• Carregando...
 | Sophie Qui/Commons
| Foto: Sophie Qui/Commons

Em tempos de Estado obeso, com carga tributária devorando um terço do PIB, de Estado interventor, que toma para si a tarefa de determinar todos os aspectos da vida do cidadão, precisamos urgentemente de políticos com uma abordagem enxuta – por assim dizer, fitness – de sua função. Mais do que nunca, tanto para a função administrativa como para a legislativa, a máxima “menos é mais” deveria ser rigorosamente observada. Roberto Rachewsky indica 12 preceitos pelos quais todo o político honesto deve conduzir sua atuação.

O sofrimento nosso de cada dia

Como você gasta seu tempo? Quais são suas preocupações? Quais são suas prioridades? Não, o objetivo aqui não é dizer “para ser feliz, mude toda sua vida”. Não há nada de mais universal do que o sofrimento nosso de cada dia. A boa notícia é que ele passa... E volta, e passa, e volta; ou seja, não é um parâmetro confiável para pensar a realidade. O que importa observar é que sofremos cada vez mais por coisas vãs: investimos tempo – a substância da vida – correndo atrás de “sucesso”, segundo os ditames do mundo moderno, e de prazeres que anestesiem a dor de uma vida sem sentido. Pense em como você gostaria que fosse sua biografia, e coteje isso com as respostas que deu às perguntas acima. Ícaro de Carvalho irá ajudá-lo nessa empreitada, convidando-o a refletir sobre o estilo de vida do homem moderno.

Crueldade sob o manto do relativismo cultural

Sob a justificativa do multiculturalismo, alguns fazem vistas grossas às crueldades impingidas a mulheres em certos países islâmicos. Regras gerais têm uma série de adequações conforme o caso, e o certo e o errado podem ser complicadíssimos de enxergar, mas existem. Luiz Felipe Pondé mostra certas incoerências na postura de alguns defensores das questões de gênero ao tratar de situações que envolvem mulheres e o radicalismo islâmico.

Boas pedaladas

Pedalando, elas estão arriscando suas vidas, mas desafiando o autoritarismo dos líderes do Afeganistão, que tratam as mulheres sem a dignidade que lhes é devida. Conheça um pouco da história da equipe feminina afegã de ciclismo. (artigo em inglês)

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]