• Carregando...

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) dirige-se aos católicos e a todas as pessoas de boa vontade para manifestar sua alegria a Deus pela beatificação do Papa João Paulo II, no dia primeiro de maio.

O Papa amava muito o Brasil e visitou nosso País por três vezes. Entre nós ele foi carinhosamente acolhido e aclamado como "João de Deus". Sua beatificação nos incentiva no aprofundamento de nossa vocação universal à santidade; sua primeira mensagem foi: "Abri as portas do coração a Cristo Jesus".

A vida do Papa João Paulo II foi um testemunho eloquente de santidade, pela sua grande fé, seu amor à Eucaristia, sua consagração filial à Maria e pela prática do perdão incondicional. A Palavra de Deus, intensamente vivida, foi por ele anunciada às mais diferentes nações. A espiritualidade da cruz o acompanhou na experiência da orfandade e da pobreza, nas atrocidades da guerra e do regime comunista, mas principalmente no atentado sofrido na Praça de São Pedro. De maneira serena e edificante suportou as limitações da idade avançada, das doenças, das oposições e incompreensões.

O mundo inteiro foi edificado pelo seu testemunho em favor da paz, dos direitos humanos, da ecologia, do ecumenismo, da família e, especialmente, em favor dos jovens. Revelou-se um grande líder mundial, um verdadeiro "pai" da família humana. Pediu várias vezes perdão pelas falhas históricas dos cristãos. Ele mesmo foi ao encontro do seu agressor, na prisão, oferecendo-lhe o perdão. Na encíclica "Deus rico em misericórdia" e na instituição do "Domingo da misericórdia", manifestou seu empenho pela reconciliação da humanidade.

Foi um Papa missionário. Suas numerosas viagens apostólicas marcaram seu ministério petrino e incentivaram o ardor missionário em toda a Igreja. Conclamou e encorajou a Igreja toda a entrar no terceiro milênio cristão, lançando as redes em águas mais profundas.

Crianças, jovens, doentes, encarcerados e trabalhadores eram seus preferidos. A todos cativava pela sua facilidade de comunicação, pelos gestos de sensibilidade humana. Seu ensino foi sempre pautado pela fidelidade ao Evangelho, aos princípios da moral cristã e aos valores humanos. Ampliou o ensino social da Igreja e fez questão de confirmar que a promoção humana é parte integrante da evangelização.

A beatificação do Papa João Paulo II será estímulo para as vocações sacerdotais e religiosas, para a santificação do clero, a quem ele se dirigia, de modo especial, na Quinta-Feira Santa, através da "Carta aos sacerdotes". Os religiosos e leigos foram valorizados e encorajados nos sínodos a eles dedicados, para promover sua dignidade e missão na Igreja.

Convidamos, portanto, todo o povo a louvar e agradecer a Deus pela beatificação do Papa João Paulo II. "O Brasil precisa de santos", disse ele na beatificação de Madre Paulina. Sensibilizados por essas palavras, confiamos à santificação da Igreja e a paz no mundo à sua intercessão. Fazemos votos que seu testemunho e seus ensinamentos continuem a incentivar toda a família dos povos na construção de uma convivência justa, solidária e fraterna, sinal do Reino de Deus, entre nós.

Dom Moacyr José Vitti CSS, arcebispo metropolitano de Curitiba.

Veja também
0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]