• Carregando...
Lula espera poder “começar” governo depois da Páscoa.
Lula espera poder “começar” governo depois da Páscoa.| Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia. Quer receber diretamente em seu e-mail, sem nenhum custo? É só clicar aqui e se inscrever.

Se dizem que no Brasil o ano só começa depois do carnaval, para o governo Lula a expectativa é de que seu início efetivo aconteça depois da Páscoa. Essa demora se deve ao fato de que o apoio no Congresso não é exatamente aquele que os petistas esperavam. Para fazer as principais propostas deslancharem, o governo ainda precisa de alguns rearranjos, principalmente na Câmara. Saiba como isso deve ser conduzido.

Saem MPs, entram projetos. Para tentar fugir da crise entre Câmara e Senado sobre a tramitação de MPs, o governo Lula pretende recorrer aos projetos de lei em urgência.

Acordo Mercosul-UE. O que também não avançou foi a promessa de Lula de mudar o acordo entre Mercosul e União Europeia. Entenda o que está travando.

Política, Economia e Mundo

Haddad, Campos Neto e mais despesas. Fernando Haddad se reuniu com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, para conversar “sobre tudo”. Inclusive a nova regra fiscal, que prevê aumento de despesa todos os anos.

Suspensão do novo ensino médio. Pressionado por movimentos de esquerda, o Ministério da Educação deve suspender a implantação do novo ensino médio e adiar as mudanças no Enem.

Giro pelo mundo. John Kerry defendeu ativistas do clima que voam em aviões particulares, dizendo que eles “trabalham duro”. Na Colômbia, ataques colocam em xeque a “Paz Total” do governo Petro.

Opinião da Gazeta

Os recordes de fevereiro e o novo arcabouço fiscal. As projeções do novo arcabouço fiscal não têm respaldo no desempenho das finanças públicas. Em fevereiro, houve déficit de R$ 41 bilhões. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Ou essas contas não fecharão ou, para fazê-las fechar, as promessas feitas não serão cumpridas, principalmente a de que o governo não pretende criar impostos nem elevar alíquotas de impostos (ou contribuições) já existentes.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Entrevista. “O cancelamento é a guilhotina do século 21”, diz Léo Lins sobre censura a humoristas

Estrangeiros. Dificuldades de imigrantes na PF emperram mais de 12 mil vagas de emprego no Paraná

Nova projeção. Fim do alarmismo populacional: planeta não sofrerá com a superpopulação

Artigo. Reino Unido recua na aplicação de crimes de pensamento. Mas ainda precisa ir além

Colunas e artigos

Um espião russo preso no Brasil. Após desembarcar em Amsterdam, um brasileiro foi detido na imigração. Na verdade, ele não era brasileiro, mas um espião russo. Em sua coluna, Luciano Trigo conta essa história.

J.R. Guzzo mostra como o arcabouço fiscal é um retrato do governo Lula, com ideias mortas e conversa fiada.

Sergio Moro faz um apelo contra o domínio do crime e da mentira.

Para inspirar

Tecnologia para melhor alimentar. Usar a tecnologia para popularizar os alimentos orgânicos e fomentar a agricultura familiar. Conheça o trabalho desenvolvido pela startup Raízs.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]