Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Eleição na OEA opõe Brasil e EUA

STF impõe censura automática a redes. Mais derrotas ameaçam governo Lula. Proposta autoriza bomba nuclear no Brasil

Dias Toffoli CNJ
Ministro Dias Toffoli, relator do julgamento sobre o Marco Civil. (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Por 8 votos contra 3, o STF aprovou uma tese que obriga as plataformas digitais a removerem imediatamente conteúdos classificados como “condutas antidemocráticas”, mesmo sem ordem judicial. As redes sociais que mantiverem no ar esse tipo de material poderão ser responsabilizadas civilmente. Entenda os efeitos da decisão.

Críticas de juristas. Durante um evento da OAB, juristas criticaram duramente o STF e acusaram a Corte de usurpar o papel do Congresso ao regular as redes sociais.

Eleição na OEA. Brasil e EUA se opõem na eleição de novos integrantes da Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA. Saiba por que ela pode ser decisiva para o STF.

Política, Economia e Mundo

Mais derrotas para Lula? A possível judicialização do IOF suscitou críticas de líderes partidários e do ministro Gilmar Mendes. E o governo Lula que se prepare: novas derrotas podem acontecer nos próximos meses.

Bomba atômica brasileira. Desde 2020 tramita no Senado uma proposta popular que autoriza o Brasil a construir uma bomba atômica. Veja o que diz essa proposta.

Giro pelo mundo. O aiatolá Ali Khamenei reapareceu em público falando em “vitória” do Irã contra Israel. Com a derrocada do regime iraniano, a Rússia perde ainda mais espaço no Oriente Médio.

Opinião da Gazeta

O Irã sempre pode contar com Lula. Uma exceção à onda global de alívio com o cessar-fogo entre Israel e Irã foi o Brasil de Lula. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Quando se trata do Irã, a diplomacia chefiada de jure por Mauro Vieira, e de facto por Celso Amorim, se recorda de que existem coisas como “soberania nacional” e “direito internacional”, que subitamente desaparecem quando se trata de comentar a guerra na Ucrânia.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Semirreboque para 130t. Rumo a Carajás: a indústria que fornece peças gigantes para a maior mina a céu aberto do mundo

Justiça. STJ derruba condenação de Allan dos Santos por calúnia e encerra processo movido por cineasta

Dados da OMS. A Índia já passou o Brasil em saneamento básico. Entenda por quê

Centro Financeiro Offshore. Hong Kong brasileira: proposta de “zona franca” para atrair capitais divide opiniões

Colunas e artigos

Caso Juliana Marins e a falta de diplomacia eficiente. Artigo de Marcos Degaut mostra como o caso de Juliana Marins, morta na Indonésia, evidencia a falta que uma diplomacia eficiente faz ao Itamaraty.

Paulo Polzonoff Jr. mostra que falar de Erika Hilton é mais perigoso do que fazer trilha em vulcão na Indonésia.

Danilo de Almeida Martins pergunta: governo Lula consente que crianças possam matar crianças?

Para inspirar e alegrar

O Oscar de Al Pacino. Em 60 anos de carreira, Al Pacino ganhou apenas um Oscar. E, se você ainda não viu, elencamos esse e mais alguns bons motivos para assistir a “Perfume de Mulher”.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.