
Ouça este conteúdo
Esse conteúdo faz parte da newsletter Bom Dia, enviada por e-mail todas as manhãs para que você comece o dia bem informado. Quer recebê-la em primeira mão e sem nenhum custo? É só deixar seu e-mail abaixo:
Fim de prazo. A oposição na Câmara impôs uma derrota pesada ao governo Lula com a derrubada da MP da Taxação, que pretendia aumentar impostos e compensar a revogação do IOF. O governo corria contra o tempo, já que o texto precisava ser votado até a meia-noite para não caducar. Mas caducou.
A Medida Provisória 1.303/2025 era considerada imprescindível para que o governo conseguisse fechar as contas do próximo ano. Ela, no entanto, não chegou a ter o mérito analisado, foi retirada da pauta de votação. Confira como votou cada deputado.
Derrotada, a situação já começou a apontar culpados. A oposição, por sua vez, celebra uma vitória sobre a irresponsabilidade fiscal.
Descubra em quem Lula põe a culpa pela derrota na Câmara.
Opinião da Gazeta
Suprema blindagem. Mesmo sem a menor perspectiva de que algum dos pedidos de impeachment de Alexandre de Moraes tramite no Senado, ao menos enquanto Davi Alcolumbre for presidente da casa, os ministros do STF e seus aliados já começaram a se mexer para dificultar ainda mais qualquer tentativa de cassar um membro da suprema corte. Duas ações em análise no próprio Supremo tentam blindar os ministros – que, em declarações à imprensa, também já entregaram sua estratégia caso tudo o mais falhe.
O objetivo não declarado é o de acabar formalmente com o sistema de freios e contrapesos quando se trata de coibir excessos do Supremo Tribunal Federal
Política, economia e mundo
Desgaste pré-eleitoral. A esquerda está surfando numa fala de Tarcísio de Freitas sobre Coca-Cola e metanol para erodir a imagem do governador de São Paulo. A enxurrada de críticas prepara terreno para as eleições de 2026, seja Tarcísio candidato à Presidência da República ou à reeleição.
Disputa presidencial. A elite do empresariado brasileiro e caciques da política nacional se reuniram nesta semana para discutir uma terceira via capaz de rivalizar com Lula nas urnas no ano que vem. Veja quem foi lembrado e como foram os bastidores dessa agenda.
Giro pelo mundo. Trump anunciou que Israel e Hamas concordaram com a 1ª fase de plano de paz e que todos os reféns serão libertados. Plano mediado por Washington prevê ainda a retirada parcial das tropas israelenses como passos iniciais rumo à paz em Gaza.
O que mais você precisa saber hoje
Sob nova direção. Discreto, Fachin assume presidência do STF e deve mudar a forma, mas não o conteúdo
Relatório do Coaf. Na mira da CPMI: agente da PF que escoltava lobista e servidor do INSS movimentou R$ 2,8 milhões
Câmara. Relator pede arquivamento de processo contra Eduardo no Conselho de Ética
Amigo de Putin? Ex-ditador sírio Bashar al-Assad é hospitalizado na Rússia após ser envenenado
Artigos e colunas
Loucos, malucos e tresloucados: obrigado por defenderem a vida. O colunista Danilo de Almeida Martins reflete sobre o 8 de outubro, Dia Nacional do Nascituro.
Deltan Dallagnol não perdeu a conta: Moraes segura pedido de soltura de Bolsonaro há 14 dias
Fernando Jasper: quem mais paga Imposto de Renda não terá direito a isenção nem desconto
Para inspirar e alegrar
Sete presidentes que se arriscaram na música. Na noite de 6 de outubro, o presidente da Argentina, Javier Milei, revelou seu lado frontman num evento em Buenos Aires. A performance chamou atenção, mas Milei não é o primeiro chefe de Estado a se arriscar no palco. Conheça outros presidentes que aproveitaram o acesso ao microfone para proporcionar momentos de entretenimento (mesmo que de qualidade artística duvidosa).



