• Carregando...
Paixão
Paixão| Foto:

Bom dia!

Depois de muitas peripécias e aventuras, o texto da reforma da Previdência passou pela Comissão de Constituição e Justiça da Câmara dos Deputados – já era quase meia-noite quando a votação se encerrou. De Brasília, Jéssica Sant’Ana conta como foi a sessão e quais são os próximos passos.

Xingando muito no Twitter

Parece que o vereador Carlos Bolsonaro (PSC-RJ) não leu a nota publicada na segunda-feira (22) por seu pai, em que o presidente se distancia de Olavo de Carvalho, criticando suas investidas contra a ala militar do governo. Desde a noite do mesmo dia, Carlos usou o Twitter para atacar diretamente o vice-presidente Hamilton Mourão (PRTB).

Em nota, na noite de terça (23), Jair Bolsonaro (PSL) afirmou que quer pôr um ponto final na discussão – mas que “sempre estará ao lado” de Carlos, “sangue do meu sangue”, embora tenha também dado um afago a Mourão, por quem tem “consideração e apreço”. O vice, por sua vez, recorreu ao ensinamento da sua mãe: “Quando um não quer, dois não brigam”, evocou. Ficamos com as palavras da coluna de Gustavo Nogy:

A verdade dos fatos é que a bagunça generalizada, com episódios do mais puro surrealismo, instalou-se no Planalto e lá começa a criar raízes. Ninguém precisa se opor a um governo que se opõe a si mesmo. Os líderes da esquerda devem estar com medo de perder o emprego de oposição predatória e irresponsável.

Lula livre?

Um julgamento do Superior Tribunal de Justiça (STJ) nesta terça (23) alterou a sentença do ex-presidente Lula (PT) de 12 anos e 1 mês de prisão para 8 anos, 10 meses e 20 dias. Com a redução, Lula pode deixar a carceragem da Polícia Federal em Curitiba em breve e ir para o regime semiaberto ou a prisão domiciliar. Fernanda Trisotto e Renan Fernandes explicam o caso.

Uma medida necessária

Lei Nacional da Liberdade Econômica: a proposta, formulada por um grupo de juristas da Fundação Getúlio Vargas (FGV), faria valer o princípio constitucional da livre iniciativa, tão atravancado pelo excesso de regulamentação. No editorial desta quarta (24), a Gazeta do Povo explica a importância desse anteprojeto de lei e expressa o seu apoio.

Milícia

Foi preso nesta terça (23) o líder de uma milícia que patrulha a fronteira dos Estados Unidos com o México em busca de imigrantes que tentam entrar no país. Ele afirmou que membros do grupo estavam treinando para ataques ousados: assassinar o ex-presidente Barack Obama, a ex-secretária de Estado Hillary Clinton e o bilionário democrata George Soros.

Já não é mais primavera

Em um referendo, os egípcios votaram para estender o governo do presidente Abdel Fatah el-Sissi e expandir os seus poderes de maneira inédita. O processo todo foi considerado fraudulento por opositores. Muitos veem a aprovação das emendas como mais um sinal de que a Primavera Árabe não trouxe as mudanças que os egípcios esperavam alcançar.

Imagem do dia

Centenas de manifestantes, muitos amontoados sobre o trem, viajaram da cidade de Atbara, que deu início à revolta que derrubou o líder do Sudão Omar al-Bashir, até a capital Cartum, para apoiar a manifestação de ativistas que exigem que os militares entreguem o poder aos civis. Foto: Ozan Kose / AFP
Centenas de manifestantes, muitos amontoados sobre o trem, viajaram da cidade de Atbara, que deu início à revolta que derrubou o líder do Sudão Omar al-Bashir, até a capital Cartum, para apoiar a manifestação de ativistas que exigem que os militares entreguem o poder aos civis. Foto: Ozan Kose / AFP| AFP

Terremoto paranaense

Um terremoto voltou a atingir a cidade de Rio Branco do Sul, na Região Metropolitana de Curitiba – é a segunda vez em dois anos. Gabriel Sawaf conta como os moradores reagiram aos tremores.

Grandes poderes e grandes responsabilidades

Vingadores: Ultimato, que estreia nesta semana, encerra um ciclo de mais de dez anos e mais de 20 filmes com os personagens da Marvel. Dionisius Amendola analisa como o Universo Cinematográfico Marvel se tornou um sucesso absoluto graças a um elemento: decisões morais.

Faça você mesmo

Já pensou em baixar um projeto de design de uma plataforma colaborativa e imprimir o seu próprio móvel de madeira? É o conceito de design aberto. Aléxia Saraiva e Luciane Belin contam como esse processo funciona passo a passo.

Uma ótima quarta-feira para você!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]