Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
E ainda: Flávio Bolsonaro contra a reeleição

Toffoli não resiste à pressão e deixa caso Master. Oposição pede impeachment do ministro

PF apontou suspeição de Toffoli após acessar celular de Daniel Vorcaro e descobrir conversas entre os dois.
PF apontou suspeição de Toffoli após acessar celular de Daniel Vorcaro e descobrir conversas entre os dois. (Foto: Gustavo Moreno/STF)

Ouça este conteúdo

Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:

Não deu para Dias Toffoli. Após uma investigação da Polícia Federal apontar contatos entre o ministro do STF e o banqueiro Daniel Vorcaro, a relatoria do caso Master vai mudar de mãos. Uma nota assinada pelos 10 ministros do Supremo informou na noite de quinta (12) a saída de Toffoli do caso. Quem assume o inquérito é André Mendonça. Confira os detalhes da saída.

Fora do STF. O presidente da Gazeta do Povo, Guilherme Cunha Pereira, analisou os desdobramentos do caso e foi além: para ele, Toffoli não tem condições de permanecer no STF.

Pedido de impeachment. No Congresso, parlamentares da oposição protocolaram um novo pedido de impeachment contra Dias Toffoli. Veja quem assinou.

Por trás da decisão. A decisão de Toffoli em abrir mão da relatoria do caso Master foi motivada principalmente pela busca de apoio no STF e preservação de provas. Entenda.

Opinião da Gazeta

A hora da verdade para o Brasil: Toffoli tem de sair. O caso de Toffoli coloca o Brasil e, especialmente, suas instituições diante de uma encruzilhada – que também é uma oportunidade. Veja um trecho da opinião da Gazeta:

Toffoli não está apenas desqualificado para esta relatoria: ele perdeu a legitimidade moral até mesmo para manter a cadeira de ministro do STF, para a qual foi apontado por Lula em 2009.

Leia o editorial na íntegra

Política, Economia e Mundo

Bolsonaros na disputa. Pré-candidato à Presidência, o senador Flávio Bolsonaro defendeu o fim da reeleição para o cargo. Para a Câmara por São Paulo, a aposta é no irmão de Jair Bolsonaro, Renato.

Ascensão e queda de Oruam. Filho de Marcinho VP, o funkeiro Oruam está completando 10 dias foragido da polícia. Entenda a trajetória de ascensão e queda do cantor, réu por tentativa de homicídio.

Giro pelo mundo. Alvo de uma operação entre EUA e Colômbia, submarinos são cada vez mais usados pelo narcotráfico. Na Europa, a pressão sobre redes sociais gera alerta de “censura indireta global”.

O que mais você precisa saber hoje

Propaganda antecipada. TSE rejeita ação contra Lula por homenagem de escola de samba do RJ

Fase de deliberação. Corte italiana conclui audiências sobre extradição de Zambelli

Crimes ambientais. Na esteira das rotas do tráfico na Amazônia, facções expandem para garimpo ilegal

Inteligência artificial. ChatGPT comanda laboratório de robôs e pode tornar remédios mais baratos

Colunas e artigos

Viés político na ciência: como resolver? Artigo de George J. Borjas e Nate Brazneau discute o ceticismo em relação aos cientistas e aponta o caminho para uma ciência mais forte e menos politizada.

Deltan Dallagnol mostra como Toffoli cava a própria cova e elenca seis perguntas que o ministro precisa responder.

Lúcio Vaz fala das viagens pré-eleitorais em que Lula distribui casas, gás, obras e tratores.

Para inspirar e alegrar

Refúgios longe da folia. Para quem prefere o sossego à folia do carnaval, Santa Catarina é um destino dos mais atraentes. Conheça cinco refúgios do estado para curtir no feriado.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.