• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia! 

 

Se você está no Paraná, é provável que sua noite de sono tenha sido perturbada por chuva e vento. Também há uma chance nada desprezível de a energia elétrica ter caído - eu, por exemplo, preencho os dois requisitos. Pois tempestade e penumbra estão além do sentido literal nesta segunda-feira. 

 

Na Espanha, um referendo ilegal deixou mais de 800 pessoas feridas e indicou 90% de aprovação à independência da Catalunha. O Parlamento catalão pretende declarar-se separado do governo espanhol em 48 horas. 

 

Maurício Brum explica o funcionamento do referendo e os efeitos de uma eventual saída da Catalunha da Espanha. Até o futebol seria afetado. 

 

A mobilização catalã animou separatistas no Brasil. Durante o fim de semana, esta reportagem da Gazeta do Povo, em que mostramos os diferentes movimentos separatistas do país, foi uma das mais acessadas via mecanismo de busca (Google, Bing, Yahoo!...). 

 

No próximo sábado tem plebiscito pela separação do Sul do restante do Brasil. Antes de empunhar qualquer bandeira extremista, saiba que nem na economia o Sul teria a facilidade imaginada por alguns para se sustentar à parte do Brasil

Não é a solução 

Outra sombra sobre a democracia é a da intervenção militar. Semana passada, levantamento da Paraná Pesquisas indicou 43% de aprovação a uma "intervenção militar" no Brasil - dispositivo que afronta a Constituição. 

 

Fernando Martins mostra que a solução para os males do Brasil não está nos militares. O motivo é simples: as Forças Armadas fazem parte desse mesmo Estado, compartilhando com as demais instituições muitos de seus males

 

No editorial da Gazeta do Povo, ressaltamos que é a primeira vez que a cidadania brasileira tem a chance de resolver seus próprios problemas, achando ela mesma a saída dos redemoinhos em que se colocou. E essa saída não está na ruptura da ordem democrática

A democracia é a única forma de governo já inventada pela humanidade que respeita plenamente a dignidade inegociável dos seres humanos, convidando-os a ser protagonistas de suas próprias histórias. 

 

A noção nublada de que a democracia é a melhor forma de governo ficou explícita em pesquisa do Instituto Datafolha, divulgada ontem. O resultado aponta uma queda de 66% para 56% do apoio à democracia no Brasil, entre dezembro de 2014 e setembro de 2017. Ressaltamos e explicamos o valor da democracia em um dos editoriais da série que expôs as convicções da Gazeta do Povo

Só se for agora 

O Congresso tem até sábado para aprovar a reforma política a tempo de as mudanças valerem para as eleições de 2018. Entre as propostas na mesa está alterar o prazo mínimo de filiação para que alguém possa se lançar candidato. Este dispositivo reduziria a chance de outsiders disputarem cargos eletivos no ano que vem. 

É o que o povo quer 

A restrição a outsiders tem razão de ser. Pesquisa da Paraná Pesquisas mostra que 59% dos brasileiros preferem votar em um candidato de fora da política em 2018, mesmo que seja desconhecido. E 73% não pretendem votar em político citado na Lava Jato. 

 

Entre os nomes postos no momento, a disputa é cada vez mais polarizada entre Lula e Bolsonaro, com o petista à frente. E se Lula não for candidato? Jair Bolsonaro assume a liderança e Marina Silva herda a maioria dos eleitores do PT

Duas cadeiras em jogo 

No Paraná, tão interessante quanto a disputa ao Palácio Iguaçu deve ser a do Senado. Gleisi Hoffmann e Roberto Requião encerram o mandato e devem buscar mais uma temporada de oito anos em Brasília. Euclides Lucas Garcia lista quem mais pode entrar na disputa: tem governador, ex-prefeitos e procurador da Lava Jato entre os cotados. 

Sob medida 

As universidades do Paraná (públicas e particulares) estão adequando seus currículos para agradar o mercado, em busca de mais emprego aos seus formandos. Este é o caminho? Jéssica Maes foi atrás da resposta. 

Somos nós 

O site Airbnb listou as cidades mais hospitaleiras do Brasil, segundo seus usuários. Curitiba não está lá. Bem, cidade nenhuma do Paraná está. Fama confirmada ou injustiça? 

Devo, não nego 

Curitiba é a capital mais endividada do país. Não é uma crítica. Nem mesmo um problema. Fabiane Ziolla Menezes explica que é um sinal de que a cidade foi das que menos sentiram os efeitos da crise em comparação ao restante do Brasil. 

Vai demorar 

Se por aqui a crise bateu um pouco mais leve, o mesmo não se pode dizer do restante do país. Vai levar pelo menos mais cinco anos para o PIB - e o padrão de vida do brasileiro - retornarem aos índices de 2013, último ano antes da crise explodir. 

Bit o quê? 

Bitcoin é o novo termo no vocabulário dos investimentos. Se você não sabe do que se trata - ou quer conhecer mais -, Jéssica Maes apresenta o mundo do bitcoin e aponta até onde a moeda virtual pode chegar. 

iPhone sobre rodas 

Se você está lendo este texto em um celular com câmera, internet, redes sociais e até chamada de voz, deve isso ao iPhone. O celular da Apple lançado há dez anos desencadeou uma revolução que está prestes a se repetir com carros elétricos

Nudez no MAM 

A performance artística que permitiu a uma criança tocar um homem nú, no Museu de Arte Moderna, em São Paulo, será investigada pelo Ministério Público. A pergunta a ser respondida é: houve infração ao Estatuto da Criança e do Adolescente? 

 

Gabriel de Arruda Castro escreve sobre este episódio e do Queermuseu, exposição que trazia em algumas de suas obras pornografia, zoofilia e ofensa a símbolos religiosos. Para ele, os dois casos mostram que a família está na última trincheira e na linha de frente da educação. "Quando ela falha, por ação ou omissão, não há substituto." 

Afronta à vida 

A advogada Angela Vidal Gandra Martins escreve artigo duro, porém necessário, sobre a ação do PSOL que pede a descriminalização do aborto até o terceiro mês de gravidez. Uma afronta ao direito à vida, diz a autora. 

Atribuir ao conceito liberdade-responsabilidade a possibilidade de matar o filho concebido é paradoxal: o direito de reprodução não é direito de destruição. 

Futebol 

Mais um fim de semana difícil para a dupla Atletiba no Brasileirão. O Coritiba empatou por 1 a 1 com o Bahia, fora de casa. Segue vice-lanterna e ainda teve de aturar um vídeo que viralizou com um torcedor rival vestido de fantasma da Série B, em frente ao Couto Pereira

 

O Atlético perdeu por 2 a 0 para o Atlético-MG, na Arena, e ficou mais distante do grupo da Libertadores. Confira a classificação do Brasileirão. A torcida organizada protestou do lado de fora do estádio. 

 

Amanhã tem jogo de novo na Arena - da Série B. O Paraná recebe o Internacional e o Julio Filho conta quanto Atlético e o empresário Carlos Werner vão lucrar com o provável maior público do ano no estado

A verdade no vinho 

Reinaldo Bessa entrevistou Raphael Zanette, dono de três dos restaurantes mais badalados de Curitiba, importadora e bares de vinho. Zanette fala do gosto do curitibano por comer fora e dos desafios da sua segunda-feira, bem comuns a todos nós. 

É o meu dia mais pesado da semana. Dia de avaliar a semana anterior, planejar a próxima, resolver os problemas do final de semana. Enfim, precisaria de umas 40 horas na segunda. 

 

Então, vamos fazer render as 17 horas que ainda tem na segunda-feira? Ótima semana a todos.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]