
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
A oposição no Congresso prevê um ano eleitoral de mais interferências do STF. Às vésperas da campanha, cresce a avaliação de que a Corte não apenas seguirá avançando sobre decisões do Legislativo, como pode ampliar esse movimento.
Em meio à expectativa por mais tensão entre os Poderes, um relatório divulgado pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) pode dar mais combustível às cobranças por mudanças no Supremo. Quero saber mais sobre essa nova frente de pressão do Congresso sobre o STF.
Sigilo máximo. A deflagração da segunda fase da Operação Compliance Zero, que apura as fraudes bilionárias do Banco Master, evidenciou o mal-estar entre a Polícia Federal e o ministro Dias Toffoli, relator e supervisor do inquérito no STF. Alvo de desconfiança desde que puxou o caso para si, no ano passado, Toffoli decretou sigilo máximo e condicionou qualquer diligência na investigação à sua prévia autorização. A Gazeta do Povo apurou junto a investigadores que mesmo a PF tem acesso limitado e dificuldade para analisar as provas coletadas. Entenda o impasse sobre o caso no Supremo.
Opinião da Gazeta
A teocracia iraniana em xeque
Mais uma vez, os iranianos estão nas ruas protestando contra o regime teocrático que governa o país desde 1979. E, mais uma vez, os aiatolás respondem com um grau de violência de dar inveja aos bolivarianos que ainda se agarram ao poder na Venezuela. As autoridades iranianas prometem processos rápidos e execuções de manifestantes para tentar controlar as multidões.
O mundo aguarda notícias sobre Erfan Soltani, manifestante de 26 anos cuja execução havia sido prometida para esta quarta-feira, mas o fato é que os tais julgamentos anunciados pelo governo do Irã não passam de formalidade, pois nas ruas a repressão já tem licença para matar.
Motivos não faltam para que o regime dos aiatolás mereça cair, pelas mãos dos próprios iranianos
Política, Economia e Mundo
Giro pelo mundo. ONGs internacionais apontam eu mais de 2,4 mil pessoas já foram mortas no Irã na repressão aos protestos iniciados em dezembro. Manifestantes que pedem a queda do regime islâmico são alvo de repressão com violência extrema.
Guerra EUA x Irã? Veja a comparação de forças entre os dois países e a capacidade militar de cada lado das tensões no Oriente Médio.
Banco Master. Investigação vê indícios de que Vorcaro teria antecipado ofensiva digital contra o Banco Central. O banqueiro teria agido previamente à possibilidade de uma intervenção regulatória e colocou a campanha de fritura nas redes.
O que mais você precisa saber hoje
Política migratória. O que sabemos até o momento sobre a suspensão de vistos para Brasil e outros 74 países.
Eleições 2026. Flávio Bolsonaro diminui rejeição e se aproxima de Lula.
Navio-hospital. Médicos brasileiros são impedidos de fazer vistoria em navio chinês.
Oriente Médio. EUA anunciam início de 2ª fase do plano de paz para Gaza: desmilitarização e governo sem Hamas.
Artigos e colunas
Cinema militante. "O fantasma da ditadura é a instituição mais lucrativa da cultura nacional". Leia na coluna de Guilherme Fiuza: Wagner Moura, Lula e o amor.
Deltan Dallagnol. Com medo e raiva, Moraes abre novo inquérito do fim do mundo.
Rodrigo Constantino. O coitadinho e o lutador.
Para inspirar e alegrar
Fé pragmática. Entenda o que é a “Aposta de Pascal”, argumento filosófico citado pelo quadrinista americano Scott Adams para explicar sua conversão ao cristianismo dias antes de morrer. O criador de "Dilbert" foi vítima de um câncer, aos 68 anos.



