• Carregando...
 | Marcos Oliveira/Marcos Oliveira/Agência Senado
| Foto: Marcos Oliveira/Marcos Oliveira/Agência Senado

Lula é, inegavelmente, um líder carismático. É ainda o maior líder político do Brasil de hoje, mesmo que sua atuação esteja restrita aos bastidores. A verdade é que ele é o diretor do espetáculo. É alguém capaz de mobilizar um séquito enorme de seguidores fiéis que não está nem aí para as evidências de que ele é um criminoso. É alguém que conhece bem o cenário político internacional, muito melhor do que a maioria dos analistas, que acha que o socialismo foi sepultado com a União Soviética, e que os governos bolivarianos da América Latina são uma “extravagância” do mundo contemporâneo. É um estrategista inescrupuloso, não só do jogo político-partidário (habilidade que faltou a Dilma), mas especialmente das alianças internacionais, como a que se vê no Foro de São Paulo, que ele mesmo fundou. Foi quem consolidou a esquerda no poder na América Latina, financiando os regimes socialistas moribundos com o dinheiro do contribuinte, e arquitetando (não sozinho, claro) o maior esquema de corrupção da História para a perpetuação do PT no poder, o que inclui fraude eleitoral, a sangria do erário para a compra de apoio político, e, possivelmente, envolvimento com o assassinato do “homem que sabia demais”, Celso Daniel. Notícias não faltaram ao longo da era PT que apontassem as conexões escusas de Lula. Mesmo assim, sempre haverá quem advogue sua honestidade. Como? Ele tem o carisma, ele carrega no lombo a esquerda brasileira, e por isso tem a militância nas mãos. Confira esta lista de exemplos de como Lula é retratado como herói nos livros didáticos brasileiros.

Dom Corleone? Lula está mais para Al Capone

Quem ainda apoia Lula a essa altura do campeonato, dificilmente será persuadido a abrir os olhos. Já quem não caiu ou despertou do canto de sereia, não está surpreso com a acusação do MPF de que o petista é a cabeça do esquema de corrupção. A história do “eu não sabia de nada” exauriu a paciência da maioria. Porém, apesar das graves acusações, carregadas de provas e evidências, os procuradores tiveram de restringir a denúncia ao caso do triplex, por uma questão de competência. Se Lula for preso pelo “favor” que recebeu da OAS pela reforma do apartamento no Guarujá, será como a prisão de Al Capone por crime fiscal. Rodrigo Constantino comemora a denúncia, clímax da Lava Jato até o momento.

Capitalismo de compadrio e corrupção

Todo governo de esquerda, caracterizado pelo inchaço da máquina pública, depende do capitalismo... Mas de um capitalismo descaracterizado, que se distancia da lógica de mercado: o de compadrio. Trata-se de um esquema de troca de favores entre empresários, que produzem, mas estão insatisfeitos com a concorrência, e políticos, que vendem facilidades. Mateus Bernardino explica esse relacionamento promíscuo entre empresários e burocratas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]