurança Pública, é mais um passo de aproximação do governo com a Corte.

Sem regalia. Após a volta do recesso parlamentar, o Senado deve dar celeridade ao projeto de lei que restringe as "saidinhas" de presos em feriados. O tema voltou à tona após a morte de um sargento da PM de MG, por um criminoso que usava seu benefício no natal. Leia mais.

Política, Economia e Mundo

CPI da Máfia Digital. A liderança da oposição ao governo Lula na Câmara articula a coleta de assinaturas para instalar uma CPI para investigar a atuação da Mynd8, agência responsável por 34 perfis de entretenimento e ativismo político e mais de 400 artistas e influenciadores. Leia mais.

Investimentos. O ministro dos Transportes, Renan Filho, disse que o governo federal tem a meta de concretizar 13 leilões para concessão de rodovias à iniciativa privada neste ano, mas admite que o volume pode ficar bem aquém do número estimado. Veja a lista.

Giro pelo mundo. “Tivemos medo de morrer”, revelou um funcionário do canal de TV invadido por bandidos no Equador. EUA se comprometeram a ajudar Equador a levar à Justiça autores de onda de violência no país sul-americano.

Opinião da Gazeta

Desvario governamental. O fato de que 2023 já se foi e que agora o importante é olhar para as perspectivas econômicas para 2024 não significa que se deve ignorar completamente os números que ainda estão vindo. Um deles é do rombo fiscal. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Uma virada tão drástica – pois o acumulado de 12 meses encerrado em novembro de 2022 registrava superávit primário de 1,38% do PIB – não é obra do acaso, mas resultado de um plano suicida executado à perfeição.

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Mistura antecipada. Governo quer aumentar percentual do biodiesel no diesel para 25%, diz ministro Alexandre Silveira

Mais do mesmo. MEC levantou alfabetização como principal bandeira, mas patinou no tema em 2023

Pesquisa. Por que os mórmons vão ajudar você a encontrar registros de seus antepassados?

Faixa de Gaza. Palestina pede ajuda e Lula apoia denúncia da África do Sul contra Israel na Corte Internacional

Colunas e artigos

Alexandre Garcia questiona Por que não dar transparência a todo o serviço público?

Paulo Cruz comenta a Democracia enquanto fetiche.

Para inspirar e alegrar

Bate-papo exclusivo. Conheça Guilherme Wentz, designer reconhecido internacionalmente como um dos principais nomes brasileiros da atualidade. Confira uma entrevista na qual o profissional fala sobre design, amadurecimento e desafios do mercado brasileiro.

Tenha um ótimo dia!

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.