Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Lula empunha nova bandeira nos Brics

STF e EUA entram em novo embate. Trump busca reunir Putin e Zelensky. Esquerda ignorou “adultização”

Dino rebate Embaixada dos EUA após ameaça a aliados de Moraes
Decisão de Flávio Dino impede sanções estrangeiras a brasileiros. (Foto: Fellipe Sampaio/STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Um novo capítulo no embate entre STF e Estados Unidos foi aberto com uma decisão do ministro Flávio Dino, ao decidir que medidas de governos estrangeiros não podem atingir brasileiros sem respaldo na legislação nacional. Apesar de não ter relação direta, a sentença sinaliza contra a aplicação da Lei Magnitsky. O governo americano rebateu a decisão, chamando Alexandre de Moraes de “tóxico”.

Oposição se manifesta. A oposição brasileira também reagiu à decisão de Dino. Parlamentares manifestaram surpresa, indignação e ironia.

Tratados ignorados. Especialistas em Direito Constitucional consideram a decisão controversa e dizem que ela ignora tratados internacionais e a prática jurídica vigente. Confira a análise.

Política, Economia e Mundo

Trump, Zelensky e Putin. Após uma reunião com Volodymyr Zelensky, Donald Trump disse que organizará uma reunião entre o presidente ucraniano e o ditador russo Vladimir Putin.

Lula contra o dólar. O presidente Lula tem assumido um novo papel à frente dos Brics: o de defensor ideológico de uma nova ordem econômica mundial sem o dólar.

Esquerda e a sexualização de crianças. A repercussão do vídeo do youtuber Felca fez a esquerda se mostrar empenhada em controlar a exposição de crianças na internet. Mas aqui relembramos seis vezes em que ela ignorou essa bandeira.

Opinião da Gazeta

O fim de uma era na Bolívia. Depois de quase duas décadas ininterruptas de governos esquerdistas na Bolívia, a população do país andino decidiu dar um basta aos socialistas. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Resta saber se o resultado boliviano é isolado ou o indicativo de um movimento pendular para a direita na América do Sul, mas isso só será possível descobrir após os pleitos presidenciais chileno e brasileiro.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Travas no Congresso. Governo perde controle sobre estados e municípios com emendas à PEC da Segurança Pública

Ação no Paraná. Moro defende liberdade de expressão como testemunha de ex-prefeito acusado de difamar Lula

Mudança silenciosa. Em avanço da agenda pró-aborto, Lula revoga decreto que protegia crianças desde a gestação

Em Santa Catarina. Protesto de estudantes contra Nikolas Ferreira impulsiona venda de ingressos em evento com o deputado

Colunas e artigos

O feito raro de Celso Amorim. Assessor para assuntos internacionais de Lula, Celso Amorim conseguiu um feito raro ao confundir antissemitismo com Holocausto. Entenda no artigo de José Maurício de Lima.

Paulo Polzonoff Jr. fala de governadores de direita e pergunta: por que não, Carlos? Por que não, Eduardo?

Nikolas Ferreira mostra que a esquerda nunca defendeu as crianças.

Para inspirar e alegrar

Lições de vida de um caubói. Você conhece Dewayne Noel? Acompanhe a história do caubói que virou sucesso nas redes sociais ensinando lições de vida aos jovens.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.