• Carregando...
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva de apresentação da nova regra fiscal.
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, durante coletiva de apresentação da nova regra fiscal.| Foto: José Cruz/Agência Brasil

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

A proposta de um novo arcabouço fiscal para substituir o teto de gastos, elaborada pelo governo Lula, ainda nem chegou ao Congresso. Parlamentares de centro e de direita, porém, já se articulam para mudar o texto. Entre os objetivos está evitar que o governo aumente os impostos para os cidadãosSaiba mais sobre as possíveis mudanças.

Tratamento desigual. No final de março, o deputado federal Nikolas Ferreira foi alvo de uma fala homofóbica vinda de um colega da Câmara, o parlamentar André Janones. Aliado de Lula, Janones não foi repreendido por entidades LGBT que costumam se posicionar sobre episódios desse tipo.

Fiscalização do governo. A oposição ao governo Lula agora terá mais uma ferramenta para monitorar a gestão petista. Deputados e senadores vão anunciar nesta terça (11) uma nova estrutura, em que parlamentares serão "vigias" de ministros e ministérios. O deputado Kim Kataguiri, por exemplo, será o fiscal do ministro da Fazenda, Fernando Haddad. Leia os detalhes.

Política, Economia e Mundo

Balanço dos 100 dias. Nesta segunda (10), Lula fez um balanço dos primeiros 100 dias de seu governo. O presidente aproveitou o evento para fazer críticas ao antecessor, Jair Bolsonaro. De acordo com o petista, Bolsonaro gastou verbas da União para "perpetuar o fascismo no país".

MST promete invasões. O coordenador nacional do MST, João Pedro Stédile, afirmou que o movimento vai realizar "muitas manifestações em defesa da reforma agrária" em abril. Segundo ele, a mobilização ocorrerá, inclusive, com invasões de terras.

Giro pelo mundo. O líder tibetano Dalai Lama pediu desculpas depois de aparecer beijando um menino em um vídeo. Nos EUA, o Departamento de Defesa disse estar revisando o compartilhamento de informações após o vazamento de documentos do Pentágono.

Opinião da Gazeta

Ricardo Lewandowski se despede do STF. Esta terça-feira, 11 de abril, marca a despedida de Ricardo Lewandowski do Supremo Tribunal Federal. O ministro, que completa 75 anos em 11 de maio, decidiu antecipar em um mês sua aposentadoria. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Apesar de bons votos em temas como a defesa da vida e da família, Lewandowski se destacou também pelo ativismo judicial e, especialmente, por seus votos sempre favoráveis aos réus em escândalos como o mensalão e o petrolão. 

Leia o editorial na íntegra.

O que mais você precisa saber hoje

Ataques em escolas. Dino: PF pode ser acionada se redes sociais não retirarem do ar postagens com apologia à violência

Segurança. Após ataque, governo de SC diz que vai colocar um policial armado em cada escola estadual

Portaria. Governo Lula cria grupo de trabalho para debater nome social e sexo na identidade

Dados questionáveis. Relatório de ONG a favor do aborto contradiz argumento pró-legalização

Colunas e artigos

Corrida eleitoral nos EUA. As eleições norte-americanas só acontecem em novembro de 2024, mas os partidos Democrata e Republicano já estão de olho na campanha. Os cientistas políticos Erik Sales e Horácio Lessa Ramalho contam qual pode ser o impacto dos imigrantes brasileiros na votação.

Diogo Schelp fala sobre as chances de Donald Trump nas eleições nos EUA.

J.R. Guzzo avalia os 100 primeiros dias do governo Lula.

Para inspirar

Embelezando a vida sem preocupações. Gosta de relaxar cuidando do jardim? Plantar uma árvore pode ser uma boa para dar mais cor às paisagens do cotidiano. Mas atenção: o plantio não pode ser feito de forma aleatória, principalmente no espaço público. Veja o que levar em conta na hora de plantar uma árvore.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]