i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

Contagem regressiva para 2030

  • PorGazeta do Povo
  • 04/01/2021 17:30
Brasil conseguiu reduzir a pobreza em ano de pandemia, mas efeito é temporário
Brasil conseguiu reduzir a pobreza em ano de pandemia, mas efeito é temporário.| Foto: Ricardo Oliveira/AFP

Este janeiro é o primeiro mês do primeiro ano da terceira década do século 21 e o relógio do IBGE informa que o país inicia o ano com 212,5 milhões de habitantes. Já começou a contagem regressiva para o desafio brasileiro de, nos próximos dez anos, fazer a renda por habitante chegar ao fim da terceira década, em 2030, maior que o valor atingido no fim da primeira década deste século, em 2010. Tantas foram as previsões feitas sobre a queda do Produto Interno Bruto (PIB) em 2020 que, após concluídas e revisadas as estatísticas nas próximas semanas, os dados sobre a recessão mostrarão o real tamanho da queda no PIB. A única coisa certa até o momento é que o tombo será um pouco menor que o da recessão acumulada no biênio 2015-2016. A causa principal foi a pandemia, portanto, uma catástrofe natural sem culpa de qualquer governo, diferentemente da recessão dos dois anos iniciais do segundo mandato de Dilma Rousseff, cujas causas foram os erros de política econômica cometidos pelo governo, com alguma colaboração dos problemas internacionais.

Os brasileiros, considerados pobres pela medida do PIB por habitante, terminaram esta segunda década mais pobres que no fim da primeira década, pois a combinação de queda do PIB com o aumento populacional levou a renda per capita (que é exatamente a mesma medida do PIB por habitante, olhada pelo lado da renda) a ser, no fim de 2020, inferior ao que era no fim de 2010. Em estudo divulgado no início do segundo semestre do ano passado, o pesquisador Marcel Balassiano, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), afirmou que, no ano de 2020, a retomada ainda estava em ritmo baixo quando chegou a crise mundial e que, se não houvesse coronavírus, o PIB cresceria 2%, insuficientes para que esta deixasse de ser a pior década em 120 anos. Ou seja, o Brasil teve mais uma “década perdida”, fazendo o combate à pobreza regredir em duas das quatro últimas décadas.

Se o Brasil desperdiçar também esta terceira década do século 21, confirmará para o mundo que, apesar da abundância de seus recursos naturais, aqui há uma sociedade e um governo incapazes de eliminar a miséria e reduzir a pobreza

Um país que tenha desempenho medíocre durante tanto tempo tem a obrigação política e moral de se debruçar sobre as razões do atraso e da incapacidade de crescer, identificar as causas e estabelecer um diálogo nacional para que não se jogue fora a terceira década do século, sem crescimento e sem desenvolvimento social. Se o Brasil desperdiçar esta terceira década e terminá-la com renda por habitante no padrão das duas últimas, o país confirmará para o mundo que, apesar da abundância de seus recursos naturais, aqui há uma sociedade e um governo incapazes de eliminar a miséria, reduzir a pobreza e oferecer para sua população um padrão de bem-estar social já conquistado por nações com muito menos recursos naturais. Do ponto de vista econômico, não há desafio maior que esse, do qual deveriam se ocupar em tempo integral os líderes políticos que ocupam os cargos públicos em todos os âmbitos do poder.

A incapacidade de crescer e se desenvolver não é uma questão de opinião. Basta observar a história, a economia e o desenvolvimento social dos países que já atingiram elevado padrão de bem-estar médio – que são pelos menos 35 nações das 193 filiadas à ONU –, pois esses constituem um grande laboratório mundial que guarda as origens, as causas e as razões que levaram ao progresso material e ao desenvolvimento social. Da mesma forma, há pelo menos 80 países pobres, alguns com riquezas naturais abundantes, nos quais é possível identificar as causas e razões contrárias, ou seja, aquelas que os mantiveram na pobreza e no atraso. Embora o Banco Mundial seja um repositório de informações e relatórios sobre as origens e as causas da riqueza e da pobreza das nações – os quais estão disponíveis para quem quiser estudar e se informar –, seria útil ao Brasil, à sua elite governante e aos líderes empresariais e classistas um esforço conjunto para juntar informações, estudos e discussões em um fórum – ou núcleo, no mínimo – para tentar, por meio da mobilização e discussão, colocar esse tema no topo das prioridades do país.

Infelizmente, tudo indica que temas necessários, prioritários e com a relevância desses aqui levantados continuarão esquecidos e desdenhados, dando lugar às questiúnculas rotineiras e fisiológicas da política e do jogo de poder. A julgar pela profusão de fatos e notícias sobre as questões menores do dia a dia dos governantes, dos políticos e dos burocratas públicos, parece cada vez difícil que o exercício da política venha a destinar seu maior tempo ao que deveria ser sua finalidade mais nobre: a busca do bem comum e o progresso nacional. Com tantas reformas fundamentais – como é o caso das reformas tributária, administrativa e patrimonial –, a política cotidiana no plano nacional, como também nos estados e nos municípios, gasta a maior parte do tempo daqueles que foram eleitos para trabalhar pelo povo com disputas por cargos, verbas e conchavos sobre preenchimento de funções internas nos três poderes.

Ainda que muitos desistam de ter esperanças de que o exercício da política e da função pública possa elevar-se ao menos um pouco acima das questões menores e fisiológicas, o único caminho para mudanças positivas é falar, debater e cobrar dos eleitos com intensidade que os leve a refletir sobre o descontentamento quanto a esse estado de coisas. Os assuntos relevantes estão aí, esperando que sejam tratados, pois o preço da mediocridade pode ser mais uma década perdida, a terceira deste século, e com ela o caminhar do país para chegar ao fim deste século 21 sem eliminar a miséria, superar a pobreza, reduzir as desigualdades e oferecer melhor padrão de vida à população.

13 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 13 ]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Política de Privacidade.

  • A

    Almir.Vilela

    05/01/2021 17:54:16

    Esse comentário foi removido pelo usuário

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • R

      Rômulo Viel

      05/01/2021 15:09:56

      Mais um belo texto da Gazeta!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

      • M

        Maquiavel

        05/01/2021 14:44:32

        O país é o retrato das escolhas feitas por seu povo, vendo o resultado das últimas eleições, olhando para os políticos escolhidos, não se precisa comentar mais nada!! Somente políticos que estão preocupados em se perpetuar nos seus cargos para poder gozar das mordomias... Infelizmente é cada um por si.

        Denunciar abuso

        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

        Qual é o problema nesse comentário?

        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

        Confira os Termos de Uso

        • G

          GR

          05/01/2021 14:41:05

          Um pais que nas ultimas décadas só prezou o fortalecimento do setor público, dando regalias infindáveis aos burocratas, que só agiu para destruir o setor privado e não tem qualidade na profissionalização dos seus jovens, não pode esperar boa qualidade de vida de seus cidadões. Há necessidade urgente de fazer as reformas, valorizar quem trabalha e não aqueles que vivem grudado nos governos.

          Denunciar abuso

          A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

          Qual é o problema nesse comentário?

          Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

          Confira os Termos de Uso

          • D

            D. G. M.

            05/01/2021 13:04:47

            Outro dia, conversando com meu pai, saiu esta observação de sua parte: "estou neste país há 70 anos e não presenciei melhora em nenhum dos setores que embasam o avançar: saúde, piorou; educação, sem comentários; segurança nem se fala.". Se o texto foca o medo da vindoura terceira década perdida, que dirá daqueles que só aguardam justamente esse lapso temporal para carimbar um século perdido...

            Denunciar abuso

            A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

            Qual é o problema nesse comentário?

            Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

            Confira os Termos de Uso

            • J

              jota moreno

              05/01/2021 13:02:21

              Nenhum só jornalista assim como seus jornais de todo o planeta não descobriram a necessidade de uma campanha (contundente) sobre o controle da natalidade. Rios e mares estão podres recebendo cargas pesadas de poluidores de todos os gêneros. O planeta já foi destruído e recomeçou várias vezes. Está na hora da estagnação ou haverá novo confronto bélico para harmonizar a grande tragédia que bate em nossas portas.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              1 Respostas
              • F

                FELIPE GONÇALVES

                05/01/2021 14:34:10

                Teoria malthusiana.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

            • F

              FERNANDO LUIZ POZZOBON

              05/01/2021 12:24:37

              Excelente editorial. Parece que Brasil está fadado a ser um país medíocre e como consequência pobre em todos os aspectos da palavra.

              Denunciar abuso

              A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

              Qual é o problema nesse comentário?

              Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

              Confira os Termos de Uso

              • A

                André R.

                05/01/2021 12:21:42

                Privatizar o governo, abolindo os asqueirosos politicos. Esse lixo, amparado por um sistema judiciario falido, sao o grande freio ao desenvolvimento, à honestidade, ao caráter.

                Denunciar abuso

                A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                Qual é o problema nesse comentário?

                Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                Confira os Termos de Uso

                • J

                  Jonsimar Tadeu Catapan

                  05/01/2021 11:00:20

                  Acrescento ainda que essa luta pelo poder não é uma disputa comum, mas uma verdadeira gu&rra. E, como se sabe, a guerr@ destrói tudo. Concordo com o Mário, em seu comentário logo abaixo. Enquanto o povo não aprender como funciona o seu país, será uma calamidade atrás da outra e nunca chegaremos a lugar algum.

                  Denunciar abuso

                  A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                  Qual é o problema nesse comentário?

                  Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                  Confira os Termos de Uso

                  • C

                    Cético

                    05/01/2021 9:21:52

                    No dia em que o eleitor parar de reeleger político, o país começará sua caminhada para o desenvolvimento, enquanto isso não acontecer estaremos fadados ao obscurantismo social, econômico e cultural.

                    Denunciar abuso

                    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                    Qual é o problema nesse comentário?

                    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                    Confira os Termos de Uso

                    • M

                      Mário Kume

                      05/01/2021 8:37:31

                      O Brasil tem todas as condições para se tornar a maior potencia mundial em tudo que se possa almejar. Área territorial cultiváveis, minérios e enfim tudo !!! Estamos nesta "miséria" financeira e cultural porque tivemos governos medíocres e aqui se habita um ser não pensante que se chama eleitor que vota contra si mesmo elegendo estes LH (lixos humanos) que sempre governaram para benefício próprio e que o povão sempre foi massa de manobra. Faltou falar em "ladrões do país"...

                      Denunciar abuso

                      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                      Qual é o problema nesse comentário?

                      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                      Confira os Termos de Uso

                      1 Respostas
                      • R

                        Roberto Garcia

                        05/01/2021 12:21:44

                        Mas não é só isso, um país tem que ter LIBERDADE para produzir e progredir, a burocracia Estatal trava tudo, querem controlar tudo para arrecadar impostos e controlar o povo. Todos os países do mundo que progrediram tem uma grande liberdade econômica, isso não diz nada ? Não dá pra copiar o SEMPRE deu certo ?

                        Denunciar abuso

                        A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

                        Qual é o problema nesse comentário?

                        Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

                        Confira os Termos de Uso

                    Fim dos comentários.