• Carregando...
Senador Marcos Rogério (DEM-RO), relator da MP que autoriza privatização da Eletrobras.
Senador Marcos Rogério (DEM-RO), relator da MP que autoriza privatização da Eletrobras.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senado

Para começar este resumo de notícias. Com placar apertado, o Senado aprovou nesta quinta-feira (17) a medida provisória (MP) 1.031, que abre caminho para a primeira grande privatização do governo de Jair Bolsonaro: a da Eletrobras. A votação no plenário terminou com 42 a favor e 37 contra a MP. Para viabilizar a aprovação da proposta, o relator Marcos Rogério (DEM-RO) alterou pelo menos três vezes o texto desde a noite de quarta-feira (16). Ao final, foram apresentadas 570 emendas. Com a MP foram aprovados também os chamados “jabutis”, adições de temas estranhos à proposta original.

Na Câmara. Com as alterações promovidas pelo Senado, a MP volta agora para análise da Câmara dos Deputados. O presidente da Casa, deputado Arthur Lira (PP-AL), garantiu que o texto será votado na segunda-feira (21), um dia antes de a MP perder a validade.

Redução da tarifa. O governo defende que, com a privatização, os consumidores serão beneficiados por mecanismos de redução da tarifa de energia elétrica. Isabelle Barone explica esse e outros pontos da proposta aprovada no Senado.

Utilidade pública

Mais vacinas. O governo dos Estados Unidos anunciou que vai enviar doses da vacina contra a Covid-19 ao Brasil nas próximas semanas. A quantidade de doses não foi especificada. O laboratório alemão CureVac divulgou dados preliminares sobre a eficácia da vacina produzida pela empresa. Os resultados não foram tão positivos.

Medicamento. Uma medicação usada para artrite reumatoide também tem benefícios contra a Covid-19. A descoberta é de pesquisadores do hospital Albert Einstein. Entenda como o medicamento diminuiu em 37% o risco de morte e insuficiência respiratória em pacientes hospitalizados.

Atualização. O Brasil registrou mais 2.311 mortes por Covid-19 e 74.042 novos casos da doença, segundo boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 17.702.630 diagnósticos positivos e 496.004 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 60.066.656 com a primeira dose e 24.035.499 com a segunda.

Política e economia

CPI da Covid. A CPI da Covid cancelou a reunião que seria realizada nesta quinta. Um dos depoentes seria o empresário Carlos Wizard Martins, apontado como um dos integrantes do “gabinete paralelo”. O presidente da comissão, senador Omar Aziz (PSD-AM), informou que vai pedir a apreensão do passaporte do empresário.

Eleições 2022. O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) criticou a movimentação de partidos de centro que buscam um nome para a terceira via nas eleições presidenciais de 2022. Também com vistas à disputa do ano que vem, o presidente Jair Bolsonaro disse que sua filiação ao Patriota está “quase certa”.

Giro pelo mundo. O Irã realiza eleições presidenciais nesta sexta (18), mas garante que o resultado não vai mudar sua política nuclear. Em Hong Kong, editores e executivos de um jornal pró-democracia foram presos. E conheça o drama dos profissionais de saúde que combatem a pandemia na Venezuela.

O que mais você precisa saber hoje

Congresso. O que é a “PEC do Pazuello” e como isso pode afetar o governo, militares, juízes e MP

Agronegócio. Preço das commodities agropecuárias deve seguir alto, mas tendência é de estabilidade

Internet. Quem é o empresário que lucra com a pornografia no OnlyFans

Entrevista. Fundador do Escolhi Esperar defende lei em SP por “contracultura” da abstinência

Colunas e artigos

Abusos na China. Um relatório da Anistia Internacional já mostrou que abusos vêm sendo cometidos contra a minoria Uigur na China. Madeleine Lacsko alerta para a gravidade do cenário de violação de direitos humanos no país. O podcast Quarentena Cult comenta “A Embriaguez do Sucesso”, filme clássico que expõe as entranhas da imprensa.

Nossa visão  

Passaporte da vacina. O Brasil está mais próximo de ter o seu próprio “passaporte de vacina”. O Senado aprovou, no dia 10, o Projeto de Lei 1.074/2021, que cria o Certificado de Imunização e Segurança Sanitária. Um texto que tem pontos positivos, mas que infelizmente tem uma redação suficientemente ambígua a ponto de também poder ser usado como punição para quem não se vacinar. Tema para o nosso editorial: O “passaporte de vacina” brasileiro.

Há uma outra forma, mais sutil, de punição aos não vacinados: prefeitos e governadores podem estender desnecessariamente as restrições mais severas, já que os vacinados não serão afetados por elas. Em outras palavras: ainda que os indicadores sanitários – ocupação de leitos, taxa de contágio, número de novos casos e mortes – estivessem baixos ou em queda, um governante poderia prolongar medidas restritivas de modo que apenas os portadores do CSS tivessem acesso a estabelecimentos, serviços ou eventos.

Para inspirar

Dinheiro para os estudos. Durante três anos, o norte-americano Joshua Nelson reservou dinheiro para cursar a faculdade. No último ano do ensino médio foi selecionado para receber uma bolsa de estudos de 43 mil dólares. O que ele decidiu fazer com o dinheiro economizado? A equipe do Sempre Família conta. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]