• Carregando...

A cultura brasileira exige que a fiscalização seja presente, isso é, com o efetivo preparado, bem posicionado e visível. Câmeras são importantes na prevenção, mas e a repressão imediata e necessária, como fica? Esse sistema de monitoramento que deve ser implantado com ajuda do governo federal (Gazeta, 19/7) exige investigações posteriores, mas não há pessoal para fazer isso. Câmeras são boas e rendem muito para quem as vende em licitação ao poder público.

Sérgio Luiz Bessler

Propaganda de ônibus

Fico indignado ao ver manobras políticas como a de colocar propaganda em ônibus (Gazeta, 17/7). O objetivo já foi alcançado pelo infrator. Agora retira-se o comunicado ilegal, pago com dinheiro público, e não há ressarcimento. Que mundo é esse? A imoralidade e ilegalidade são a norma? Até quando teremos de suportar esse jogo rasteiro da cultura do vilipêndio na política brasileira?

Álvaro Pereira de Souza

Mudanças na Câmara

Enquanto o Executivo tiver poder de coerção sobre os vereadores, podemos trocar todos os 38 vereadores na próxima eleição que a situação vai continuar a mesma.

Aristides Girardi

Problemas de gestão

É simples responder por que acontecem esses problemas na gestão pública (Gazeta, 18/7). Os candidatos eleitos não são administradores e estão na política para se dar bem, não conhecem a realidade da administração pública. Pouco se interessam em melhorar a vida das pessoas, pois se elegem pensando na reeleição. Para o povo resta apenas pagar impostos.

Osmar de Oliveira, Umuarama

Secretário de Trânsito

Fico indignado ao saber que a autoridade responsável pelo trânsito de Curitiba não respeita as leis de trânsito (Gazeta, 17/7) e ainda consegue, com tanta facilidade, recorrer das multas. Por que será?

Joareis L. de Lima

Juros do cartão de crédito

Com relação à matéria sobre a taxa de juros do cartão de crédito (Gazeta, 17/7), percebemos que no nosso país tudo é mais caro. Até para usar o cartão de crédito no exterior temos de pagar caro. Pagamos tanto sem ter o retorno que merecemos.

Albina Baggio Rodrigues

Flanelinhas

Como frequentador do Parque Barigui, gostaria de dizer que o José Moreira, cuidador dos veículos do estacionamento, é uma pessoa admirável. Sempre educado e prestativo. Os seus familiares que fazem o mesmo nos fins de semana também são extremamente educados. Não é um flanelinha, no sentido pejorativo, e sim uma pessoa que trabalha com dedicação cobrindo muitas vezes as falhas do poder público.

Thadeu Castello Branco e Silva

Falta de pesagem

Na prática há outra forma legal de inibir o excesso de peso nas rodovias além do uso de balanças (Gazeta, 19/7). O Código de Trânsito prevê velocidade mínima para cada trecho. Então é só a Polícia Rodoviária fiscalizar a velocidade mínima dos caminhões. Se eles estiverem com excesso de peso, vão trafegar em menor velocidade. Não necessitaria grandes investimentos para coibir os infratores, bastaria cumprir a lei.

José Abel Brina Olivo, Guarapuava – PR

Greves 1

Perto da realidade da iniciativa privada, os funcionários públicos parecem viver em uma realidade paralela. Veja o caso dos professores. Uma coisa é um professor municipal que não ganha o piso, outra é um doutor que nem sempre é um bom professor e ganha mais de R$ 10 mil. Somos escravos de uma parcela acomodada de servidores.

Michael Christian Buratti

Greves 2

O governo federal não cumpriu o acordo assinado com a categoria em março de 2011, empurrando os docentes para a greve. Um plano de carreira que valorize o trabalho acadêmico é mais que justo, é necessário. Se queremos ser um país desenvolvido devemos investir em educação e em pesquisa, como fizeram outros países. O governo faz propaganda com a educação tecnológica, mas as escolas estão sem infraestrutura e sem servidores.

Boanerges Candido da Silva

Investimentos nas universidades

Comentando a matéria sobre o investimento brasileiro nas universidades (Gazeta, 15/7), considero que as principais causas da ineficiência são a falta de investimento no ensino básico, a ineficácia da Política Industrial e de Ciência e Tecnologia (Pitce), o mau direcionamento dos investimentos, priorizando quantidade em vez de qualidade, e a baixa remuneração de professores e pesquisadores nas universidades.

Mário Dallavalli

Avaliação de professores

Os melhores testes para medir o desempenho dos professores (Gazeta, 17/7) estão na própria sala de aula. Se mais de 50% dos alunos reprovam, é sinal de que o profissional não está qualificado para ensinar.

Johnny Marcos Nascimento, Itapema – SC

Migrantes nordestinos

A migração de nordestinos é tão grande e tão rápida que parte das informações da reportagem (Gazeta, 15/7) está desatualizada. Sou baiano e moro em Curitiba, no Água Verde, e conheço muitos nordestinos com curso superior, cargos importantes em grandes empresas no Paraná e que moram em bairros como Centro, Água Verde, Batel e Alto da XV.

Nailson de Jesus Santos

Bibliotecas comunitárias

Muito interessante a matéria sobre bibliotecas comunitárias (Gazeta, 16/7). Na empresa onde trabalho também aderimos a esta prática há um mês. Montamos um clube do livro formado por doações dos próprios funcionários, que podem emprestar o livro que quiserem sem a necessidade de reserva. A biblioteca foi inaugurada com cerca de dez livros e hoje já possui um acervo de 80 títulos dos mais variados gêneros. É uma forma de incentivar a prática da leitura, o acesso à cultura e estimular o aprendizado.

Kellen Chaiben Lascoski

As mensagens devem ser enviadas à Redação com identificação do autor, endereço e telefone. Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva, ainda, o direito de publicar ou não as colaborações.Rua Pedro Ivo, 459 - Centro • Curitiba, PR - CEP 80010-020 • Tel.: (41) 3321-5000 - Fax: (41) 3321-5472.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]