Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Redes sociais de juízes em debate

STF pressionado e autoridades políticas em silêncio sobre Master. Bolsonaro pode perder patente

Toffoli devolve processo contra Tanure à Justiça de SP por não ver conexão com caso Master
Toffoli estuda desmembrar inquérito do Banco Master. (Foto: Andressa Anholete/SCO/STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Após críticas e questionamentos sobre a imparcialidade do STF no caso do Banco Master, o ministro Dias Toffoli estuda a possibilidade de desmembrar o inquérito. A ideia seria enviar parte do processo para a primeira instância do Judiciário. Mas como isso pode ser feito e o que pesa na avaliação de Toffoli? Nossa reportagem foi em busca das respostas.

Apelando aos outros poderes. Para tentar aplacar aquela que é uma das maiores crises de reputação da história recente, o STF está buscando o apoio de outros poderes.

Silêncio no Legislativo. Mesmo sendo o principal assunto do meio político, o caso Master ficou fora dos discursos oficiais na abertura do ano legislativo. Confira um balanço do primeiro dia.

Opinião da Gazeta

Os fatos desmentem Toffoli. Os fatos não param de desmentir o ministro Dias Toffoli no caso Master. E o fazem de maneira cada vez mais constrangedora. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

O receio de que novas revelações sobre o caso Master venham à tona parece ter produzido um pacto indecoroso entre os Poderes, um acordo tácito de autopreservação no qual o custo político de agir é considerado maior do que o custo institucional da omissão.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

Ação contra Bolsonaro no STM. O Ministério Público Militar pediu ao Supremo Tribunal Militar (STM) que o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros condenados pelo suposto golpe percam suas patentes.

Juízes nas redes sociais. O STF deve julgar nesta quarta (4) a legitimidade de regras estabelecidas para o uso de redes sociais por juízes. Entenda o que está em discussão.

Giro pelo mundo. O presidente da Colômbia, Gustavo Petro, exibiu um presente recebido de Donald Trump. Mesmo enfraquecido, o Irã segue com poder destrutivo em caso de conflito com EUA.

O que mais você precisa saber hoje

Após denúncia de irregularidades. PF indicia influenciadora por transfobia a pedido do governo Lula

Fragilidade nacional. Da Rota Caipira à Rota Amazônica: fronteiras são peça-chave na expansão das facções criminosas

Justiça dos EUA. Advogado de Trump diz que Moraes usa mecanismos do Estado para se blindar de processo

Extintos até 2028. O que o Brasil perde (e ganha) com o fim dos orelhões

Colunas e artigos

O segredo da felicidade masculina. Estudos mostram que os homens tendem a ser mais felizes quando priorizam duas coisas. O artigo de Tyler O’Neil diz que prioridades são essas.

Alexandre Garcia mostra como a podridão se tornou normal no Brasil.

Polzonoff conta tudo o que sabe sobre os arquivos de Jeffrey Epstein.

Para inspirar e alegrar

Combustível à base de milho. Apesar de a soja ainda ser a rainha do agronegócio brasileiro, o milho vem ampliando sua relevância para o setor. Conheça um dos carros chefe desse crescimento, o etanol de milho.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.