• Carregando...

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) anunciou um “projeto piloto” para realizar o teste de integridade em algumas urnas eletrônicas dentro de seções eleitorais com uso da biometria de eleitores. Essa foi uma sugestão das Forças Armadas para verificar o correto funcionamento das máquinas da maneira mais próxima possível de uma eleição real. No início do ano, essa proposta foi recusada pela equipe técnica do TSE, em razão de dificuldades operacionais. O avanço para sua realização foi fruto de uma reunião de duas horas realizada entre o presidente do TSE, Alexandre de Moraes, e o ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, da qual participaram técnicos do tribunal e da pasta. Em nota, o tribunal informou que as equipes técnicas das duas casas apresentarão a “possibilidade” desse projeto. Segundo apurou a Gazeta do Povo, ficou acertado que, agora, o TSE vai verificar junto aos Tribunais Regionais Eleitorais (TREs) a quantidade de urnas e em quais seções isso será feito neste ano.

Os serviços e o consumo das famílias devem puxar o crescimento do PIB no segundo trimestre, cujos dados serão anunciados pelo IBGE nesta quinta-feira (1.°). As expectativas sinalizam para um crescimento próximo ao registrado no primeiro trimestre, quando a economia avançou 1% em relação aos três últimos meses de 2021. Uma espécie de prévia do PIB, calculada pelo Banco Central, sinaliza para um bom número. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) avançou 0,57% no segundo trimestre, comparativamente ao primeiro, e 2,18% no acumulado de 12 meses. O Monitor do PIB da Fundação Getulio Vargas (FGV) indica que a variação pode ser ainda maior. Segundo o cálculo, a atividade econômica brasileira cresceu 1,1% no segundo trimestre, em comparação ao primeiro.

Depois das controvérsias envolvendo o ESG como meio de imposição de pautas progressistas às corporações nos Estados Unidos, a Bolsa de Valores de São Paulo (B3) quer exigir que as empresas brasileiras de capital aberto destinem cotas raciais e de gênero para cargos de alta liderança e incluam indicadores de desempenho ligados a governança ambiental, social e corporativa nas políticas de remuneração variável da administração. As propostas foram discutidas em audiência pública em meados de agosto e podem receber contribuições da sociedade até 16 de setembro. O objetivo é que as novas regras de inclusão e diversidade entrem em vigor no próximo ano e que as empresas tenham até 2025 para começar a se adequar ou para apresentar justificativas de não cumprimento. As consequências da não adesão e da falta de explicação podem chegar à deslistagem da bolsa. O mecanismo proposto prevê “que as companhias brasileiras tenham ao menos uma mulher e um integrante de comunidade minorizada (pessoas pretas ou pardas, integrantes da comunidade LGBTQIA+ ou pessoas com deficiência) em seu conselho de administração ou diretoria estatutária”. O critério para todos os casos será a autodeclaração. De acordo com um relatório da B3, 60% das 423 companhias listadas na bolsa neste ano não têm nenhuma mulher entre seus diretores estatutários e 37% não contam com participação feminina no conselho de administração.

Reunidos em Praga, os ministros das relações estrangeiras da União Europeia decidiram suspender a facilitação do regime de emissão de vistos com a Rússia, tornando agora o processo mais longo e rígido. Antes da decisão final, Polônia, Estônia, Letônia e Lituânia declararam que pretendiam impedir completamente a entrada de russos na região. De acordo com um alto-representante para a Política Externa e de Segurança da UE, dificultar o processo de retirada de vistos será o suficiente para reduzir as entradas de turistas russos em território europeu, sem cortar a ligação da UE à sociedade civil da Rússia e àqueles que são contra a guerra na Ucrânia.

A opinião de Daniel Lopez, que analisa a morte de Gorbachev e a restauração da União Soviética.

E a história de um neto e a avó dele, de 92 anos, que estão em uma missão para visitar todos os parques nacionais dos EUA. São 63 parques no total e eles começaram essa aventura em 2015. Mesmo com a interrupção do projeto durante a pandemia, agora eles estão perto de completar a missão.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]