• Carregando...
Carga e Lacração de urnas nas eleições de 2018
Voto impresso auditável divide opiniões.| Foto: André Rodrigues/Arquivo Gazeta do Povo

Para começar este resumo de notícias. Estava marcada para esta segunda-feira (5) a votação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Voto Impresso Auditável na comissão especial que analisa o texto na Câmara dos Deputados. Porém, os deputados transferiram a votação para quinta-feira (8). De acordo com deputados favoráveis ao projeto, o motivo do adiamento é a falta de apoio na Câmara. Parlamentares admitem que, no momento, não há votos suficientes para aprovar o texto. Wesley Oliveira e Rodolfo Costa explicam o que está por trás da pressão dos partidos para derrubar a proposta.

Pesquisa. A Confederação Nacional do Transporte (CNT), em parceria com o instituto MDA, divulgou uma pesquisa que, além do cenário eleitoral para 2022, também questionou os brasileiros sobre o voto impresso. A maioria se mostrou favorável à mudança.

Prós e contras. A adoção do voto impresso auditável divide opiniões dentro e fora do Congresso. Confira os principais pontos a favor e contra a volta do voto impresso com objetivo de auditar a apuração das eleições.

Nossa visão  

STF e voto impresso. Faz algum sentido que magistrados que podem vir a ter de julgar a constitucionalidade de um determinado tema tenham se reunido com líderes partidários sobre este mesmo assunto, especialmente quando no encontro em questão discutiu-se uma articulação para barrar um projeto de lei? Pois foi exatamente isso o que ocorreu em relação à PEC do voto impresso, que tramita no Congresso Nacional. Tema para o nosso editorial: Os ministros do Supremo e o voto impresso.

O dever de imparcialidade dos magistrados – mesmo os que fazem parte do TSE, como Barroso e Moraes – exige que eles mantenham toda a distância possível de articulações que competem exclusivamente às forças políticas no parlamento. Mesmo se admitindo (já que o conteúdo exato das conversas não foi divulgado) que eles simplesmente foram chamados pelos líderes partidários para ouvir um compromisso já acertado pela derrubada da PEC do Voto Impresso, já estamos diante de uma mistura nada saudável entre poderes.

Utilidade pública

Aumento dos combustíveis. A Petrobras vai reajustar nesta terça-feira (6) os preços da gasolina e do diesel nas refinarias. É o primeiro aumento nos valores dos combustíveis na gestão do general Joaquim Silva e Luna. Também será reajustado o preço do gás liquefeito de petróleo (GLP). Confira os novos valores.

Intervalo entre vacinas. Pesquisadores de Oxford indicam que o intervalo entre as duas doses da vacina contra a Covid-19 AstraZeneca pode ser mais vantajoso caso seja ampliado. Entenda por quê. A Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia recomendou a retomada da vacinação de todas as grávidas no país.

Atualização. O Brasil registrou mais 695 mortes por Covid-19 e 22.703 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 18.792.511 diagnósticos positivos e 525.112 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 78.845.312 com a primeira dose e 27.930.824 com a segunda.

Política e economia

CPI da Covid. A CPI da Covid vota nesta terça a quebra dos sigilos bancário e telefônico de pessoas acusadas de envolvimento nas supostas irregularidades na negociação de vacinas pelo Ministério da Saúde. O ministro Ricardo Lewandowski, do STF, deu prazo de cinco dias para a comissão explicar o adiamento do depoimento do deputado federal Ricardo Barros (PP-PR).

Auxílio emergencial. O presidente Jair Bolsonaro editou um decreto prorrogando por mais três meses o auxílio emergencial. Com isso, o benefício, que deveria ser finalizado em julho, ainda será pago em agosto, setembro e outubro. Veja o que se sabe até agora sobre a extensão do benefício. Em novembro, o governo pretende lançar o novo Bolsa Família.

Giro pelo mundo. O Chile iniciou no domingo (4) a elaboração de uma nova Constituição. Conheça os principais pontos que estarão em debate. A organização Repórteres Sem Fronteiras divulgou uma lista de 27 chefes de Estado considerados “predadores da liberdade de imprensa”. E saiba como é a vida no sistema de castas da Coreia do Norte.

O que mais você precisa saber hoje

Educação. Volta às aulas: como está a retomada presencial nos estados brasileiros

Setor elétrico. O que o Brasil fez para enfrentar crises hídricas e não repetir racionamento de 2001

Eleições. Entenda como serão as prévias do PSDB para definir o candidato à presidência em 2022

Caso Queiroz. STF forma maioria para arquivar pedido de investigação sobre cheques de Michelle Bolsonaro

Colunas e artigos

Hora do Strike. A Gazeta do Povo estreou nesta segunda o programa Hora do Strike, que semanalmente trará análise política sem medo do politicamente correto. Veja como foi o programa de estreia. Madeleine Lacsko mostra que já existe um mercado de falsos passaportes da vacina. Bruna Frascolla explica como a Colômbia reabilitou as Farc e o que isso tem a ver com o Brasil.

Para inspirar

Educação financeira. Valorizar o dinheiro, gastar com cautela e poupar para usar mais tarde. Esses são três exemplos de ensinamentos que os pais podem transmitir aos filhos como parte da educação financeira. Raquel Derevecki dá mais algumas dicas de como ajudar adolescentes a lidar bem com o dinheiro. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]