• Carregando...
Pedro Castillo tentou golpe de Estado, mas acabou destituído e preso.
Pedro Castillo tentou golpe de Estado, mas acabou destituído e preso.| Foto: EFE/Paolo Aguilar

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Em questão de horas, o Peru viveu uma reviravolta política nesta quarta-feira (7). Alvo de um pedido de afastamento, o presidente socialista Pedro Castillo tentou um golpe de estado ao dissolver temporariamente o Congresso e instaurar um governo de emergência nacional. Minutos depois, o Legislativo do país realizou uma sessão de emergência e declarou vacância presidencial, o equivalente ao impeachment. Em seguida, Castillo foi preso. Saiba como tudo aconteceu.

A nova presidente. Com a destituição de Pedro Castillo, quem assumiu o cargo foi a vice Dina Boluarte, primeira mulher a ocupar a presidência peruana. Em pronunciamento, ela pediu unidade e criticou o antecessor.

Instabilidade política. Dina Boluarte se tornou nada menos que a sétima presidente do Peru em um período de seis anos e meio. Entenda por que o país sul-americano é um dos mais sofrem com a instabilidade política.

Opinião da Gazeta

O golpismo de esquerda fracassa. Durou pouquíssimas horas a aventura golpista de Pedro Castillo, agora ex-presidente do Peru, deposto pelo Congresso e preso pelo Exército após uma tentativa de autogolpe para escapar de um impeachment. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Ao afirmar que a oposição queria “dinamitar a democracia e ignorar o direito de escolha” dos peruanos, além de “aproveitar e tomar o poder que o povo retirou deles nas urnas”, o então presidente ignorava que aquele mesmo voto popular havia escolhido, no mesmo dia do primeiro turno da eleição presidencial, o parlamento que agora o contestava.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

PEC fura-teto aprovada. Com 64 votos favoráveis e 16 contrários, o Senado aprovou em primeiro turno o texto-base da PEC fura-teto, que abre um espaço de R$ 168,9 bilhões para o novo governo. Saiba como foi a votação.

Orçamento secreto. Na próxima quarta-feira (14) os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) vão proferir os votos no julgamento do orçamento secreto. Na sessão dedicada às manifestações na tribuna, o Congresso defendeu a continuidade do modelo atual.

Disputa no Senado. O PL lançou a candidatura do senador eleito Rogério Marinho (RN) para a presidência do Senado em 2023. Até o momento ele é visto como principal nome de oposição ao atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Entenda a estratégia do partido.

Copa do Mundo 2022

Possível reforço para o Brasil. Desfalque nos dois últimos jogos, o lateral esquerdo Alex Sandro voltou a treinar com bola e pode reforçar a seleção brasileira contra a Croácia, na sexta-feira (9). Para chegar às semifinais, o Brasil será obrigado a superar seus traumas.

O que mais você precisa saber hoje

1º de janeiro. Rolls-Royce, chefes de Estado, shows: o que já se sabe sobre a cerimônia de posse de Lula

Taxa Selic. Banco Central mantém taxa de juros em 13,75% ao ano

Assassinato estatístico. Mudanças climáticas: remédio proposto por ativistas na COP27 é pior que a doença

Colunas e artigos

Em defesa das vítimas da censura. Especialista em direito digital, o advogado Emerson Grigoletti tem entre seus clientes mais de 120 vítimas de censura. Cristina Graeml conversou com ele sobre como é defendê-las no atual estado de exceção do Brasil.

Paulo Polzonoff Jr. demonstra preocupação com o choro do presidente Jair Bolsonaro.

Daniel Lopez expõe a maior cilada do mundo.

Para inspirar

Apostando em móveis antigos. A decoração com móveis antigos está em alta. Muito em razão de que essa é uma tendência estética que permite a criação de ambientes que contrastam passado e presente. Confira algumas dicas de como usá-los.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]