• Carregando...
quebra de patente
Compra de vacinas pelo governo brasileiro é alvo de investigação.| Foto: Pixabay

Para começar este resumo de notícias. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal vão investigar as suspeitas de irregularidade no contrato de compra da vacina indiana Covaxin pelo governo federal. A investigação criminal foi aberta pela Procuradoria da República no Distrito Federal. Já a Polícia Federal abriu um inquérito criminal para apurar as denúncias, atendendo a uma solicitação do Ministério da Justiça. Nesta quarta-feira (30), o deputado federal Luis Miranda (DEM-DF), que havia denunciado irregularidades no contrato, afirmou ter recebido uma oferta de propina para agilizar a contratação da vacina indiana.

AstraZeneca. Além das suspeitas envolvendo a Covaxin, o governo também lida com outra denúncia de corrupção envolvendo a negociação de vacinas, essa relacionada à AstraZeneca. O ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse que uma sindicância foi aberta na pasta.

Precisa. No centro das denúncias envolvendo a Covaxin está a Precisa Medicamentos, empresa que intermediou a negociação. Antes disso, ela já mantinha outros contratos milionários com o governo federal. Wesley Oliveira detalha essa atuação.

Nossa visão  

As vacinas e as denúncias. Não há como não investigar a fundo as recentes denúncias envolvendo possível corrupção em contratos de aquisição de vacinas contra a Covid-19, feitas tanto na CPI do Senado quanto em entrevistas à imprensa e que listam um sem-número de personagens, entre políticos graúdos, funcionários do Ministério da Saúde, representantes de laboratórios e negociadores intermediários. Tema para o nosso editorial: As vacinas e as denúncias de corrupção.

Responder a todas essas perguntas – não só aquelas que dizem respeito ao presidente, mas todas as demais – exige investigação mais profunda e realizada por quem está tecnicamente capacitado para tal, e não por quem já tirou conclusões antecipadas sobre a responsabilidade de cada envolvido. Quem acusa também precisa deixar de insinuações e entregar de vez o que sabe.

Utilidade pública

Imposto de Renda. Um relatório da Fundação Getúlio Vargas (FGV) estima que o fim do desconto simplificado no Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF) para quem ganha mais de R$ 40 mil anuais vai impactar 6,8 milhões de contribuintes. Qual sua opinião sobre as mudanças propostas pelo governo? Opine na nossa enquete.

Vacinação no Brasil. Com mais de 100 milhões de doses de vacinas contra a Covid-19 aplicadas, o Brasil conta até agora com quatro imunizantes. Mas você sabe qual é a vacina mais usada? Jean Pecharki tem os dados. O Ministério da Saúde aguarda a liberação da Anvisa para repassar aos estados as doses da Janssen doadas pelo governo dos Estados Unidos.

Atualização. O Brasil registrou mais 2.081 mortes por Covid-19 e 43.836 novos casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 18.557.141 diagnósticos positivos e 518.066 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 74.354.809 com a primeira dose e 27.121.995 com a segunda.

Política e economia

Pedido de impeachment. Partidos de oposição, movimentos sociais e parlamentares de centro-direita apresentaram um novo pedido de impeachment contra o presidente Jair Bolsonaro. Chamado de “superpedido”, o documento reúne 21 acusações de crime de responsabilidade contra o chefe do Palácio do Planalto. Saiba quais os principais pontos.

CPI da Covid. Amparado por uma decisão do Supremo Tribunal Federal (STF), o empresário Carlos Wizard Martins permaneceu em silêncio durante o depoimento à CPI da Covid. Na mesma sessão, os a comissão agendou os depoimentos dos deputados federais Ricardo Barros (PP-PR) e Luís Miranda (DEM-DF). Nesta quinta, será ouvido o empresário Francisco Maximiano, proprietário da Precisa Medicamentos. Saiba o que está em pauta.

Giro pelo mundo. O Partido Comunista da China (PCCh) celebra nesta quinta-feira (1º de julho) o centésimo aniversário de sua fundação. Confira cinco pontos para entender a organização. Na Venezuela, o partido de oposição que venceu as eleições de 2015 foi reabilitado e poderá participar das próximas eleições municipais e estaduais. Kim-Jong-un, ditador da Coreia do Norte, disse ter havido um “grave incidente” no país relacionado à Covid.

O que mais você precisa saber hoje

Voto auditável. O que diz o parecer da PEC do voto impresso e como ele contrapõe críticas do TSE

Educação. OCDE: evasão e falta de incentivos prejudicam desempenho das escolas no Brasil

Futebol. Juiz do RJ dá 48 horas para CBF explicar ausência de número 24 nas camisas da seleção

Colunas e artigos

Politicamente correto. O politicamente correto está tornando tudo mais chato? Cristina Graeml acredita que sim e que ele, inclusive, engole a liberdade de expressão e o riso. Luciano Trigo analisa as consequências da confusão entre jornalismo e ativismo. Em artigo, John Stossel, do Daily Signal, desmascara dois dos mitos mais difundidos pelos críticos do capitalismo.

Para inspirar

Google das startups. Foi um brasileiro radicado há cinco anos no Vale do Silício o responsável por desenvolver a maior base de dados sobre startups do mundo. Luiz Neto é a mente por trás da Innovation Intelligence, que tem mais de 250 mil soluções cadastradas. Guilherme Hass, do GazzConecta, detalha o projeto. Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]