• Carregando...
Brasil espera 3 milhões de doses da Covid-19 da Janssen.
Brasil espera 3 milhões de doses da Covid-19 da Janssen.| Foto: Michael Reynolds/EFE

Para começar este resumo de notícias. Prevista inicialmente para esta terça-feira (15), a chegada do primeiro lote de vacinas contra a Covid-19 produzidas pela farmacêutica Janssen vai atrasar. O Ministério da Saúde informou que ainda não há uma nova previsão, mas a expectativa é que as doses cheguem ao país ainda esta semana. Havia uma preocupação com o prazo de validade das vacinas, que se encerraria no fim do mês, mas a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou a extensão desse prazo. Ao todo, serão distribuídas 3 milhões de doses nessa primeira remessa.

Novas vacinas. A norte-americana Novavax anunciou que a vacina desenvolvida pela empresa apresentou mais de 90% de eficácia. No Brasil, o governador de São Paulo, João Doria, informou que os testes clínicos da Butanvac devem começar ainda este mês.

Covid em crianças. Duas pesquisas divulgadas no início de junho ajudam a entender por que algumas crianças desenvolvem sintomas leves e outras têm infecção mais grave pelo coronavírus. Amanda Milléo explica.

Utilidade pública  

Auxílio emergencial. O ministro da Economia, Paulo Guedes, confirmou que o governo vai prorrogar o auxílio emergencial por mais três meses. Com isso, a ajuda voltada aos mais vulneráveis durante a pandemia será estendida até outubro, quando há a expectativa de que toda a população adulta esteja vacinada.

Crise energética. O governo federal prepara uma medida provisória para aumentar a autoridade do Ministério de Minas e Energia na gestão de barragens e sobre concessionárias de combustíveis e energia. O objetivo é agilizar decisões para evitar um possível racionamento de energia elétrica. Saiba o que já foi feito até agora nesse sentido e o que ainda pode ser realizado.

Atualização. O Brasil registrou mais 827 mortes por Covid-19 e 39.846 novos casos da doença, segundo boletim do Ministério da Saúde. Ao todo, o Brasil já contabiliza 17.452.612 diagnósticos positivos e 488.228 óbitos. Quanto à vacinação, até o momento foram imunizados 55.226.467 com a primeira dose e 23.679.758 com a segunda.

Política e economia

Filiação de Bolsonaro. Apesar de as negociações estarem bem encaminhadas, a filiação do presidente Jair Bolsonaro ao Patriota pode parar na Justiça. Uma ala do partido discorda da forma como o processo vem sendo conduzido e ameaça recorrer ao Judiciário. Wesley Oliveira explica esse imbróglio e diz o que pode acontecer.

CPI da Covid. O ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF), suspendeu a quebra dos sigilos telefônico e telemático de dois servidores do Ministério da Saúde, aprovadas pela CPI da Covid. A Associação Médicos Pela Vida também entrou com ação no Supremo contra as quebras de sigilo.

Giro pelo mundo. Com a saída do primeiro-ministro Benjamin Netanyahu, Israel tem um novo governo. Saiba o que se pode esperar de Naftali Bennett no poder. Líderes da Otan manifestaram preocupação com a crescente ameaça militar representada pela China. E confira os principais pontos da cúpula do G7, realizada no fim de semana.

O que mais você precisa saber hoje

Combate à corrupção. Câmara acelera votação de projeto que afrouxa a Lei de Improbidade: o que está em jogo?

Projeto. Marco regulatório da Cannabis: quais são os riscos da liberação do plantio de maconha no país?

Polêmica. Comerciantes pedem retirada do nome do ator Paulo Gustavo de rua em Niterói

Indústria. O que está por trás da saída de três montadoras de carros do país

Colunas e artigos

Direitos Neurais. Você já ouviu falar em Direitos Neurais? Defendida há anos por cientistas, a ideia pode impedir que as Big Techs dominem seu cérebro, como explica Madeleine Lacsko. Bruna Frascolla mostra por que o esquerdismo é o menor dos problemas nas universidades federais. E entenda o que é o conceito do “Teatro das Tesouras” e como ele se aplica à política brasileira.

Nossa visão  

Inflação e juros. Sempre que a inflação começa a subir e parece estar fugindo ao controle, o mercado acende a luz amarela e surge o receio de que as piores previsões possam se realizar. Para 2021, a meta de inflação é de 3,75%, admitindo-se que fique até 1,5 ponto porcentual acima ou abaixo da meta. Isto é, entre 2,25% e 5,25%, qualquer taxa será considerada tolerável. Tema para o nosso editorial: A inflação e as perspectivas para os juros.

Sabe-se que taxa de juros negativa (menor que a inflação) é prejudicial à economia, desestimula a poupança e o investimento em função da corrosão no poder de compra das reservas financeiras de quem adia consumo para poupar e para abastecer os bancos de depósitos, a fim de que eles possam financiar o consumidor, as empresas e o governo. Essa primeira razão, por si só, autoriza a concluir que, para uma inflação anual de 8,06%, a taxa Selic de 4,25% significa redução do patrimônio real dos poupadores.

Para inspirar

Finanças familiares. Educação dos filhos, aposentadoria, casa própria... são muitas as despesas para as quais um casal precisa estar preparado. Mas é possível planejar e se organizar para isso. Rossana Bittencourt, do Sempre Família, dá algumas dicas. Tenha um bom dia e uma ótima semana!

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]