• Carregando...

O sr. Luiz Fernando Grockoske nos emociona e mostra o verdadeiro espírito natalino, na história contada nesta coluna em 24/12. Parabéns a ele, e sorte dos familiares e amigos, pelo privilégio de conviver com pessoa de tal sensibilidade. Viva o Natal!

Fernando Cunha MagalhãesCuritiba, PR

Enquetes

Parabenizo o Grupo RPC pelas enquetes do jornalismo em seu portal, principalmente as duas que estão no ar, sobre as praias de nudismo e do presente do Papai Noel ao nosso litoral, aliás bem pertinentes e em boa hora que sofremos por não termos atrativos, na questão do naturismo. É essencial participarmos do roteiro mundial dessa atividade que tem milhões de adeptos e centenas de organizações voltadas para o bem-estar deles. E em relação ao presente ao nosso litoral – já que não conseguimos nos livrar da novela do fim do pedágio e o sonho de termos um preço justo e acessível –, a ponte ligando Caiobá a Guaratuba seria um grande presente ao litoral e o sonho da integração que pelas circunstâncias deve ser levado muito a sério pelos governos federal e estadual, principalmente pela comunidade litorânea.

Carlos Dalberto Freire, presidente da Associação Comercial e Empresarial deMatinhosMatinhos, PR

Esclarecimento

Tendo em vista a divulgação, no último dia 23, que o coordenador de um movimento social, que supostamente invadiu uma praça de pedágio, ocupa um cargo na Copel, gostaria que o Departamento de Relações Públicas daquela empresa esclarecesse à opinião pública a natureza de tal cargo, pois, pelo que sabemos, a seleção de profissionais contratados por aquela organização é feita via concurso público e obedece a critérios rígidos de comprometimento com a ética tanto no desempenho do seu trabalho quanto na sua atuação na vida comunitária.

Odilon Eulalio dos SantosCuritiba, PR

Pagamento da dívida

Por que o governo pagou mais de US$ 15 bilhões ao FMI – dívida não vencida –, que cobra apenas 4,5% de juros ao ano, quando poderia pagar parte da dívida pública interna, que cobra mais de 18% ao ano? Será que alguém naquele enorme ministério sabe fazer contas?

Franklin Sternheim, aposentadoSão José dos Pinhais, PR

Praia de nudismo

Agradecemos à compreensão de leitor desta coluna que entendeu o espírito que estamos querendo tomar em prol do nosso litoral. Nossa intenção é simplesmente isso: "despertar as autoridades públicas para que tomem iniciativas, criem atrativos e busquem soluções. Agora, a nossa Secretaria Estadual de Turismo também precisa e deve deixar de ser tímida e ampliar sua atuação que parece ser só restrita a folder e postos de informações no litoral. O grupo RPC em seu portal na internet demonstrou, através de sua enquete/interatividade, que o povo paranaense aceita e topa as idéias.

José Carlos Chicarelli, presidente do SindilitoralCuritiba, PR

História

Fala-se tanto em restabelecer a verdade dos fatos ocorridos durante os "anos de chumbo". Ninguém melhor do que a guerrilheira Dilma, ou "Wanda", para começar a contar. Por que não entrevistá-la em ocasião tão oportuna, após ela ter-se emocionado tanto?César SouzaCuritiba, PR

Biblioteca Pública

Dia 22 de dezembro eu fui à Biblioteca Pública do Paraná emprestar um livro. Ao chegar, deparei-me com um aviso dizendo que os usuários deveriam fazer um recadastramento. No dia seguinte, voltei lá para fazer o recadastramento e às 16h30min a BPP já estava fechada. Havia muitas pessoas do lado de fora com livros para devolver ou querendo emprestar algum. Primeiro, fiquei indignado porque a cada dois anos somos obrigados a revalidar a carteirinha e apresentar os documentos exigidos. Depois, o recadastramento não foi divulgado em lugar nenhum a não ser na própria biblioteca. Não foi divulgado em jornal impresso, na televisão e nem nas rádios. Como também não houve divulgação do fechamento mais cedo da BPP, naquele dia, em nenhum veículo midiático. Considerando-se o número expressivo de pessoas que passam diariamente pela Biblioteca, poderia haver mais consideração e respeito por parte da administração com os usuários.

Lucas Gandin Curitiba, PR

Calçadas – 1

Assunto que posso falar de "carteirinha". Domingo retrasado, ao caminhar por uma de nossas famosas calçadas, virei meu pé, caí, e fraturei minha rótula em três lugares, tendo que operar e colocar parafusos. Sorte a minha que tenho um bom plano de saúde, que cobriu as despesas com a cirurgia. Mas, com relação ao meu trabalho, sou o único responsável, e quem vai pagar as minhas contas durante esses dias em que estarei imobilizado e sem poder trabalhar?

Wilson de França Junior, engenheiro civilCuritiba, PR

Calçadas – 2

O artigo de autoria do prefeito Beto Richa "A Recuperação das Calçadas de Curitiba" foi um presente de Natal para a nossa população. Finalmente, depois de tantos anos criticando, participando de seminários, apresentando diversos tipos de soluções, vejo que realmente existe vontade política para resolver este problema com a destinação de verba orçamentária para o início destas obras. Sabemos que não será somente uma gestão de um prefeito que irá consertar as calçadas em toda a cidade, mas pelo menos está sendo dado o primeiro passo. Apenas um questionamento faço ao prefeito: por que preservar o petit pavé na XV de Novembro, material escorregadio que já provocou tantos acidentes em nossas ruas? Se até técnicos do estado responsáveis pelo setor de tombamento já declararam que aquela rua está totalmente descaracterizada do decreto que o regulamentou, por exemplo com a retirada do mobiliário urbano da época e até construção de fonte no meio da rua, por que insistir num material que a população já condenou? É preciso que prevaleça o bom senso. Patrimônio histórico deve, sim, ser preservado mas pergunto o que é mais histórico, a calçada do início do século XX feita em ladrilho hidráulico plano e antiderrapante, cujas fotos os leitores da Gazeta do Povo já puderam ver tantas vezes publicadas na coluna dominical Nostalgia, ou a de pedra escorregadia colocada na Rua XV trinta anos atrás?

Antonio Borges dos Reis, engenheiro civilCuritiba, PR

Placas

Desde 22/8/05, solicito à Prefeitura (protocolo 1136848) a reinstalação de placas de preferencial na esquina das ruas Presidente Pádua Fleury com Padre Dehon. Todo dia ocorre acidente nesta esquina, muito perigosa pela sua proximidade com a BR-116. Já fotografei, já reclamei, até ameacei ficar nesta esquina angariando vítimas para entrarmos com um processo coletivo para a PMC tomar as providências necessárias. Se isso for a solução, não terei alternativa. Peço ajuda desta Gazeta para a solução de um problema simples, mas importante por se tratar de risco de morte para os motoristas que trafegam em nossa região.

Paulo Martins de SouzaCuritiba, PR

IPVA

O contribuinte que optar pelo pagamento a prazo, mesmo tendo saldo na poupança para efetuar o pagamento à vista, com 3,5% de desconto, perde dinheiro. O juro do parcelamento é maior que o rendimento da poupança e de qualquer outro rendimento; portanto, para os que têm essa reserva, pagar à vista é a melhor opção.

Helio Ramos Aurelio Curitiba, PR

Obras na rodovia

A recapagem da rodovia Garuva–Guaratuba do lado catarinense está pronta. Demorou, mas ficou uma beleza. Já do lado paranaense, no ritmo que estão sendo tocadas, as obras devem continuar por todo este verão, deverão ser interrompidas depois da temporada e retornam em cima do próximo verão. Essa é a praxe de todos os anos das autoridades paranaenses para mostrar serviço aos veranistas que, nesta época, vêm de todo canto do Paraná para o litoral.

Rubens Santos, empresárioCuritiba, PR

Iluminação

Com referência à carta do leitor Diogo Pereira, a Secretaria Municipal de Obras esclarece que a iluminação amarela é a mais adequada para as vias públicas porque, além de ser mais eficiente e econômica, não prejudica o meio ambiente. As antigas lâmpadas de mercúrio não são mais fabricadas e estão sendo gradativamente substituídas, em toda a cidade, por lâmpadas de vapor de sódio.

Secretaria Municipal da ComunicaçãoSocial da Prefeitura de Curitiba

*****

As correspondências devem ser encaminhadas com identificação, endereço e profissão do remetente para a Coluna do Leitor – Gazeta do Povo, Praça Carlos Gomes, 4, CEP 80010-140 – Curitiba, PR. Fax (041) 3321-5472.

E-mail leitor@gazetadopovo.com.br.

Em razão de espaço ou compreensão, os textos podem ser resumidos ou editados. O jornal se reserva o direito de publicar ou não as colaborações.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]