• Carregando...

Em pelo menos 14 capitais do país serão realizados desfiles cívico-militares em comemoração aos 200 anos da Independência do Brasil. A celebração contará com diversas atrações abertas ao público, especialmente em Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro. Em muitas cidades, os desfiles ocorrerão paralelamente a manifestações de rua. O ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e os comandantes do Exército, Marinha e Aeronáutica se envolveram pessoalmente nos preparativos para os desfiles. Eles acompanharão o evento pessoalmente, em Brasília, ao lado do presidente da República, Jair Bolsonaro. A presença do chefe do Executivo é praxe nos festejos do 7 de setembro. Outras autoridades da República e convidados também comparecerão. Os desfiles ocorrerão em horários semelhantes, mas em áreas diferentes das manifestações convocadas por apoiadores de Bolsonaro. Em Brasília, o ato convocado para o 7 de setembro acontecerá no gramado central da Esplanada dos Ministérios, enquanto o evento cívico-militar ocupará as faixas da Via N1 (sentido Congresso Nacional-Eixo Monumental). O desfile tem previsão de começar às 9 horas, enquanto a manifestação se inicia às 13 horas.

O Tribunal de Contas da União (TCU) manteve o valor da condenação e da multa aplicada ao ex-procurador Deltan Dallagnol pelos gastos com diárias e passagens durante seu trabalho na força-tarefa da Lava Jato. A decisão foi anunciada pela Segunda Câmara do TCU. No mesmo julgamento, o órgão aceitou os recursos do procurador João Vicente Romão, condenado anteriormente no mesmo processo, e o absolveu de ressarcimento aos cofres públicos. Ainda será julgado o recurso apresentado pela defesa do ex-procurador-geral da República Rodrigo Janot. Recentemente o Ministério Público Federal (MPF) arquivou a investigação sobre os gastos e afirmou que não encontrou indícios de improbidade administrativa contra Dallagnol, que atualmente é candidato a deputado federal pelo Podemos. Ele nega qualquer irregularidade. Em seu voto pela manutenção da condenação, o relator do caso, ministro Bruno Dantas (TCU) reitera que havia diversas opções de organização e custeio à disposição dos responsáveis pela Lava Jato para viabilizar o funcionamento de grupos de investigação.

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, afirmou que a batalha contra a inflação no Brasil ainda não está ganha, apesar da deflação de 0,73% do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo 15 (IPCA-15) em agosto. A declaração foi feita durante participação em evento promovido pelo jornal Valor Econômico. O presidente do BC descartou ainda um corte de juros no momento. Segundo ele em grande parte dos países o mercado ainda espera que a alta de juros continue, mas no Brasil a alta foi mais rápida e forte e isso gera expectativa de queda. Campos Neto disse ainda que a inflação teve uma melhora recente devido às medidas do governo. O último Boletim Focus, divulgado pelo Banco Central, mostra que o mercado financeiro elevou a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro para 2,26% neste ano e para 0,47% em 2023. O relatório também traz projeções sobre a inflação, prevendo uma redução para 6,61% no Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) para este ano. É a décima semana seguida de queda.

Duas mulheres homossexuais foram condenadas à morte no Irã. Elas foram julgadas por um tribunal de uma cidade no noroeste do país, de acordo com uma organização curda de defesa dos direitos humanos. Segundo a ONG, as duas, de 31 e 24 anos, também foram acusadas de "promover a religião cristã" e de ter entrado em contato um veículo da mídia de oposição ao governo iraniano. A Autoridade Judicial confirmou que elas foram condenadas por "espalhar a corrupção na Terra" – a acusação mais grave do código penal iraniano.

A opinião de Paulo Uebel, que afirma que as liberdades individuais não podem ser ameaçadas.

E uma empresa italiana criou um sistema de boias coloridas para despoluir os rios do planeta. O projeto ecossustentável é uma barreira inteligente e modular que captura restos de plásticos e poluentes oleosos em todos os cursos d'água. As boias, feitas de polipropileno reciclado, ficam ancoradas em linha diagonal ao leito do rio por cordas e usam a correnteza para direcionar o lixo para um ponto de coleta na margem do rio. O sistema funciona 24 horas por dia, requer pouca manutenção e energia, com impacto zero ao meio ambiente e sem interferir na fauna e flora fluvial. As boias conseguem interceptar 90% do lixo flutuante e não atrapalham a navegação das embarcações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]