• Carregando...
Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra empresários.
Polícia Federal cumpriu mandados de busca e apreensão contra empresários.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

A Polícia Federal realizou nesta terça-feira (23) uma operação contra oito empresários, apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL), que supostamente teriam defendido um golpe de Estado em conversas em um grupo de mensagens. A ação da PF gerou atritos entre o procurador-geral da República, Augusto Aras, e o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes, que autorizou a operação. Aras disse não ter sido avisado da operação, como prevê a lei, enquanto Moraes garantiu que a PGR foi intimada pessoalmente.

Ato institucional. Juristas ouvidos pela Gazeta do Povo afirmam que os mandados de busca e apreensão autorizados por Moraes são inconstitucionais e representam mais um item na lista de decisões do ministro que ganham essa avaliação. Entenda por quê.

Reunião a portas fechadas. Presidente do TSE, Alexandre de Moraes se reuniu por cerca de uma hora com o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira. O encontro foi fechado e, segundo interlocutores, a conversa foi cordial.

Opinião da Gazeta

Supremo quer ser o Grande Irmão. Quando opiniões políticas emitidas em caráter privado se tornam motivo para mandados de busca e apreensão, e aqueles que as emitiram precisam comparecer diante da Polícia Federal, podemos muito bem dizer que já não estamos apenas diante de um “editor da sociedade”, nem de um “poder moderador”, mas do próprio Grande Irmão orwelliano. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

É evidente que em nenhuma das manifestações no WhatsApp houve dolo de incitação ou de apologia. O que há é a intenção de manifestar pura e simplesmente a própria opinião, pouco importa se razoável ou não, moralmente defensável ou não.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

Estratégias de Bolsonaro e Lula. Uma estratégia do presidente Jair Bolsonaro (PL) é citar países como maus exemplos e associá-los ao PT. Saiba que países são esses. Veja as principais propostas de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a economia e quem lidera as pesquisas em 10 estados e no DF.

Entrevistas de presidenciáveis. A Gazeta do Povo entrevistou Pablo Marçal, candidato à Presidência pelo Pros que fez críticas a Lula e Bolsonaro. Em entrevista ao Jornal Nacional, Ciro Gomes (PDT) citou plebiscitos e apoio de governadores como estratégias para manter a governança.

Giro pelo mundo. Após ameaças de militantes, a Suprema Corte da Argentina pediu reforço na segurança de juízes que julgam a vice-presidente Cristina Kirchner. No Reino Unido, a crise é marcada por inflação histórica, greve e empobrecimento da população.

O que mais você precisa saber hoje

Eleições. Candidaturas de policiais aumentam 28% na comparação com eleições de 2018

Covid-19. Estudantes, pais e professores relatam pressão da USP para tomar a 3ª dose da vacina

Tratamento precoce. Onde a checagem de fatos da Reuters sobre hidroxicloroquina errou

Relacionamento. Bom humor e surpresas: como o lúdico e a brincadeira fazem bem para o casamento

Colunas e artigos

As máscaras funcionam? Em alguns estados norte-americanos, o uso de máscaras voltou a ser exigido como forma de evitar a propagação da Covid-19. Artigo de Jeffrey H. Anderson explica por que as melhores evidências científicas sugerem que a medida não funciona.

Thaméa Danelon explica o pedido da Polícia Federal de indiciamento do presidente por incitação ao crime.

Paulo Uebel destaca avanços e novas medidas que atestam a eficiência do governo federal.

Para inspirar

Como se sair bem na entrevista de emprego. Estar em uma entrevista de emprego é uma experiência que causa ansiedade em muitas pessoas. Mas não há muito o que temer se você estiver bem preparado. Confira aqui quatro dicas valiosas para se sair bem nesse processo.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]