• Carregando...

Uma coluna falando sobre como a água é rara e essencial causaria seu corte imediato do jornal. É aborrecido.

No entanto, Jack Cook, um funcionário do Centro de Oceanografia de Woods Hole, de quem não havia ouvido falar, nesta semana teve a ideia genial de criar uma imagem que mostra a importância do aborrecido clichê.

Coloquei em meu blog (http://ambienteporinteiro-efraim.blogspot.com.br) um link para uma imagem da Terra com uma pequena esfera de água cobrindo uns poucos estados norte-americanos. Essa é toda a água de nosso planeta. Oceanos, água doce e até a água contida em todas formiguinhas de sua cozinha. É tão pouca água que se o planeta fosse do tamanho de um carro, a água seria o equivalente a uma garrafinha de água no porta-luvas.

Você não sente isso porque a América Latina tem a maior taxa de água per capita entre todos continentes. Um terço da água doce do planeta está aqui, mas somente seis por cento da população mundial vive aqui. Somos os milionários da água.

Mesmo estando algo desalinhado com meu entorno mais próximo, resolvi ter em minha casa nova não só uma estrutura de coleta e estocagem de grande volume de água de chuva, mas ainda melhor do que isso, tratamento da água de esgoto para uso na irrigação de plantas.

Foi na época da Rainha Vitória que inventamos o hábito burro de usar água para transportar nossos excrementos. Como parece difícil mudá-lo, o uso da águas servidas em substituição a águas mais nobres, como a de chuva ou água potável, é um jeito prático não só de economizar água, como também de retornar os nutrientes para o solo. Não só os excrementos humanos, mas também sabões, detergentes e restos de alimentos que vão para o esgoto são poluição na água mas, se adequadamente tratados, são adubo no solo.

Minha pequena usina de tratamento de esgoto inclui um biodigestor com decantação seguido de um filtro de areia de onde a água é bombeada e segue para poços superficiais de infiltração. Essa água é mais uma vez filtrada pelas plantas quando retorna para a atmosfera na forma de vapor, tão pura quanto a água destilada de laboratório.

Crianças, não repitam isso em casa a menos que queiram comprar briga com engenheiros, construtores e encanadores.

No fim você terá não só a recompensa de fazer a coisa certa, como de se divertir um monte lavando uma mamadeira e imaginando aquele resto de leite alimentando microorganismos na fossa séptica e no fim os cadáveres destes micro-organismos entrando no solo, levados por um fluxo de água, irrigando e adubando o solo.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]