
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
O Orçamento 2025 foi aprovado pelo Congresso Nacional, após sete meses de tramitação. A meta fiscal, de déficit zero nas contas públicas, foi mantida. Mas para o ano que vem o texto apresenta uma previsão mais otimista: um superávit de R$ 15 bilhões. Entenda como foi a votação e o que prevê a LOA 2025.
IR continuará subindo. Com uma tabela defasada, a carga do Imposto de Renda sobe há 10 anos. E vai continuar aumentando para muita gente que não é exatamente “rica” ou “super-rica”, ainda que o governo tenha dito que o pacote será neutro em termos fiscais.
Vacina Covid-19. Pais que se recusam a vacinar os filhos menores de idade contra a Covid-19, poderão ser multados por negligência. A decisão foi tomada pela 3ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ).
Política, Economia e Mundo
Sanções contra Moraes
Parlamentares dos Estados Unidos enviaram uma carta a Donald Trump pedindo sanções contra Alexandre de Moraes. O documento, preparado por dois deputados republicanos, é datado de 25 de fevereiro e sinaliza que Moraes conduz um “ataque sistemático contra a democracia no Brasil”.
Julgamento do 8/1
Presa desde 17 de março de 2023, Débora Rodrigues dos Santos — acusada de escrever com batom a frase “Perdeu Mané”, na estátua “A Justiça”, nos atos de 8/1 —, terá seu caso julgado em plenário virtual a partir desta sexta-feira (21).
Inquérito do Golpe
André Mendonça foi o único a voltar para que Flávio Dino e Alexandre de Moraes sejam impedidos de julgar a denúncia contra Bolsonaro, por suposta tentativa de golpe de Estado. O voto de Mendonça divergiu da maioria em dois dos quatro recursos analisados.
Opinião da Gazeta
A mentira do “Lula inocentado”. Em 17 de março, Lula compareceu à posse dos eleitos para o Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, e em seu discurso resolveu prestar um tributo à categoria, afirmando que deve muito “à atuação de uma advocacia combativa”. Veja um trecho da opinião da Gazeta:
Em todos os processos a que respondeu no âmbito da Lava Jato, Lula tem apenas uma absolvição, no caso do “quadrilhão do PT”. De resto, trata-se apenas de nulidades e prescrições
O que mais você precisa saber hoje
Suplentes na fila. Julgamento de Zambelli e licença de Eduardo podem mudar time do PL na Câmara
Repercussão negativa. Após críticas, ministério diz que Lewandowski se referiu à falta de integração policial
Contra Musk. PF diz a Moraes que X permitiu financiamento de contas bloqueadas no Brasil
EUA Trump assina ordem executiva para fechar Departamento de Educação
Colunas e artigos
Nova onda conservadora: Trump, Musk e o Brasil de 2026. O mundo tem testemunhado uma transformação política significativa. A ascensão de Donald Trump nos Estados Unidos, o resultado das eleições na Alemanha, o fortalecimento de movimentos conservadores na Europa e a crescente influência de figuras como Elon Musk. Leia o artigo de Fabio Oliveira, deputado estadual no Paraná.
J.R.Guzzo explica que as mudanças no Imposto de Renda não passam de uma promessa demagógica de Lula, de 2022, requentada para a eleição de 2026.
Leonardo Coutinho comenta sobre Elon Musk estar entre o ódio e o triunfo, ao analisar os ataques aos carros da Tesla e o retorno dos astronautas.
Para inspirar e alegrar
“O Clã” confirmou o talento dramático do “zelador” argentino Guillermo Francella. Disponível no catálogo do Disney+, O Clã segue tão impactante quanto em seu lançamento, em 2015. Ali está a dramatização da história real da família Puccio, que raptou diversos endinheirados de Buenos Aires. Confira a dica da editoria de Cultura.



