i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

A expansão geopolítica chinesa

  • PorGazeta do Povo
  • 17/07/2020 21:02
Policiais paramilitares com máscaras marcham em frente à entrada da Cidade Proibida em Pequim em 19 de maio de 2020.
Policiais paramilitares com máscaras marcham em frente à entrada da Cidade Proibida em Pequim em 19 de maio de 2020.| Foto: NICOLAS ASFOURI / AFP

A segunda maior economia do mundo está praticando perseguição de uma minoria étnica e religiosa. Numerosos relatos, inclusive de organismos internacionais, dão conta de que a China está removendo à força os membros da etnia uigur, praticantes do islamismo, e os enviando em trens para “campos de reeducação” sobre os quais pouco se sabe. Os uigures, que vivem no nordeste chinês, também estão sendo esterilizados a força e submetidos a abortos compulsórios. Isso, se acusações se confirmarem, basta para que a China seja responsabilizada por um genocídio. A Convenção de Genebra define que a “imposição de medidas destinadas a impedir nascimentos” em um determinado grupo étnico configura prática de genocídio e, portanto, um crime passível de punição pelo Tribunal Penal Internacional. E, apesar de protestos, inclusive de alguns representantes da ONU, a reação global é pálida quando considerada a gravidade do problema.

A experiência nos mostra que o equilíbrio global até pode tolerar a existência de uma superpotência sob um regime democrático, como os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que pode conviver com tiranias de pouca expressão. Mas a combinação de um superpoder com um regime autoritário tem potencial para produzir tragédias em grande escala. O fato de a China ser um parceiro comercial de primeira importância para o restante do mundo não significa que o regime comunista se converteu em democracia liberal. Com muito mais solidez, pode-se argumentar no sentido contrário: ao tornar os países ocidentais dependentes de seus produtos, a China ganha força em vez de perdê-la.

Graças a uma mão de obra ainda empobrecida e sem direitos trabalhistas, ao desrespeito pela propriedade intelectual e a uma política agressiva de infraestrutura que só uma ditadura pode sustentar, a China é capaz de produzir bens a um preço muito inferior do que os países da América e da Europa. Mas, como a pandemia de coronavírus tornou mais evidente, existe um preço a se pagar: até mesmo países ricos, como os Estados Unidos, se viram dependentes dos chineses para adquirir medicamentos e equipamentos de proteção.

A China está em plena política expansionista - uma política com muitas frentes. Graças a sua política comercial, o regime de Pequim consegue dobrar gigantes no Ocidente. A poderosa NBA, por exemplo, passou a proibir que os torcedores exibissem a frase “Free Hong Kong” (Hong Kong Livre) em suas arenas. Já o Google começou a construir um sistema de busca que censurasse termos considerados sensíveis pelo regime comunista chinês. A companhia acabou abrindo mão dos planos depois das críticas.

A ofensiva também pode ser notada Brasil. A Embaixada da China chegou a enviar uma carta aos parlamentares brasileiros pedindo que eles não parabenizassem a nova líder eleita de Taiwan (território que, na prática, é semi-independente do governo central) ou mesmo mantivessem contatos oficiais com representantes taiwaneses. A nova lei de segurança nacional de Hong Kong, imposta pelo governo comunista de Pequim há duas semanas, tem um objetivo semelhante: sufocar o espírito democrático de um território que, historicamente, se manteve autônomo em relação ao regime central.

Para se ter uma ideia, por terem protestado contra a perseguição das minorias étnicas, até os senadores americanos Ted Cruz e Marco Rubio, ambos republicanos, sofreram sanções do governo chinês.

O expansionismo de Pequim também se demonstrou em um plano mais grave quando tropas da China entraram em um conflito com militares da Índia perto da fronteira entre os dois países no mês passado. Duas dezenas de indianos morreram.

A lista dos sinais (pouco sutis) emitidos pelo governo chinês é longa. Diante disso, o que se vê da comunidade internacional é muito pouco: apenas os Estados Unidos, acompanhados pelos aliados britânicos, têm adotado uma postura mais incisiva diante da expansão geopolítica chinesa. E, ainda assim, os interesses comerciais, não a defesa dos direitos humanos, parecem estar guiando a política de Donald Trump. No ano passado, segundo a admissão do próprio Trump, o governo americano decidiu não prosseguir com sanções contra a China por seu tratamento desumano com os uigures. O motivo: não prejudicar um acordo de comercial negociado à época entre os dois países. Embora indique estar disposto a enfrentar a China, o governo americano parece agir em interesse próprio, com o objetivo de enfraquecer seu mais forte competidor no comércio global. Essa imagem prejudica a construção de um esforço multilateral para conter a agressividade chinesa. E, diante de um regime poderoso como o chinês, o esforço multilateral é indispensável.

A Otan, por exemplo, tendo sido criada pelos países democráticos para conter a ameaça soviética, ainda mantém, em parte, o seu espírito original. Mas, apesar dos delírios de grandeza de Vladimir Putin, as atenções deveriam estar voltadas sobretudo para os movimentos chineses.

Na ONU, 23 países, liderados pelo Reino Unido, lançaram em outubro passado uma declaração condenando a política chinesa para os uigures. Mas, como resposta, outros 54 nações se pronunciaram a favor do regime de Pequim. As novas evidências sobre a perseguição à minoria étnica devem ser suficientes para uma nova ofensiva nas Nações Unidas - desta vez, uma que vá além das simples palavras condenatórias.

O presidente Donald Trump, no que pese seus defeitos, deu um primeiro passo para a adoção de medidas contra o governo chinês em retaliação à política de limpeza étnica contra a minoria muçulmana. Um ato do Executivo, aprovado pelo Congresso americano há poucos dias, reconhece as violações contra os uigures, condena o governo da China pela perseguição e inicia um processo de investigação que pode resultar em sanções contra as autoridades chinesas responsáveis pelos abusos. Que esse exemplo seja seguido, e que o episódio represente o marco de uma nova atitude da comunidade das nações diante do expansionismo do regime chinês.

25 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 25 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • I

    IvoHM

    ± 5 horas

    Atenção Gazeta, o embaixador Cheng Wianming não vai gostar dessa matéria. Tampouco os liberais, mais focados no comércio bilateral com nosso maior parceiro comercial. Esse negócio de campos de concentração, trabalho escravo, comércio de órgãos humanos, é melhor deixar a cargo da Comissão de Direitos Humanos da ONU. Composta somente por representantes de países comunistas aliados da China, ela atestará a sua inexistência, ou sua imperiosa necessidade estratégica ao PC Chinês, proporcionando assim, tranquilas noites de sono aos nossos intrépidos comerciantes.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOSIL

    ± 6 horas

    Os chineses silenciosamente estão comprando o planeta. Possuem dinheiro, mão de obra escrava, poder bélico e o auxílio de boa parte da mídia/imprensa ocidental, que também está em suas mãos. Os cretinos, cínicos, hipócritas e corruptos terráqueos, hostilizam o Trump, que foi o primeiro a perceber essa tragédia. Um planeta de bobocas!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    DENISSON HONORIO DA SILVA

    ± 6 horas

    Não justifica a posição chinesa sobre essa minoria étnica. Mas nosso telhado é vidro para os erquerdopatas, no que tange aos índios. Seremos trucidados caso nos manifestemos acerbarmente contra os chineses. Teremos os europeus e americanos condenando-nos. Quanto às importações e exportações, creio que temos um trunfo. Nossos preços são competitivos das comodities, e as importações de produtos de valor agregado baixo, pode-se substituir sem problemas. Carrinhos de plásticos e tecidos substituem-se sem problemas. Da função se faz o órgão. O alinhamento com os EUA, mesmo que para alguns é imbecilidade, êo melhor caminho.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    A.R.ALVES

    ± 6 horas

    Pra não dizer que todos produtos chineses são muito vaga bun dos e duram pouco, temos aí o coronachina19 que deve durar décadas!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Samuel

    ± 8 horas

    Enquanto isso os cristãos na China continuam debaixo de perseguição, mas não vemos de boa parte da mídia nacional e internacional uma maior cobertura sobre essa realidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • D

    Destemido

    ± 8 horas

    A grande mortadela está vindo aí......já compraram parte da mídia no país e estão comprando políticos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos K

    ± 10 horas

    Esse certificado é para o xicote

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcos K

    ± 10 horas

    Acabou de ganhar um certificado de posta bos ta

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    joao cesar reinert

    ± 11 horas

    Quem quiser ter uma visão mais clara , entender melhor tudo que está acontecendo no Brasil e no mundo , assistam os vídeos no YouTube do prof. Luís Antônio do Valle " XEQUE MATE GLOBAL " . É sem dúvida uma rara oportunidade !

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • T

    tamotsu kashino

    ± 11 horas

    A reportagem decrita aqui sobre o china comunista, ´ é de conhecimento a muito tempo nos paises democraticos, podia ter descrito tambem as medidas tomadas pelo Trump nos ultimos dias, as medidas agressivas contra china comunista que estão abalando gravemente o pais, mostrando reações desesperados das cupulas do partido comunista, dentro de pouco tempo veremos grave acontecimento, quem viver verá

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • X

    Xicote

    ± 11 horas

    Os idiotas bolsonaticos dizem...NO MADE IN CHINA ...depois vao comprar lampadas de LED chinesas...tenis chines ..produtos eletronicos chineses ....onde esta a postura ???? Para combater a China so existe uma maneira ..enviar 50 Petistas para exigir direitos trabalhistas !!!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • M

      Marcos K

      ± 10 horas

      Acabou de ganhar um certificado de posta bos ta

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 11 horas

    O capitalismo criou um monstro, aproveitando-se da mão da obra barata e escrava que o PCC usou para tornar-se multi-trilhardário. Esse regime ditatorial e escravagista agora tem que ser banido, o capital internacional precisa retirar suas fábricas de lá, se quiserem venham comprar soja nossa ao nosso preço, não tem fornecedor pra eles para suplantar o Brasil. Esses gafanhotos tem que voltar a idade da pedra, são assassinos e não tem escrúpulos em se aproveitar do povo para seus projetos de poder. Sopa de morcego é o cartão de visitas do cardápio ChinÊs.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 12 horas

    Esquerda parasita ignorante

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rodrigo Bertozzi

    ± 12 horas

    Em 2013 quando estive em Angola e Moçambique a trabalho pude ver a real expansão chinesa. Estavam por todos os lados e negócios. Ninguém me contou - eu vi e ouvi. A maioria dos governos africanos são orgânica e financeiramente dependentes da China. Podem fazer de tudo, desde que se alinhem a eles. E o preço sempre vem. A china foi se infiltrando lentamente via cobiça de suas presas. Compra grupos jornalísticos, empresas de diversos portes, terras para agro, fazem políticos, acordos regionais. Eles são pacientes. Muito pacientes. Posto isto, admiro muito o POVO chinês, sua história e lutas. Já o Partido Comunista...sem palavras que descrevam.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João

    ± 12 horas

    Gado são aqueles que se engalfinham em passeatas a troco de 1 sanduíche de mortadela + 30 reais pra beber de cachaça.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wendell

    ± 13 horas

    As sanções têm que partir do cidadão comum. Parem de comprar o "barato" que vêm da china, pois está saindo caro. Principalmente para os uigures, cidadãos de Hong Kong, milhares de africanos e nossos empresários. E principalmente, não votem em políticos brasileiros "amiguinhos" da Ditadura Comunista Chinesa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wendell

    ± 13 horas

    As sanções têm que partir do cidadão comum. Parem de comprar o "barato" que vêm da china, pois está saindo caro. Principalmente para os uigures, cidadãos de Hong Kong, milhares de africanos e nossos empresários. E principalmente, não votem em políticos brasileiros "amiguinhos" da Ditadura Comunista Chinesa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    SantoHomem!

    ± 21 horas

    O mundo queria o quê? Usaram a mão-de-obra semi-escrava chinesa e iria ficar elas por elas? Expansao chinesa! Há décadas a China vem extendendo seus domínios comerciais! Não viu quem não quis. E de quebra o vírus veio de lá, para colocar cada um no seu devido lugar. Quem se achava melhor do que os outros ou, inventava inimigo estrangeiro, que pense 2x. Cada um que cuide de sua casa!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    ALTOÉ

    ± 21 horas

    A China vem de há muito tempo ocupando espaços no mundo. A crise da COVID-19 mostrou ao mundo o quanto os países são dependentes dos produtos da China, principalmente os países ricos como EUA, França, Alemanha, e outros. A China está de olho no Brasil um país pobre e totalmente dependente de recursos estrangeiros ai juntou a fome com a vontade de comer.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo Henrique

    ± 21 horas

    A visão descrita neste editorial corresponde ao entendimento do Governo Federal sobre o problema. Em acréscimo, se me permitem a ousadia, entendo que estamos falando de uma nação ateia, logo e à evidência, desprovida dos valores desta natureza, mas não só. Desprovida de todos e quaisquer valores que não sejam aqueles ditados pelo PCC. Demais valores, como vida, liberdade, igualdade, cidadania(!) etc., nada! Razão para otimismo não há.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    CSG

    ± 22 horas

    Gazeta , para de botar minhoca na cabeça do gado. Eles já não tem capacidade de pensamento, vcs ainda ajudam a embaralhar...Resultado... Bolsonaro Presidente.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • I

      IvoHM

      ± 5 horas

      O gado está fazendo fila para cobrir a vaca da sua progenitora.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • M

      Marcos K

      ± 10 horas

      Gado da lucro. Já parasita?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • W

      Wendell

      ± 13 horas

      Gado, pelo que a recente História do país provou, é a "elite intelectual" de esquerda que, formada pela ideologia do pai dos burros (Paulo Freire), sustentou, com seus votos, o regime petista no país por 13 anos. Feliz com a alfafa distribuita pelo Foro de São Paulo, enquanto os políticos corruPTos ficavam milhonarios...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.