• Carregando...

Filho, quando você estiver um pouquinho maior e puder ler estas palavras, vá até o seu avô e agradeça a ele por sua festa de aniversário de 5 anos. Você talvez ainda seja pequeno para entender, mas em abril de 2015 nós estamos atravessando uma fase de grandes dificuldades econômicas no Brasil. Eu e sua mãe não tínhamos dinheiro para pagar a sua merecida festinha. Com grande dor no coração, cogitamos até não realizá-la, para não permitir que outras coisas importantes viessem a faltar. Mas aí veio o seu avô e disse que havia poupado uma quantia – modesta, mas suficiente para fazer o aniversário que você tanto esperava. Foi um gesto de amor que jamais esqueceremos – e gostaríamos que você não esquecesse também.

Você queria uma festa de Star Wars, essa história que você tanto ama, e nós a fizemos. A palavra abril, que dá nome ao seu mês de aniversário, vem do latim aperire e faz referência ao tempo em que as flores se abrem no Hemisfério Norte – o começo da primavera. Aqui no Brasil estamos no outono, mas o sentido é o mesmo. Você abriu um novo tempo em nossas vidas.

O nome do vovô, como você sabe, é Lourenço Vale. Por uma incrível coincidência, ele tem o mesmo nome do seu outro avô, meu pai: Paulo Lourenço. Você não o conheceu, Pedro. Mas quando eu era pequeno ele me levava para ver Star Wars, lá nas velhas salas de cinema em São Paulo. Estas salas não existem mais; só existem na memória daqueles que um dia as frequentaram. Assim é o vovô Paulo: uma estrela no céu da gente.

Durante muitos anos eu não entendia o que era a Força. Agora eu entendo

Não por acaso, a vovó Elia tem nome de estrela. Felizmente, é uma estrela que está bem perto de nós, todos os dias. Elia quer dizer Sol. E não é por acaso que todos giram em torno dela. Inclusive você. Inclusive o nosso cachorro Cisquinho. Agradeça!

Quando eu fiz 5 anos, minha mãe, grávida de nove meses, ficou a noite inteira preparando os dois bolos da festa. Um era um foguete espacial da Nasa; o outro era em formato de lua. Sete dias depois, minha irmã – a sua tia Fernanda – nasceu. Fez muito frio naquele dia. Era o dia da geada. Se a vovó Aracy estivesse aqui, ela sem dúvida ajudaria muito a preparar sua festa. Mas ela deixou uma substituta ideal, a vovó Elia. Perdi uma mãe, ganhei outra.

Há uma frase que sempre repetida pelos personagens da saga Star Wars: “Que a Força esteja com você”. Durante muitos anos, filho, eu não entendia o que era essa Força. Agora eu entendo. O seu verdadeiro nome é Amor. Que o Amor esteja com você, Pedro – em todos os lugares, em todos os instantes, em todas as circunstâncias. Pois, como disse um poeta chamado Dante, muito tempo atrás, é Ele quem move o Sol e as estrelas.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]