• Carregando...
 |
| Foto:

Bom dia!

Enquanto deputados e senadores derrotados nas eleições de outubro usam a tribuna para fazer balanços dos mandatos e longas despedidas emocionadas – e aplaudidas, coisa rara no Congresso –, o PSL turbinado tenta se organizar para assumir, em fevereiro de 2019, minimamente coeso. Depois do vazamento do barraco virtual entre Joice Hasselmann e Eduardo Bolsonaro, o presidente eleito Jair Bolsonaro mandou os correligionários brincarem de “vaca amarela” e evitarem grupos de WhatsApp, ao mesmo tempo em que costura o apoio de DEM e PP. O primeiro teste para o PSL serão, de fato, as eleições para a Presidência do Senado e da Câmara.

Ilustre desconhecido?

Muita gente andou reclamando de que ninguém tinha ouvido falar do Coaf até que o órgão apontou transações atípicas na conta de um ex-assessor do senador eleito Flávio Bolsonaro (PSL-RJ). Não é bem assim: Kelli Kadanus explica o que faz o órgão criado em 1998 e qual papel ele teve nas investigações de grandes escândalos de corrupção da era petista. A partir do ano que vem, o Coaf estará nas mãos de Sergio Moro. Aliás, em live ontem (12) à noite, comentando o assunto, Bolsonaro admitiu ter um problema pela frente, mas ressaltou que todos devem pagar pelos seus erros.

Pare e pense

Como nem só de fatos vive a República, mas também de reflexão, o jornalista Lúcio Vaz e o comentarista político Mário Vitor Rodrigues discutem, sob a batuta do jornalista Fernando Martins, justamente as revelações do Coaf e as discussões internas do PSL: o governo Bolsonaro vive a primeira crise antes de assumir? Aproveite os afazeres matinais para escutar.

Mundão

Com o arquivamento do Projeto de Lei “Escola sem Partido”, o esforço dos parlamentares terá de começar do zero no ano que vem. Muita coisa tem sido dita superficialmente sobre o tema, mas será que outros países têm leis parecidas com a proposta? Que tipo de discussões aconteceram lá? Tiago Cordeiro te responde

Crime e castigo

Num momento em que a insegurança não sai de cena no debate público, o colunista Flávio Gordon, em um texto meticuloso, analisa diversas manifestações de professores e especialistas em segurança pública que contêm um traço em comum: a tendência de tornar policiais os vilões da área. Para Gordon, esse pensamento

ajudou a criar o ambiente de impunidade do qual se nutre o crime no país, ao tratar as forças policiais como agentes reacionários da opressão capitalista contra a classe trabalhadora. Dessa perspectiva, e por extensão, os criminosos passam a ser vistos como protorrevolucionários anticapitalistas, despertando em nossa elite cultural um misto de fascínio e medo – ou terror e êxtase, para recordar o título do livro de Carlinhos Oliveira, depois transformado em filme por Antônio Calmon, que testemunha bem o início da aproximação (notória, sobretudo, no Rio de Janeiro) entre os setores mais progressistas da classe média (com destaque para intelectuais e artistas) e o mundo do crime. Essa aproximação, que começou nas praias, nos botecos e nas boates, terminou, mais tarde, consagrada numa cultura acadêmica espantosamente bandidólatra.

Agora vai?

O Congresso deu um passo importante em direção à simplificação tributária. Uma Comissão Especial da Câmara dos Deputados aprovou a extinção do IPI, IOF, CSLL, Pis, Pasep, Cofins, Salário Educação e Cide Combustíveis, ICMS estadual e ISS municipal e a criação de dois novos tributos que os substituem. Nada está definido sobre as alíquotas. Agora, a agenda depende de definições de como o governo eleito pretende tocar o assunto, que ainda precisa passar pelos plenários das casas. O editorial de hoje (13) da Gazeta do Povo comenta o tema:

Mesmo que não seja a reforma definitiva, que resolverá de vez os problemas tributários da nação, o substitutivo aprovado na comissão especial, pelos méritos que tem, merece pelo menos análise cuidadosa da equipe econômica. Qualquer proposta alternativa formulada pelo novo governo terá de mostrar ser um avanço em relação ao que já está na mesa para votação e foi fruto de um exaustivo trabalho no Legislativo.

Futebol

Em um jogo sofrido, que exigiu tudo e mais um pouco dos atletas, acabou no empate por 1 a 1, se arrastou pela prorrogação sem que ninguém convertesse, o Atlético Paranaense por fim sagrou-se campeão da Copa Sul-Americana por 4 a 3 na cobrança de pênaltis. Confira todos os lances do jogo histórico!

Dica

Já deixou de ser tabu. Roberta Braga (Viver Bem) recomenda: “Exercícios melhoram qualidade de vida de pacientes com câncer. A realização de atividade física regularmente antes, durante e/ou após o tratamento para o câncer diminui a gravidade efeitos colaterais adversos e está associada a um menor risco de desenvolvimento de outros tumores.” 

Natal...

...com peru e passas. Andrea Torrente (Bom Gourmet) informa: “Pesquisa internacional mostra que a ceia brasileira é a 4ª mais cara do mundo.”

Volta ao mundo em 1 minuto

A novela continua no Reino Unido. Helen Mendes (Mundo) escreve: 

Ela fica. A primeira-ministra do Reino Unido, Theresa May, enfrentou hoje uma votação de desconfiança de seu partido no Parlamento e saiu vitoriosa. Com 200 votos contra 117, ela garante sua liderança no Partido Conservador e, consequentemente, o seu cargo

Atrás das grades. Michael Cohen, ex-advogado e agente pessoal de Donald Trump, foi condenado a três anos de prisão por crimes cometidos enquanto trabalhava para o presidente americano. Cohen admitiu ser culpado de violações de financiamento de campanha e falso testemunho. Ele também intermediou o pagamento a duas mulheres para que se calassem sobre supostos casos que teriam tido com Trump. 

Buscas continuam. A procuradoria de Paris anunciou que o tiroteio em mercado de Natal na França – que matou duas pessoas, deixou uma com morte cerebral e feriu outras 13 – foi um ato de terrorismo. A polícia ainda está buscando o suspeito, um homem de 29 anos que já tinha cometido crimes comuns e se radicalizou na prisão.” 

Espaço. E Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “O Japão vai doar casas abandonadas para ocupar imóveis vazios. A Medida será adotada em diversas cidades e são milhões de residências à disposição de japoneses e estrangeiros.” 

Imagem do dia:

Estátua que foi danificada durante os protestos dos "coletes amarelos" em uma galeria no Arco do Triunfo. O monumento foi reaberto para o público nesta quarta-feira (12) após manifestantes terem feito pichações, quebrado esculturas e roubado itens da galeria em 1 de dezembro.Christophe Archambault/AFP

Paraná

Os dramas de Pontal. Sandro Gabardo (Política Paraná) escreve:

Cassandra. Apesar dos avisos do Ministério Público e do Tribunal de Contas do Paraná de que os ‘danos são irreversíveis’, a proposta do governo Cida Borghetti (PP) que prevê mudanças na Paranaprevidência segue firme em seu caminho para aprovação pelos deputados na Assembleia, na próxima semana, em regime de urgência. Entenda a polêmica.

Liberou. Um projeto aprovado na última terça-feira transforma 40 cargos efetivos da Defensoria Pública do Paraná em postos de livre nomeação. Na prática, o órgão agora não vai precisar de concurso público para preencher as vagas, cujos salários vão de R$ 3,4 mil a R$ 7,3 mil. Saiba quais são as funções envolvidas nessa medida.

E agora? A construção de uma plataforma para a Petrobras, em Pontal do Paraná, está chegando a sua fase final, após cerca de quatro anos. Com isso, centenas de trabalhadores – a iniciativa chegou a ter 5 mil contratados – estão sendo demitidos. A cidade ainda calcula e tenta minimizar o impacto do encerramento do projeto, tocado por uma empresa multinacional italiana.” 

Atenção. E Fernanda Leitóles (Curitiba) informa: “A temporada de verão 2018/2019 será mais longa do que a anterior e isso aumenta a preocupação dos bombeiros quanto aos afogamentos no Litoral do Paraná. Saiba qual é o principal fator envolvido nesse tipo de incidente.” 

Curitiba

Capital inovadora, capital tradicional. Confira a seleção dos nossos editores:

Inovação. Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “A segunda edição brasileira do Smart City Expo Curitiba, maior evento de cidades inteligentes do mundo, está com inscrições abertas. A visitação à área da feira será gratuita, mediante cadastro. Para participar do congresso, é necessária a aquisição de passaportes. O evento será realizado nos dias 21 e 22 de março de 2019, no Expo Renault Barigui.” 

Problema. Fernanda Leitóles (Curitiba) informa: “Cadeirantes de Curitiba não conseguem usar os aplicativos de transporte. É preciso chamar vários motoristas até que um não passe reto ao chegar ao endereço e se deparar com o passageiro na cadeira de rodas. Mas por que isso ocorre? Preconceito ou falta de estrutura? Saiba mais!” 

Jingle bells. Gilson Garrett Jr. (Guia) recomenda: “Principal ponto turístico de Curitiba na época de Natal, o calçadão da Rua XV de Novembro tem um novo item na decoração. Uma moldura de 2,5 metros de altura por três metros de largura foi instalada para você tirar uma foto perfeita em clima natalino! Veja os detalhes!” 

História. Sharon Abdalla (Haus) recomenda: “Um dos endereços mais charmosos de Curitiba, o Edifício Carmem se renovou ao longo das décadas e virou endereço cool da cidade. Conheça a história por trás do prédio de art déco e da mulher que empresta seu nome à edificação.” 

Um ótimo dia a todos!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]