• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

A campanha eleitoral promete, mas não aquilo de que mais precisamos. Enquanto certo candidato a vice-presidente repete por aí bobagens que cheiram à naftalina, o país ainda está carente de discussões e propostas bem formuladas. Um exemplo de problema grave que demanda soluções criativas é o do fim do bônus demográfico. Aliás, mais cedo do que se imaginava. 

Os candidatos que estiverem com dificuldades para encontrar bons assuntos sobre os quais falar, podem começar dando uma lida no que escreveu Fernando Jasper em seu blog:

O dinheiro público usado para tapar esse buraco supera tudo o que o governo federal gastou no ano com os ministérios da Educação, Saúde e Desenvolvimento Social e com obras do PAC (R$ 194 bilhões, ao todo). Sabe quanto foi para investimentos? Pouco mais de R$ 21 bilhões.  Reverter os efeitos colaterais não é tarefa para apenas um mandato, então não espere milagres de quem se eleger em outubro. Nenhum candidato a presidente fala em “bônus demográfico” e não se sabe se eles conhecem a questão.

Em tempo. Fernando Martins explica, tintim por tintim, por que o general Mourão (PRTB) falou bobagem: o brasileiro não é nada preguiçoso, muito pelo contrário.

Falei das flores. E bobagem não é exclusividade de um único lado do espectro político. Em sua coluna, Pedro Fernando Nery questiona o que seria o tal do “compromisso formal” de Ciro Gomes (PDT) com a Auditoria Cidadã da Dívida, que esposa ideias muito bem descritas pela colunista como “terraplanismo fiscal”. Um aperitivo:

A tese é ridicularizada mesmo por economistas do PSOL (veja que Guilherme Boulos prefere apresentar como solução para o fiscal a tributação dos mais ricos). Afinal, se metade dos tributos fossem anualmente para o pagamento da dívida, ela já estaria quitada há muito tempo.

Gato escaldado

Mesmo tendo retirado o pedido de liberdade protocolado no Supremo Tribunal Federal (STF) para impedir discussão antecipada sobre elegibilidade do ex-presidente, a defesa de Lula (PT) decidiu recorrer de um outro pedido na corte, “por cautela”, e tentar garantir que o petista seja julgado na Segunda Turma, e não no plenário. Jardim do Éden, dizem.

Fanfarrão

É a única palavra que ocorre para descrever o Jair Bolsonaro (PSL) que Evandro Éboli encontrou, em Brasília, na volta do recesso parlamentar.  A metralhadora foi do fechamento da embaixada Palestina no Brasil ao ensino a distância contra o marxismo.

Tem pra todos os gostos

Só mesmo Sergio Moro para dividir tanto os presidenciáveis: a depender do candidato, oscila de cotado a ministro da Justiça a “xerifinho” de Curitiba.

Conheça 

Canja de galinha...

Direto do mundo das finanças pessoais, Roberto Indech estreia sua coluna na Gazeta do Povo recomendando aquilo que minha vó já me dizia desde pequeno:

Por todas essas razões, uma das principais recomendações que tenho dado quando me perguntam sobre as saídas para os investimentos – seja para os iniciantes neste universo ou para àqueles que já realizam aplicações – é cautela.

Cultura da morte

E parece estar faltando bem mais do que cautela à Bélgica, que é o primeiro país do mundo a submeter crianças — de qualquer idade — à eutanásia

Be-a-bá

A greve dos caminhoneiros pode até ter acabado, mas seus efeitos estão longe de ter passado. O Editorial da Gazeta do Povocomentando a fala do presidente do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), que já dá como certo o aumento do preço dos alimentos em razão da tentativa estapafúrdia de tabelar preços, avisa sobre as consequências de o STF referendar a maluquice:

Os caminhoneiros já tinham de lidar com excesso de oferta, decorrente das facilidades na aquisição de veículos, e redução na demanda, consequência da crise econômica. Se o Supremo contrariar a própria Carta Magna e decidir pela legalidade do tabelamento, a tendência é um novo choque de oferta no setor de transporte, fazendo com que uma das grandes demandas dos caminhoneiros se volte contra a própria categoria – resultado das distorções introduzidas na livre concorrência e na livre negociação.

Estilo de vida

Primeiro água, agora... Luan Galani (Haus) recomenda: “Colonização de Marte não é mais ficção científica. A Nasa aprovou projeto de cápsula impressa em 3D para abrigar astronautas. E tudo sem precisar de materiais da Terra, utilizando apenas fibra de basalto encontrada por lá e bioplástico reciclável a partir de plantas cultivadas nas estações espaciais”. 

Cuidado. Isadora Rupp (Viver Bem) recomenda: “Quase ninguém sabe o que fazer com o restinho do sabonete em barra que resta no box — agora, a moda é derreter vários filetes para criar um novo produto. A ideia parece boa, e sustentável, mas não é: a repórter Marina Mori conversou com especialistas que garantem que fazer um novo sabonete em casa com os restos, sem técnica e certos cuidados, pode causar danos sérios para a pele”. 

Volta ao mundo em 1 minuto

Troca de comando na Colômbia. E uma novidade: a foto do dia. Vandré Kramer (Mundo) escreve:

Mudança. Troca de comando na Colômbia: sai Juan Manuel Santos, entra Ivan Duque. E Trump ganha um novo aliado contra o narcotráfico, que está contribuindo para aumentar a violência no interior daquele país. Já nas grandes cidades, a situação está mais calma. O número de assassinatos é o menor em 42 anos

Complicado. Ainda na América Latina, Amado Boudou, o número dois do governo da ex-presidente argentina Cristina Kirchner, foi condenado a cinco anos de prisão por receber subornos em negociações incompatíveis com a função pública

Tá quente! As coisas estão bem quentes lá para os lados do Oriente Médio. A Arábia Saudita reagiu violentamente às críticas do Canadá à prisão de ativistas dos direitos humanos e congelou o relacionamento entre os dois países. A Síria acusa Israel de mandar matar um especialista em foguetes. E protestos no Iraque ameaçam o governo pró-americano do país”. 

Foto do dia:

Sacerdotes e outros trabalhadores limparam, nesta terça, a estátua do Grande Buda no templo Todaiji, em Nara, no Japão, durante o ritual anual chamado ominugui. A estátua de 15 metros de altura do Buda Vairocana é considerada como um patrimônio nacional japonês. Cerca de 180 pessoas subiram nela e passaram cerca de duas horas limpando-a com panos e espanadoresJapan News-Yomiuri

Paraná

Aqui no estado, muitos desafios para o combate à violência contra as mulheres. E um dia quente na política. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve: 

Não tem milagre. As medidas adotadas para diminuir os crimes de feminicídio no Paraná ainda esbarram na resistência, no preconceito e na falta de estrutura de apoio às vítima. É o que dizem especialistas ouvidos pela Gazeta do Povo. Com a Lei Maria da Penha completando 12 anos, saiba o que ainda precisa ser feito para que o crime contra a mulher seja efetivamente combatido no estado

‘Mercredi’ gras. Parte do efetivo da Polícia Militar do Paraná trabalha apenas meio período no meio de semana, indo pra casa ao meio-dia. No jargão da corporação essa medida é chamada de ‘quarta-feira gorda’. O repórter Felippe Aníbal explica que história é essa” 

A virtude é um hábito. Apesar de enfrentar alguns problemas logísticos, que não passaram despercebidos pelos usuários, o projeto Tuboteca chega a seu quinto ano incentivando o hábito da leitura por meio de livros emprestados nas estações-tubo. Já pegou o seu? Tem obra nova sendo disputada todo dia”. 

Na política. O clima esquentou para o candidato ao senado Beto Richa (PSDB), que foi condenado em segunda instância a devolver gastos com uma viagem a Paris em 2015. A ‘parada técnica’ na capital francesa ocorreu em meio a uma viagem oficial à China e à Rússia. Por outro lado, o ex-candidato ao governo do Paraná Osmar Dias (PDT) segue em silêncio após abandonar a corrida eleitoral. Mesmo assim, o repórter Euclides Lucas Garcia conseguiu levantar nos bastidores 6 fatores que tiraram Dias do páreo precocemente. Vale conferir as duas histórias”. 

No futebol:

Uma vitória histórica do Atlético sobre um dos times mais importantes da América do Sul, a diretoria do Coritiba joga a responsabilidade nos jogadores pela fase ruim na Série B e André Pugliese escreve sobre os desafios do Atlético.

Curitiba

Na capital, uma competição pra lá de insólita. Confira a seleção dos nossos editores:

Novidades. Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “Dois shoppings de Curitiba irão custear a construção de um novo módulo da Polícia Militar em uma praça da capital. Mas nesse local já há instalações da Guarda Municipal. Saiba como ficará a organização da segurança pública na região”. 

Anote na agenda. Talita Boros Voitch (Bom Gourmet) recomenda: “Você gosta de rollmops? Esse petisco (polêmico) feito com sardinha curada enrolada em uma cebola é protagonista em uma competição que rola neste sábado (11) no bar CanaBenta. Quem comer o maior número de rollmops em 5 minutos se consagra campeão. Encara?” 

Não dê bobeira. Fernanda Leitóles (Curitiba) recomenda: “Um incêndio em um apartamento em Curitiba pode ter sido causado por um carregador de celular que foi deixado na tomada. Confira dicas de segurança do Corpo de Bombeiros”. 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]