• Carregando...

A Igreja Católica sempre venerou as divinas Escrituras, da mesma forma como o próprio Corpo do Senhor, já que, principalmente na Sagrada Liturgia, sem cessar, toma da mesa tanto da palavra de Deus quanto a do Corpo de Cristo o pão da vida e o distribui aos fiéis. Sempre as teve e tem, juntamente com a Tradição, como suprema regra de sua fé porque, inspiradas por Deus e consignadas por escrito de uma vez para sempre, comunicam imutavelmente a palavra do próprio Deus e fazem ressoar através das palavras dos Profetas e Apóstolos a voz do Espírito Santo.

Nos Livros Sagrados, com efeito, o Pai que está nos céus vem carinhosamente ao encontro dos seus filhos e com eles fala. E é tão grande o poder e a eficácia que se encerra na palavra de Deus, que ela constitui sustentáculo e vigor para a Igreja. Para seus filhos, firmeza da fé, alimento da alma, pura e perene fonte da vida espiritual. As coisas divinamente reveladas, que se encerram por escrito e se manifestam na Bíblia, foram consignadas sob inspiração do Espírito Santo.

A Igreja, segundo a fé apostólica, tem como sagrados e canônicos os livros completos tanto do Antigo como do Novo Testamento com todas as suas partes, porque escritos sob a inspiração do Espírito Santo. Eles têm Deus como autor e nesta qualidade foram confiados à Igreja.

Na redação dos livros sagrados, Deus escolheu homens, dos quais se serviu fazendo-os usar suas próprias faculdades e capacidades, a fim de que, agindo Ele próprio neles e por eles, escrevessem como verdadeiros autores tudo e só aquilo que Ele próprio quisesse. Portanto, já que tudo o que os autores inspirados ou hagiógrafos afirmam, deve ser tido como afirmado pelo Espírito Santo, deve-se professar que os livros da Bíblia ensinam com certeza, fielmente e sem erro, a verdade que Deus em vista da nossa salvação quis que fosse consignada nas Sagradas Escrituras.

A palavra de Deus, que é a força de Deus para a salvação de todo crente, é apresentada e manifesta o seu vigor de modo eminente nos escritos do Novo Testamento. Ninguém desconhece que entre todas as Escrituras, mesmo do Novo Testamento, os Evangelhos gozam de merecida primazia, uma vez que constituem o principal testemunho sobre a vida e a doutrina do Verbo Encarnado, nosso Salvador. Façamos da Bíblia o livro de cabeceira e nele encontraremos o caminho seguro para nossa felicidade.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]