i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Amazônia: debate com muito fogo, mas pouca luz

  • PorGazeta do Povo
  • 23/08/2019 17:30
Incêndios florestais
Incêndio na Amazônia gerou debate intenso entre críticos e defensores de Bolsonaro.| Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

(Nota da redação: O texto foi atualizado às 20h54, após o pronunciamento do presidente Jair Bolsonaro em cadeia nacional de rádio e televisão)

Enquanto a Amazônia sofre com as queimadas e o desmatamento que ganharam as manchetes, o debate nacional e internacional sobre o tema tem gerado muito mais fogo que luz, com a histeria superando de longe a análise serena e equilibrada. Celebridades e anônimos compartilham fotos alarmantes – muitas delas, no entanto, de anos anteriores ou de regiões diferentes do Brasil, quando não de outros países. Quando o céu da cidade de São Paulo escureceu no meio da tarde de segunda-feira, rapidamente a fumaça das queimadas foi apontada como a única ou maior responsável pelo fenômeno. Adversários do governo de Jair Bolsonaro imediatamente acusaram o presidente de ser o grande culpado pela calamidade, postura repetida por parte da imprensa internacional, como a revista britânica The Economist, que dedicou matéria de capa ao tema. O presidente francês, Emmanuel Macron, usou o Twitter para pedir ao G7 que discuta o tema – sem a participação do Brasil, presumivelmente –, também usando uma foto fora de contexto.

Incêndios florestais na estação seca não são um triste privilégio brasileiro. Ocorrem também na Europa, nos Estados Unidos, na Austrália, muitas vezes com consequências catastróficas. Mas, dito isto, é preciso olhar o que os números e os órgãos de pesquisa afirmam, e há dados suficientes para serem usados tanto por defensores quanto por detratores de Bolsonaro. É verdade, por exemplo, que o número de focos de queimada em 2019 aumentou na comparação com os últimos anos – foi a divulgação de um destes dados, relativos ao desmatamento na primeira quinzena de julho deste ano, 68% maior que no mesmo período do ano passado, que culminou com a demissão do ex-diretor do Inpe Ricardo Galvão.

O exagero e o alarmismo não se justificam e só servem a uma politização indevida do episódio, mas é evidente que o país e o mundo esperam uma resposta de Bolsonaro

No entanto, o mesmo Inpe que aponta um aumento das queimadas este ano também mostra que, considerando o total do ano até agosto, na série histórica iniciada em 1999, os dois piores anos em termos de queimadas foram 2005 e 2007, quando Lula era presidente e sua ministra do Meio Ambiente era Marina Silva. Em outro critério, o de área desmatada, outra série histórica do Inpe, iniciada em 1988, mostra que os piores números foram observados em 1995, primeiro ano do mandato de Fernando Henrique Cardoso. E foram os especialistas do instituto que rechaçaram a hipótese de a fumaça das queimadas amazônicas ser a responsável pelo céu escuro paulistano.

A agência espacial norte-americana, a Nasa, também publicou dados sobre o desmatamento e as queimadas no Brasil. As informações mais recentes do órgão apontam que os incêndios na Amazônia em 2019 estão ligeiramente acima da média dos últimos 15 anos nos estados de Amazonas e Rondônia, mas abaixo da mesma média no Mato Grosso e no Pará. O projeto Global Fire Emissions Database, que compila dados da Nasa, também corrobora os números do Inpe, apontando 2004, 2005 e 2007 como os piores anos para o desmatamento e as queimadas na região amazônica.

Erros passados, no entanto, não servem de consolo enquanto a floresta queima hoje. Assim como os índices de violência urbana caíram neste início de mandato de Bolsonaro, mesmo antes que medidas concretas nesse sentido fossem tomadas, pela mera sinalização de que o governo não toleraria a bandidagem, teria a sinalização inicial do governo, apontando para uma leniência em relação à questão ambiental, servido de estímulo aos desmatadores? É uma possibilidade ainda não comprovada, mas que não se pode descartar de todo. Mesmo assim, ainda que não haja essa relação, a resposta inicial do Planalto ficou muito longe do desejável.

Em vez de reconhecer que o problema é real e centrar esforços no combate ao fogo, Bolsonaro preferiu partir para o ataque, acusando – sem provas, como ele próprio admitiu – ONGs que atuam na região como as responsáveis pelos incêndios. Países que tradicionalmente contribuem com ações de preservação ambiental, como Noruega e Alemanha, também foram criticados. Por mais que nações desenvolvidas também tenham seus calcanhares de Aquiles na questão ambiental, figurando entre os grandes poluentes, adotando matrizes energéticas pouco limpas ou mantendo práticas criticadas por ambientalistas, os erros alheios também não servem de desculpa para a omissão brasileira, e a ajuda estrangeira em um momento como este deveria ser bem-vinda, não desprezada. Quanto a Macron – que, obviamente, está jogando para sua torcida, especialmente o setor agrícola francês, descontente com o acordo comercial assinado entre União Europeia e Mercosul –, acabou chamado de “idiota” em um vídeo do youtuber Bernardo Küster publicado no fim de 2018 e compartilhado na quinta-feira por Eduardo Bolsonaro, em um ato nada diplomático da parte de alguém que sonha em ser embaixador nos Estados Unidos.

A Economist afirmou em editorial que “o mundo deveria deixar claro a Bolsonaro que não tolerará seu vandalismo”, fazendo o jogo dos adversários do presidente. O exagero não se justifica, mas é evidente que o país e o mundo esperam uma resposta de Bolsonaro. O presidente já colocou as Forças Armadas no combate ao fogo, por meio de um decreto de Garantia da Lei e da Ordem. E, em seu breve pronunciamento em cadeia nacional, deixou de lado as acusações sem provas e afirmou que não tolerará os crimes ambientais cometidos na Amazônia, da mesma forma como não tolera os crimes cometidos pelos bandidos no campo e nas cidades. O desmatamento é uma mazela nacional e, depois que as queimadas de agora forem derrotadas, todos esperamos que o esforço prometido por Bolsonaro para a proteção da floresta seja mantido e reforçado.

21 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 21 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • N

    NEY PEREIRA DE ALMEIDA

    ± 1 horas

    Ridícula a postura “Fabiana” desse Editorial. Vcs da imprensa tendenciosa não são honestos nem para tratar os dados que vcs mesmos publicam. Os numeros desse texto mostram que toda a histeria nacional e internacional tem fundo político e visa hostilizar um governo de extrema direita. Todos já sabem que Bolsonaro é burro e não sabe se defender e fala muita besteira. Porém, ele se move pela indignação típica dos inocentes. As atuais queimadas são muito menores que outras em FHC e LULA. Mas só está interessa, não é? Quem são Alemanha e Franca para nos ameacar ? Vcs defendem as ONGs. Por que não existe nenhuma no sertão nordestino ? Vão pesquisar os contrabandos que elas fazem

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André Borges Uliano

    ± 20 horas

    Excelente editorial.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RGB

    ± 21 horas

    Editorial muito sóbrio e equilibrado, com visão analitica inteligente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 22 horas

    onde foram esse bilhões de dolares doados pela Alemanha? Para as ONGS?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Anderson

    ± 22 horas

    A GP se tornou um jornaleco porta voz e defensor cego desse governo, colaca que a situação sempre foi normal, quando nunca foi, e nem fala nada dos incendios em terras indigenas e em areas de preservação, não a toa, troquei ela pela assinatura de outro jornal, as vezes vou vir ate visitar, so para ver como o Gado se alimentando de editoriais tendenciosos, de materias preconceituosas entre outras..

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    walmir rosário

    ± 23 horas

    O editorial acerta em cheio, principalmente quando demonstra ser da nossa tradição as queimadas, que fazem parte do preparo para novas plantações ou substituir as roçagens (ideia errônea, mas real). Queima-se a vegetação (mata fechada ou não) no país inteiro, sem nenhuma ação em contrário dos órgãos ambientais dos municípios, dos estados e do Governo Federal. Onde moro, Canavieiras, no sul da Bahia, durante os meses de verão queima-se tudo, sem qualquer medida que possa coibir, seja com os rigores da lei ou ações educativas. Acredito que nos estados nordestinos, governados pelos partidos que agora reclamam, se queima mais do que na Amazônia. Não serão os europeus a nos dar lição.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      João Viggiani

      ± 22 horas

      Walmir: queimadas são proibidas no estado de São Paulo, mesmo na agricultura. Quando acontecem, são ou expontâneas, ou criminosas (a maioria). Mas, de resto, concordo com você.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mario Tadashi Nakaya

    ± 1 dias

    Se estes países que se dizem preocupados com a Amazônia, assim como essas celebridades, estariam se mobilizando para juntar esforços e oferecer ajuda para combater os incêndios como em qualquer situação calamitosa. A melhor política de combate ao desmatamento e incêndio ilegal é a regularização de terras na região para se chegar facilmente ao responsável pela área e puni-lo nos termos da Lei.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Mário

    ± 1 dias

    As queimadas já estão confirmadas. Alguns de fato na Amazonia e provocadas pelas ONGs contrárias ao governo e muito dos sites divulgando imagens copiadas...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Izio Machado

    ± 1 dias

    Acabo de ler sobre mais e maiores focos de fogos acontecendo em Angola e Congo. De acordo com o site da Bloomberg, foram 6.902 em Angola, e 3.395 no Congo nas últimas 48 horas. O mesmo site diz que o Brasil fica na terceira posição com 2.127. As informações foram obtidas pelo satélite MODIS e os dados foram analisados pelo "Weather Source".

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • F

      Freitas

      ± 20 horas

      Coloque aqui a fonte das suas informações. Leu onde?

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • C

      carlos

      ± 24 horas

      Certo, porém o problema Brasileiro hoje é muito mais de comportamento do que de atitude. Enquanto isso o país sangra.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AV

    ± 1 dias

    Esforços, GP? Temos um presidente sem nenhum preparo para governar.. não resolve nada. Só põe mais lenha na fogueira, literalmente!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • A

      Anderson

      ± 22 horas

      Neto: quem colocou esses ministros e secretários la? O bozo quer apagar o jogo da Amazônia com o petróleo da Petrobras

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • D

      Decio mango

      ± 1 dias

      av vai tomar cafe

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 1 dias

      O governo federal não se resume ao presidente. Procure saber o que andam fazendo os 22 ministérios e se surpreenderá.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 1 dias

    Bolsonaro é um gênio no jogo de xadrez: SACRIFICA A DAMA PARA GANHAR UM PEÃO.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Freitas

    ± 1 dias

    Tivesse o governo, de imediato, tomado as medidas que só AGORA tomou, não teríamos essa absurda discussão, onde todos gritam e ninguém tem razão. Temos um presidente maluco que só sabe "gritar", vociferar e xingar. Um verdadeiro troglodita, que não sabe a repercussão das suas palavras. Os exportadores brasileiros devem estar horrorizados com essa "criatura". Ainda bem que ele um Guedes e um Moro para alavancar o seu governo. Mas, ainda estamos bem melhor sem o PT, o partido dos genocidas.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • N

      Neto

      ± 1 dias

      O começo da derrocada do presidente será a não escolha de seu filho para embaixador nós EUA e a renúncia do Moro. Tudo por causa dos filhos do presidente.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 1 dias

      Há outros ministros muito bons também. Pena que a truculência e ignorância do presidente pode por todo um bom trabalho a perder.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • N

      Neto

      ± 1 dias

      Ainda bem que vc está ciente que no momento não há um mundo ideal, apenas Bolsonaro ou PT. E o PT está vivo e vai fazer todo tipo de jogo sujo para derruba-lo ainda no início de mandato.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.