• Carregando...
Toque de recolher no Paraná: Curitiba
Ruas de Curitiba: toque de recolher no Paraná vale para todo o estado a partir desta quarta-feira (2), das 23h às 5h.| Foto: Gerson Klaina

Para começar esse resumo de notícias. Com o crescimento de casos de Covid-19 no Paraná, o governo do estado irá adotar a estratégia de toque de recolher para frear a expansão do novo coronavírus. As regras valem a partir desta quarta-feira (2), com toque de recolher no Paraná das 23h às 5h por, pelo menos, 15 dias. Saiba mais sobre o decreto assinado pelo governador Ratinho Junior no texto de Catarina Scortecci.

Os motivos. A propagação da doença é atribuída, em grande parte, a aglomerações em bares e casas de festas. O jornalista Marcos Xavier Vicente revela que, mesmo com um decreto de bares fechados, jovens continuam promovendo aglomerações. Além disso, também estão sendo divulgadas festas clandestinas em Curitiba. Com o aumento de casos e 91% de lotação nas UTIs para Covid-19, a capital do estado está perto de ficar sem leitos para o tratamento da doença. Os pacientes poderão ser transferidos para o interior do estado.

Utilidade pública: Além do toque de recolher no Paraná

Plano de vacinação. Nesta terça-feira (1º), o Ministério da Saúde apresentou um plano de vacinação contra o coronavírus. Serão quatro fases. Primeiro serão imunizados profissionais da saúde, idosos a partir de 75 anos, pessoas com mais de 60 anos que vivem em asilos, e indígenas. Entenda como serão as quatro fases e a ordem de vacinação. Ao todo, as quatro etapas preveem 109 milhões de pessoas imunizadas. Com isso, há a chance de que nem toda a população seja vacinada em 2021.

Mas qual vacina? Secretário nacional de Vigilância em Saúde, Arnaldo Medeiros destaca que a vacina que será disponibilizada no SUS ainda não está definida. Em fase de avaliação de uso emergencial nos Estados Unidos e Europa, as vacinas da Pfizer e da Moderna precisam ser aplicadas em duas doses e são armazenadas a -70º e -20º, respectivamente, um empecilho logístico para o SUS. Com isso, o governo dará preferência a vacinas com armazenamento entre 2 a 8 graus; saiba quais têm esse perfil.

Atualização. Segundo o último boletim do Ministério da Saúde, o Brasil registrou em 24 horas 50.909 novos casos de coronavírus e 697 óbitos pela doença. Ao todo, de acordo com a pasta, já foram registrados 6.386.787 diagnósticos no Brasil, 173.817 mortes e 5.656.498 recuperados. Contudo, a taxa de transmissão caiu de 1,3 para 1,02 no Brasil, segundo o centro de controle de epidemias do Imperial College de Londres. O índice ainda é elevado, portanto, é importante entender mais sobre a doença: confira na reportagem de Amanda Milléo como é feita a reabilitação da doença após a saída do hospital.

No Brasil e no Mundo

Terror em SC. Aproximadamente 30 bandidos “tomaram” Criciúma (SC) para roubar uma agência do Banco do Brasil. Eles abriram fogo contra um módulo policial e fizeram funcionários da prefeitura como reféns. A dúvida, agora, é sobre qual grupo criminoso é o responsável. Confira tudo o que se sabe sobre o ataque. A atuação cada vez mais especializada dos criminosos pode, inclusive, ser reflexo do modelo do Sistema Penitenciário Nacional (SPN), que favorece a aproximação de lideranças do crime. De Brasília, Kelli Kadanus explica como as penitenciárias federais impulsionaram o crescimento das facções criminosas.

Relatório de detratores. O governo federal contratou uma empresa que classificou jornalistas e influenciadores digitais como "detratores", conforme as opiniões de cada um sobre o Ministério da Economia e o ministro Paulo Guedes. Entenda como foram separados os nomes dos comunicadores. Outro “fato estranho” do mundo político veio do Movimento Advogados do Brasil (MABr): o grupo de juristas pediu anulação das eleições municipais deste ano.

Giro pelo mundo. Em reportagem, a editora Isabella Mayer mostra como as escolhas de Joe Biden indicam mais participação do Estado na economia norte-americana. Alguns documentos da cidade chinesa de Wuhan, onde começou a pandemia, mostram novos fatos que revelam como a China errou ao lidar com a Covid-19. Já na Europa, um motorista atropelou quase 20 pessoas na Alemanha; quatro morreram, incluindo um bebê. Além dessa notícia, o governo alemão decretou o banimento de um grupo que defendia restabelecimento de “Estado nazista”. Também no Velho Continente, o Papa reafirmou a doutrina da Igreja de que a propriedade privada não é um direito absoluto.

O que mais você precisa saber hoje

Colunas e artigos

Debates pandêmicos. Em artigo especial para a Gazeta do Povo, Eli Vieira - biólogo geneticista pós-graduado pela UFRGS e pela Universidade de Cambridge, Reino Unido - faz um alerta: A origem laboratorial do Coronavírus ainda é uma hipótese a ser levada a sério. E em sua nova crônica, Paulo Polzonoff, digo, Galvão Bueno narra o jogo do século: Loquidauners versus Negacionistas. E Rodrigo Constantino opina: Voltar com restrições é um erro que atenta contra liberdade.

Nossa visão

Emprego. O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) de outubro mostrou um número recorde de postos de trabalho formais criados. Por outro lado, o IBGE, que mede o desemprego usando critérios mais amplos, traz dados bem mais desanimadores e que mostram o tamanho do desafio que aguarda o país em 2021. Tema para nosso editorial: O desafio do emprego.

É fato amplamente conhecido que o emprego é a última variável a sofrer quando um país entra em crise, e a última a se recuperar quando um país deixa a recessão para trás. Após a crise deixada pela “nova matriz econômica” petista, não chegou a haver uma retomada mais consistente, e o desemprego nunca ficou abaixo dos 10%. Se recolocar os desempregados pré-pandemia já era um desafio complicado, a tarefa se torna ainda mais difícil no pós-pandemia, não apenas porque o número de pessoas à procura de trabalho é menor, mas também porque as pequenas e médias empresas, as principais geradores de emprego do país, foram as que mais sentiram o baque das medidas restritivas para conter o coronavírus.

Para inspirar

O motivo que faltava. O recente aumento de casos de coronavírus pode ser o incentivo que faltava para você começar a fazer atividades físicas – só não vale aglomerar. Isso por que as internações por Covid-19 são 34% menores entre pessoas que fazem exercícios físicos com regularidade; saiba mais e adote esse hábito.

Tenha um ótimo dia!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]