• Carregando...
Plenário do Senado aprovou prorrogação da desoneração da folha para 17 setores.
Plenário do Senado aprovou prorrogação da desoneração da folha para 17 setores.| Foto: Jefferson Rudy/Agência Senado

O plenário do Senado aprovou nesta quinta-feira (9) a prorrogação até 2023 da desoneração da folha de pagamento de 17 setores da economia que mais empregam no país. Já aprovada na Câmara dos Deputados, a proposta segue agora para sanção do presidente Jair Bolsonaro. O relator da matéria no Senado, Veneziano do Rego (MDB-PB), argumentou que a não prorrogação criaria obstáculos para a retomada do crescimento. Saiba quais são os segmentos que continuarão sendo beneficiados.

Investimento estrangeiro. Turbulência no cenário fiscal, aumento na inflação e nos juros, proximidade do cenário eleitoral. Esses são fatores que estão fazendo com que os investidores estrangeiros sejam mais seletivos com o Brasil. Entenda como se dá essa relação.

Política, Economia e Utilidade pública

Eleições 2022. O ex-governador de São Paulo Geraldo Alckmin foi convidado a se filiar ao Solidariedade, a fim de ser o vice em uma possível chapa com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). No PL, a chegada de Jair Bolsonaro vai promover uma reacomodação de forças.

Combate à corrupção. O presidente Jair Bolsonaro apresentou três medidas para aprimorar o combate à corrupção e dar mais transparência à administração pública. Saiba quais são elas. O ex-juiz Sergio Moro pediu que a entrevista de Bolsonaro à Gazeta do Povo seja analisada no âmbito do inquérito sobre a suposta interferência na Polícia Federal.

Quarentena a viajantes. O governo federal publicou a portaria que define regras para entrada de viajantes no Brasil, entre elas a quarentena para não vacinados. A Organização Mundial de Saúde (OMS) informou que a imunidade proporcionada pelas vacinas contra a Covid-19 se estende por até seis meses.

Giro pelo mundo. Durante a Cúpula da Democracia, o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, defendeu a união para combater o autoritarismo. Um tribunal de Hong Kong condenou três ativistas por participarem de uma vigília em memória das vítimas do massacre da Praça da Paz Celestial.

Nossa visão  

Prescrição livra Lula. Depois de ter a denúncia rejeitada pela primeira instância da Justiça Federal em Brasília no caso do sítio de Atibaia, o ex-presidente Lula também não poderá mais ser punido pelo caso do tríplex do Guarujá. O Ministério Público Federal reconheceu que, com os prazos prescricionais reduzidos pela metade, os crimes dos quais ele é acusado já estariam prescritos quando (e se) um novo julgamento ocorresse. Veja um trecho da opinião da Gazeta sobre o assunto:

A Justiça, portanto, não tardou – mas falhou, e muito, a partir do momento em que o Supremo Tribunal Federal entrou no jogo. Se o plenário negou um habeas corpus que teria impedido a prisão de Lula em 2018, foi apenas porque a ministra Rosa Weber respeitou o entendimento adotado pela corte em 2016 e que restaurava a possibilidade de início do cumprimento da pena após condenação em segunda instância.

Leia o editorial na íntegra

Votação eletrônica. O que o teste das urnas eletrônicas no TSE revelou sobre a segurança da votação

Identitarismo. Como o antirracismo virou uma religião e parou de ajudar os negros

Artigo. Sofistas do clima: a desorientação do debate ambiental no Brasil

Colunas e artigos

A onipresente Greta Thumberg. O documentário “Meu Nome é Greta” retrata a trajetória da onipresente Greta Thumberg, menina sueca transformada em estrela do movimento ambientalista. O podcast Quarentena Cult debate a produção e apresenta uma conclusão que vai te surpreender.

J.R. Guzzo mostra como o STF tem feito de tudo para não manter ladrão rico na cadeia.

Luís Ernesto Lacombe fala dos mecanismos para estimular a participação de mulheres na política.

Para inspirar

Um reencontro para emocionar. Após três anos longe uma da outra, a avó Neuza Marcineiro e a neta Karyne Furlan protagonizaram um reencontro emocionante que ganhou as redes sociais. Raquel Derevecki conta essa história e diz como ela mostra a importância do vínculo entre gerações. Tenha um ótimo dia e aproveite o fim de semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]