• Carregando...

Cumprimento a Gazeta do Povo pela criação do novo Caderno Rural. Como empresário e pecuarista, sei como se é importante termos pessoas interessadas na valorização das cadeias produtivas da agropecuária em geral. Essa valorização, demonstrada na criação do novo caderno, deverá resultar em um trabalho de comunicação e marketing capaz de mostrar aos leitores a força e a importância da agricultura e todo seu complexo produtivo, especialmente para geração de empregos. Sabemos também que ninguém valoriza aquilo que desconhece. Torna-se fundamental falar do campo para a cidade, permitindo descobrir na cidade, a continuação da atividade rural, por meio da indústria e comércio ligados aos agronegócios. A Gazeta do Povo e sua equipe, mais uma vez, inovam e estão de parabéns.

Aguilar SilvaCuritiba, PR

Poesia crítica

Chamo a atenção para uma canção de nome "VSa Excelência" composta pela banda Titãs, cuja letra retrata toda a nossa indignação e protesto com a atual situação política e social de nosso país.

Fábio Rodrigo de Paula Santos, estudanteCuritiba, PR

Serviço de remoção

Dia 11 passado, por volta das 7h50, presenciei o atropelamento de um cão em frente ao meu local de trabalho, no centro da cidade. Às oito horas, liguei para o 156 para solicitar a remoção do animal. Fui informada de que a solicitação seria encaminhada em caráter de urgência. Pensei que, no máximo, até o meio-dia o problema estaria resolvido. Como isso não aconteceu, liguei mais duas vezes para reclamar. Quando o expediente encerrou, o cão ainda estava no mesmo local. Dia 13, dois dias depois, o animal continuava na calçada, em frente a um estabelecimento comercial, que paga seus impostos corretamente e sofre com esse descaso. Liguei novamente, às 7h20, para 156 e os atendentes, sempre muito educados, informaram que, assim que receberam a ligação, solicitaram o serviço de remoção ao canil, mas que é preciso esperar e que não tem previsão de horário. Só temos que esperar e pronto.

Daniella Hutzelmann, secretária executivaCuritiba, PR

Idosos

Sou uma eterna defensora dos idosos. Pretendo chegar à terceira idade e ver os jovens respeitando meus direitos. A maioria dos exemplos de desrespeito parte dos três poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário). Exemplo é a Medida do Bem. O governo derrubou a MP do Bem, que ele próprio havia proposto, no impasse do Senado incluir emenda para adiar pagamento de ações até R$ 18 mil na Justiça Federal Especial, ou seja, a maioria das ações é de aposentados-idosos. Exemplo do cumprimento do Estatuto do Idoso: entrei em contato com o TRF em Porto Alegre, tendo em vista de um processo estar na mesa do desembargador desde 21/7/2003, com prioridade na Vara de Origem. Essa Câmara só está priorizando os maiores de 75 anos, ou seja, prioridade só após essa faixa etária. A lei, criada pelo Legislativo, executada pelo Executivo e julgada pelo Judiciário fica para os herdeiros dos idosos?

Edivana Venturin, advogadaCuritiba, PR

Barigüi

O Parque Barigüi é uma excelente área de lazer. Nos fins de semana, porém, os ciclistas têm muita dificuldade de circulação porque os pedestres invadem a sua faixa, estando sujeitos a acidentes. Faço duas sugestões à Prefeitura: 1) Ampliar a faixa exclusiva dos ciclistas para toda a volta do parque; 2) Colocar dois ou três guardas para orientar, educadamente, os pedestres que não sabem ler ou que simplesmente são mal-educados e invadem a faixa do outro.

Nelson Marcelino, médicoCuritiba, PR

Passeata inoportuna

Classifico como um abuso contra a ordem a passeata promovida pelo MST no dia 11/10, na Avenida Cândido de Abreu. Além de explorar centenas de crianças inocentes (até quando?), iludidas pela proximidade do seu dia (onde estavam os defensores dos direitos humanos e do Estatuto da Criança e do Adolescente?), o movimento criou enorme transtorno em horário de pico para aqueles que, ao contrário dos seus integrantes, trabalham, produzem e sustentam o governo com o recolhimento de impostos para os cofres do nosso país. Igualmente lamentável foi a atuação da Polícia Militar, que não demonstrou discernimento necessário para organizar o tráfego, nem planejamento suficiente para orientar os motoristas por meio de pré-sinalização, a fim de que buscassem vias alternativas – devo presumir que o evento não ocorreu de improviso.

Francisco Johnscher Net, professorCuritiba, PR

Prefeituras

Sobre a decisão das prefeituras de fecharem as portas no dia 31: isto até parece uma piada. Se se clama por falta de verbas é porque não conseguiram fazer seus deputados federais e senadores à altura da representação que o município necessita. Agora não adianta chorar o leite derramado. Por incrível que pareça, sempre em nosso país queremos rasgar "o livrinho" e fazer as leis de acordo com nossas conveniências. A Lei de Responsabilidade Fiscal veio e com aprovação total dos parlamentares que certamente consultaram antes suas famosas "bases". Como o ano que vem é eleitoral, muitos prefeitos necessitam de mais verbas para tentar a reeleição. Será que esqueceram que foram eleitos sabedores das questões fiscais?

Newton Luiz Colleti, vendedor autônomoCuritiba, PR

Sim ou não, eis a questão

Como sou aposentado, tenho tempo para escutar as pessoas sobre esse ou aquele assunto. Na fila de um banco, perguntei a um senhor de meia-idade como votaria no referendo. Respondeu-me: "Eu vou votar não porque acho que as pessoas não devem andar armadas". Num outro momento, na minha empresa, um cliente esbravejava: "Esse governo quer tirar os nossos direitos e por isso vou votar sim, a favor do nosso direito de estar armado". Como votar conscientemente se nem os objetivos sobre o que se está votando são claros.

Luiz Fanchin Jr.Curitiba, PR

Campanha

A Urbs – Urbanização de Curitiba S/A agradece a sugestão feita pelo leitor Wilmar Machiaveli e informa que uma campanha similar está em estudo pelas equipes de engenharia de trânsito, fiscalização e educação para o trânsito. Enquanto prepara a campanha, outras medidas vêm sendo executadas. Durante a Semana Nacional do Trânsito, de 18 a 25 de setembro, foram intensificadas as ações educativas voltadas a pedestres e motoristas com objetivo de incentivar o convívio pacífico e alertar sobre as responsabilidades individuais. A Urbs lembra também que mantém programas permanentes voltados à segurança no trânsito. Um deles é o Anjo da Guarda, que tem como tema "Cuide Bem de Você" e existe desde 2001 como campanha educativa, alertando motoristas e pedestres sobre a necessidade de respeitar a faixa de segurança. Além da fiscalização diária do trânsito, a Urbs realiza blitze nas quais esclarece os cidadãos sobre os direitos e deveres de quem anda a pé ou motorizado. Atua, ainda, em parceria com escolas, realizando palestras e teatro envolvendo questões de trânsito, tendo como um dos focos a travessia segura.

Secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Curitiba

******

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]