Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Crise entre poderes se agrava

STF condena Filipe Martins à prisão. Motta pressiona deputados. Trump anuncia cerco à Venezuela

Filipe Martins, réu da ação penal nº 2.693 (núcleo 2), sob relatoria de Alexandre de Moraes.
Filipe Martins, réu da ação penal nº 2.693 (núcleo 2), sob relatoria de Alexandre de Moraes. (Foto: Rosinei Coutinho/STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Ex-assessor do governo Jair Bolsonaro, Filipe Martins foi condenado pela Primeira Turma do STF a 21 anos e seis meses de prisão. A sentença faz parte do desfecho do julgamento do chamado “núcleo 2” da suposta tentativa de golpe, que teve outros quatro réus condenados. Martins é acusado de auxiliar na confecção da chamada “minuta do golpe”. Veja como foi o julgamento.

Contra o PL da dosimetria. O senador Alessandro Vieira apresentou voto na Comissão de Constituição e Justiça pela rejeição do PL da dosimetria. Saiba o que ele argumenta.

Crise entre poderes. Uma sucessão de episódios envolvendo governo, STF e Congresso aprofundou a crise institucional entre os poderes. Entenda as consequências.

Política, Economia e Mundo

Uma saída para Eduardo e Ramagem. Em busca de uma solução para os processos dos deputados Eduardo Bolsonaro e Alexandre Ramagem, o presidente da Câmara, Hugo Motta, pressiona pela renúncia de ambos.

Silvio Santos, a política e o poder. A presença de Lula e Alexandre de Moraes no SBT causou polêmica e suscitou ataques à emissora. Mas a história mostra que Silvio Santos sempre esteve próximo do Planalto.

Giro pelo mundo. Donald Trump disse que a Venezuela está cercada e anunciou bloqueio total a petroleiros sancionados. Em caso de queda de Nicolás Maduro, saiba quem poderá sucedê-lo.

Opinião da Gazeta

O terror antissemita na Austrália. Dois atiradores levaram o terror a uma das praias mais populares de Sydney, na Austrália, matando 16 pessoas. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

É ingenuidade acreditar que esse clamor para levar ao mundo inteiro um conflito que é territorialmente localizado significa apenas reunir apoio global à causa palestina ou à solução de dois Estados: os ataques a judeus têm crescido em número e intensidade.

Leia o editorial na íntegra

O que mais você precisa saber hoje

Mais imposto. Artistas de esquerda pressionam governo Lula por maior taxação sobre streaming

Política monetária. De “menino de ouro” a alvo: por que o PT questiona o trabalho de Galípolo no BC

Histórico de afastamentos. Quem é o desembargador preso em operação que investiga vazamento de informações para o CV

Concessões e otimizações de contrato. Os planos do governo para rodovias com pedágio em 2026

Colunas e artigos

Pobreza causa criminalidade? A pobreza é a causa do crime? Em um primeiro momento a resposta parece óbvia, mas o artigo de Barry Latzer mostra que não é bem assim.

Luiz Philippe de Orleans e Bragança pergunta: Trump abandonou a direita brasileira?

Marcio Antonio Campos fala do Natal sob perseguição e a Ajuda à Igreja que Sofre.

Para inspirar e alegrar

História a um clique. Quase um século de história do Paraná a um clique. É o que oferece o projeto Memória Paraná, que disponibiliza para consulta pública e gratuita todo o acervo impresso da Gazeta do Povo.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.