i

O Sua Leitura indica o quanto você está informado sobre um determinado assunto de acordo com a profundidade e contextualização dos conteúdos que você lê. Nosso time de editores credita 20, 40, 60, 80 ou 100 pontos a cada conteúdo – aqueles que mais ajudam na compreensão do momento do país recebem mais pontos. Ao longo do tempo, essa pontuação vai sendo reduzida, já que conteúdos mais novos tendem a ser também mais relevantes na compreensão do noticiário. Assim, a sua pontuação nesse sistema é dinâmica: aumenta quando você lê e diminui quando você deixa de se informar. Neste momento a pontuação está sendo feita somente em conteúdos relacionados ao governo federal.

Fechar
A matéria que você está lendo agora+0
Informação faz parte do exercício da cidadania. Aqui você vê quanto está bem informado sobre o que acontece no governo federal.
Que tal saber mais sobre esse assunto?
Editorial

O kirchnerismo segue destruindo a Argentina

  • PorGazeta do Povo
  • 25/09/2020 17:45
kirchner argentina
A vice-presidente argentina, Cristina Kirchner, comanda sessão do Senado em que se discute a reforma judicial proposta pelo presidente Alberto Fernández.| Foto: Ronaldo Schemidt/AFP

O kirchnerismo argentino e o caos econômico sempre andaram juntos, desde a época em que Cristina Kirchner era presidente e os dados da economia argentina eram tão maquiados que a revista britânica The Economist havia parado de publicá-los. Em 2015, Mauricio Macri havia sido eleito para interromper esse processo, mas não levou a cabo as reformas liberais que deveria ter realizado e perdeu a reeleição em 2019, quando os argentinos resolveram dar outro voto de confiança à ex-presidente, agora vice na chapa encabeçada por Alberto Fernández. O resultado não poderia ser muito diferente, com dois acréscimos: ao descontrole econômico somam-se a catástrofe sanitária e um avanço sobre o Poder Judiciário que lembra o modus operandi chavista na Venezuela.

O governo de Fernández impôs, no dia 15 de setembro, novas restrições ao câmbio na tentativa de frear um antigo hábito argentino: o de comprar dólares para escapar da desvalorização do peso, que já havia caído 25% na cotação oficial desde a posse de Fernández, em 10 de dezembro do ano passado. O limite máximo de aquisição por mês, US$ 200, estabelecido ainda no fim do governo Macri, foi mantido, mas o imposto sobre a operação foi aumentado e o limite passou também a considerar compras feitas com cartões de débito e crédito – se as aquisições feitas pelo cartão estourarem a cota, ela será reduzida nos meses seguintes.

Os argentinos, tendo vivido sob o kirchnerismo durante boa parte dos últimos anos, não podem se dizer surpresos nem com a derrocada econômica, nem com a degradação institucional

Se o objetivo da nova taxação era eliminar as diferenças entre a cotação oficial do dólar (75,25 pesos no dia 15) e aquela do câmbio paralelo, o chamado blue (131 pesos no dia do anúncio das restrições), a tentativa falhou, o que não é surpresa para ninguém: o blue se adaptou quase de imediato, com nova desvalorização na casa dos 10%. Também as empresas passaram a sofrer novas restrições para a compra de dólares, e as que têm dívida em moeda estrangeira terão enorme dificuldade em cumprir suas obrigações, com impacto severo sobre o comércio exterior.

Enquanto as intervenções do kirchnerismo na economia levam ao desarranjo cambial, outro tipo de intervenção tem um objetivo bastante específico: o de aliviar a barra da atual vice-presidente, investigada e ré em ações judiciais por corrupção durante seu período na Casa Rosada. Em 30 de julho, Fernández apresentou uma proposta de reforma judicial, aprovada no Senado menos de um mês depois, em 28 de agosto, e que aguarda votação na Câmara, onde a oposição tem maioria. A reforma criaria uma série de novas cortes em todo o país, incluindo uma nova Justiça Criminal Federal com 46 tribunais de primeira instância, dobrando o número atual – atualmente, o Fórum Criminal Federal de Comodoro Py, em Buenos Aires, tem 12 varas e há outros 11 tribunais econômicos federais. Em tese, o objetivo seria diluir o poder de Comodoro Py, sobre o qual pairam muitas suspeitas a respeito da lisura dos magistrados e suas decisões. Mas há um detalhe: enquanto o Conselho de Magistratura não define os titulares dos 23 novos tribunais, os juízes interinos serão apontados pelo governo. Qualquer novo processo aberto no prazo de um ano será julgado por esses substitutos, não podendo ser remetido a nenhuma das varas já existentes.

Por pouco também não prosperou na reforma o costumeiro ataque kirchnerista à liberdade de expressão, do qual a Lei de Meios argentina, aprovada durante a passagem de Cristina Kirchner pela presidência do país, foi o ponto máximo. Uma emenda obrigaria os juízes a denunciar “pressões midiáticas” em casos de grande relevância, mas a descrição era tão vaga que até mesmo textos de opinião em jornais poderiam receber essa classificação. Alberto Fernández chegou a ensaiar um apoio tímido à emenda, mas a resistência da sociedade foi tão forte que o autor da mudança optou por retirá-la durante a tramitação no Senado.

Teoricamente, Cristina Kirchner não seria afetada pela reforma, pois seus processos já estão em andamento. Daí a necessidade de uma segunda frente na ofensiva sobre o Judiciário: a remoção dos juízes responsáveis pelos casos envolvendo a vice-presidente. Três deles já foram alijados de seus postos, incluindo aquele que deveria julgar o caso dos “cadernos de propinas”, conhecido como a “Lava Jato argentina”. A decisão teve o respaldo do Conselho de Magistrados, hoje com maioria kirchnerista, sob a alegação de que a transferência desses juízes para os tribunais onde se encontravam até agora tinha ocorrido de forma irregular. No entanto, as mudanças, ocorridas durante o governo Macri, haviam sido aprovadas tanto pelo Conselho de Magistrados quanto pela Suprema Corte de Justiça.

E todo esse esforço para interferir no Poder Judiciário ocorre em meio ao que é classificado como o confinamento mais longo do mundo, iniciado em 20 de março e que segue em vigor, com algum grau mínimo de flexibilização em Buenos Aires nos últimos dias. O país conseguiu manter a Covid-19 sob controle até junho, quando os casos começaram a disparar, apesar das restrições – há cidades onde é proibido até mesmo que as crianças brinquem em parques ou praças. A insatisfação generalizada com a quarentena, a situação econômica e a reforma do Judiciário já levou a protestos que vão das manifestações de rua (até mesmo policiais realizaram as suas passeatas) à desobediência civil de comerciantes, que se organizaram para abrir seus estabelecimentos sem permissão legal.

Os argentinos, tendo vivido sob o kirchnerismo durante boa parte dos últimos anos, não podem se dizer surpresos nem com a derrocada econômica, nem com a degradação institucional que a reforma judicial tenta promover – de novidade, mesmo, há apenas a pandemia. A timidez de Macri em sua tentativa de desfazer o estrago peronista foi tanta que a Argentina se viu incapaz de reverter os péssimos indicadores econômicos, dando a Cristina Kirchner a oportunidade de capitalizar em cima da desilusão, vendendo-se como a solução para o problema que ela mesma criou. O que chamamos, no ano passado, de “prisão mental” imposta pelo populismo peronista à população argentina prevaleceu mais uma vez, afundando ainda mais aquele que já chegou a ser um dos países mais ricos do planeta.

60 COMENTÁRIOSDeixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros
Máximo de 700 caracteres [0]

Receba Nossas Notícias

Receba nossas newsletters

Ao se cadastrar em nossas newsletters, você concorda com os nossos Termos de Uso.

Receba nossas notícias no celular

WhatsApp: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.

Comentários [ 60 ]

Máximo 700 caracteres [0]

O conteúdo do comentário é de responsabilidade do autor da mensagem. Consulte a nossa página de Dúvidas Frequentes e Termos de Uso.

  • M

    Mário Kume

    ± 15 horas

    Venezuela, Cuba e agora Argentina... quem diria que o nosso vizinho país embarcasse nesta canoa furada. Quando o Fernandez se condidatou com a Kirchner de vice era para o povo bater de frente, porem acharam que o governo anterior apesar de bem intencionado não conseguir atingir as metas prometidas preferiram se arriscar. Deram com os burros n'agua. Muito difícil a recuperação. Meus pêsames argentinos... nem com a ajuda do Papa !!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • L

      Luciano

      ± 13 horas

      Na verdade não chega a ser nenhuma surpresa. As massas latino americanas sempre vão nesse caminho, conforme é explicado no Manual do Perfeito ****** Latino-americano.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luciano

      ± 13 horas

      Na verdade não chega a ser nenhuma surpresa. As massas latino americanas sempre vão nesse caminho, conforme é explicado no Manual do Perfeito ****** Latino-americano.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCO

    ± 23 horas

    Carregam quase que uma maldição desde que Peron assumiu e entregou o país aos sindicatos. Um tango triste com final trágico.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Paulo de Toledo

    ± 2 dias

    A história recente da Argentina mostra que a limpeza do Estado exige ser duro, combativo, assertivo. Não adianta ser baunilha, ser Macrista, ser Almoedista, ser Tucano murista, tem que bater. Bater forte. Bater com vontade. Ou o zumbi totalitário volta com tudo pra te escravizar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eduardo P.

    ± 2 dias

    O Haddad deles tá fazendo o q se esperava, infelizmente, inflação alta, controle de preços, maquiagem dos números, é um bom exemplo do estrago que Pode ser feito por esse grupo político que encontra muitos simpatizantes por aqui.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • I

    Ivan Carlos MIranda

    ± 2 dias

    É um exemplo da esquerda no poder. Que fiquem os brasileiros de sobreaviso porque se voltar o PT e sua corja iremos na mesma direção.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    João

    ± 3 dias

    Monetizando 60% do deficit fiscal, alguns economistas estimam que sem o controle de preços e a demanda reprimida da Covid, a inflação já beiraria 120%. O cinema pegou fogo e o governo trancou as portas. Isso deveria ser crime de leza humanidade.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • C

    Carlos Roberto

    ± 3 dias

    Se alguém estiver com inveja da Argentina, é só votar no PT, PSOL, PC do B, e demais puxadinhos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • K

    Klin

    ± 3 dias

    Tal lá como cá.... Kirchnismo, lulusmo, titismo, bolsonarismo, chavismo, castrismo... ismo ... ismo só mmudam as palavras. O Modo operandi é o mesmo....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo de Toledo

      ± 2 dias

      Desonesto. Rasga todo dinheiro no seu banco agora e taca fogo. Não fez ainda? É a inflação que teria se o mundo fosse como sua desonestidade tenta cravar ao dizer que Bolsonaro tá nessa mesma laia. Rasga seu dinheiro!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 3 dias

    Que mulherzinha com cara de asquerosa está da Kirchner

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 3 dias

    Só espero que os argentinos não venham encher o **** aqui no Brasil depois...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Andreas Milla

      ± 3 dias

      Não tenho dúvidas disso, tal qual os venezuelanos em Roraima, logo teremos refugiados argentinos aqui nos estados do Sul. Agradeçam aos "amiguinhos" do Lula e dos outros hipócritas esquerdistas.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rogerio Piccoli

    ± 3 dias

    Que tal esse Editorial se preocupar com as coisas que acontecem no Brasil e deixar de se lado com as alheias? Afinal, por aqui está tudo bem?

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • R

      RODRIGO

      ± 13 horas

      Sim, tudo indo muito bem obrigado!!! Pode sair fora, nao tem problema, aqui tdo ok, vá lá ajudar os hermanos!!! Um abraco chorao!!!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Vanderlei da Rosa

    ± 3 dias

    Bom, que eu saiba a maioria do povo Argentino escolheu via voto democrático o atual governo, portanto, não podem reclamar se o pais virar uma nova Venezuela!! Os Argentinos se acham superiores aos demais povos latino americanos, vamos ver como se saem dessa!!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • J

      João

      ± 3 dias

      Se fosse no Brasil, meu caro, o discurso seria outro. Mais empatia, a Argentina não é uma massa homogênea.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • S

    Stefan

    ± 3 dias

    E tem retardado dizendo que a Argentina tem um grande governo.....esquerdista não serve para esterco.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    André

    ± 3 dias

    Argentina com kirchnerismo, Brasil com bolsonarismo. Tá ruim pra nós e nossos irmãos vizinhos.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Paulo de Toledo

      ± 2 dias

      Vai pra Argentina!

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    Valdemar Katayama Kjaer

    ± 3 dias

    Populismo, o grande mal da América Latina. Assusta-me ver que até quem se diz de direita, como os bolsominions, são vítimas fáceis das artimanhas de seu ídolo de ouro.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    3 Respostas
    • P

      Paulo de Toledo

      ± 2 dias

      Seu candidato é o Amoedo? Para ser igual o Macri, engolido por esses abutres que jogam pesado e sem regras? É queimar a chance de ter alguma limpeza, e deixar margem para falarem que “ai ai o neoliberalismo não funciona. Tá vendo? Volta Lula e fica 100 anos!”

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • B

      Bento

      ± 3 dias

      Vanderlei da Rosa: Se eu pudesse dava uns mil likes nessa resposta.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • V

      Vanderlei da Rosa

      ± 3 dias

      Você deve se achar muito inteligente!! Diz aí quem seria o melhor presidente para o Brasil espertão? O Ciro, Adad, Boulos...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LAUDI CARLOS VEDANA

    ± 3 dias

    A Argetina prova para o mundo ,mais uma vez, que a esquerda nunca produziu nada de positivo de forma sustentável, apenas plágios de enganaçãoj já conhecida na Venezuela,, Cuba e afins.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Marcus Pinheiro Machado

    ± 3 dias

    votaram sabendo ,alias o mesmo aqui no Brasil.Só que lá tinha opção aqui votaram enganados sem opção

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • F

    Flavio Teixeira

    ± 3 dias

    É só uma questão de tempo, a Argentina se transformar numa Venezuela. E o pior, o povo sabia no que daria. Merecem o brilhante futuro que os aguarda...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    LIMA

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      victor A

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • P

    Polaco

    ± 3 dias

    Grande lição para nós brasileiros, pois o PT aqui usa de todos os meios para desabonar o atual governo e voltar ao poder. Creio que o povo brasileiro está mais maduro e não vai mais arriscar nosso País entregando-o aos comunistas. Quanto a Arrrentina, parece que a arrogância característica dos hermanos prova que eles são mais burros que nós, caindo na conversa fiada dessa família degenerada dos kichner.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Rafael

    ± 3 dias

    a reportagem só confirma o que todo mundo já sabia que ia aconteder. triste.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    All Jr

    ± 3 dias

    Esquerdalha mostrando o resultado dessa ideologia maldita... a Argentina é a Venezuela 2.0... triste! Acorda Brasil!

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden Lopes Feldman

    ± 3 dias

    Apenas gostaria de acrescentar duas observações. A primeira, que Macri não conseguiu governar por absoluta falta de apoio no congresso argentino, interessado no populismo herdado de Perón. A segunda, que a intervenção no judiciário argentino é apenas diferente da ocorrida no Brasil, onde o STF já é ideológico e a justiça brasileira, através de muitos juízes, intervém na administração pública. Portanto, a Argentina e o Brasil precisam da mesma receita: renovação do congresso para ajustar a constituição a um estado moderno e com gestão pública eficiente e desprovida de corporativismo. Ao contrário de Macri, Bolsonaro tem conseguido vitórias na ala liberal. Mas precisamos mais.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • V

    VBSB

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • P

      Polaco

      ± 3 dias

      kkkkkkkkkkk, tem razão.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Edivaldo S

    ± 3 dias

    Não esquecer que Ela faz parte do grupo da "alma mais honesta do planeta"... cujo cidadão esta doidinho para voltar para a presidência....

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    AGM

    ± 3 dias

    Por aqui, o condenado pestilento insiste em se vender como solução para o buraco que ele e a anta estúpida nos meteram......

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Andreas Milla

    ± 3 dias

    Incrível como esses políticos que se intitulam de "Progressistas e Democráticos" usam a ignorância de grande parcela da população, com a cumplicidade de setores "Pseudodemocráticos" da mídia para chegar ao poder e depois tiranizar o próprio povo. Inicialmente com os votos e depois com o domínio do poder judiciário e do Exército, inclusive mudando dogmas legais, com as mudanças na constituição. Esse processo ocorreu na Rússia, na China, Cuba, Coréia do Norte, Venezuela, entre outros, está ocorrendo na Argentina, e ainda estão tentando fazer isso no Brasil. Quando irão acordar? Alguém consegue enxergar "PROGRESSO E DEMOCRACIA" nesses países? É isso que vemos na Argentina? ACORDA POVO

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JP

    ± 3 dias

    Bolsonaro segue o caminho populista do Madri. Está abrindo as portas para o retorno da esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • V

      victor A

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • W

    Wendell

    ± 3 dias

    Uma Argentina fragilizada é ruim para a America do Sul. Muito em breve o gaúcho argentino terá pregas mongolicas e falará mandarin ou cantonês...

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • L

    Luca

    ± 3 dias

    A Argentina é um país extremamente corporativista, existe uma grande parcela do funcionalismo que não aceita de jeito nenhum perder seus privilégios, que só aumentam, e o resto da sociedade se cansa de pagar fechando seus negócios, o que só causa mais inflação e mais pobreza pra esse resto de sociedade, enquanto o governo imprime moeda pra manter o altíssimo privilégio dos servidores que nada produzem, e assim vai até acabar com a produção de vez, e ter que criar um modelo de exportação de médicos ou algo do tipo

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • V

      victor A

      ± 3 dias

      Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • L

      Luca

      ± 3 dias

      “Médicos”

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • A

    Arys

    ± 3 dias

    O preço da liberdade é a eterna vigilância. Se não prestarmos atenção, a quadrilha volta. O supremo lupanar já prepara a manobra mais imunda na história do país. NÃO podemos deixar.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 3 dias

    O Bolsonaro avisou os Argentinos para não votar na esquerda, mas votaram. Agora sofram.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    RPM

    ± 3 dias

    Não é só no Brasil que existe esquerdista bur.., na Argentina também.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MBP

    ± 3 dias

    Esquerda sendo Esquerda.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    MARCELO DE PAOLA

    ± 3 dias

    Que sirva de exemplo.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Evandro

    ± 3 dias

    Triste fim. Bandidos como os Kirchner escudados por fantoches como Fernández abrem caminho para golpes travestidos de legalidade e legitimados por uma população deseducada e que cresceu sob o assovio do populismo. Temos que cuidar para que nossa próxima eleição não seja um espelho desta desgraça que estamos testemunhando na vizinhança.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • M

    Maquiavel

    ± 3 dias

    A Argentina caminha a passos largos em direção a venezuelização

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    1 Respostas
    • A

      Andreas Milla

      ± 3 dias

      Frase fantástica e diz tudo...

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • J

    JOAO CARLOS JOLY ASSUMPCAO

    ± 3 dias

    O tombo vai ser grande, o poço não tem fundo, preço que se paga por escolhas, espero que os brasileiros tenham entendido destes anos mergulhados nos governos do PT.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Eden

    ± 3 dias

    O Lula e a Cristina e fãs ,tinham que ler e seguir ,embora sejam muito piores ,:Começo Vida e Fim de Elias , o maluco .Maduro : Como matar um povo e ver o diabo como passarinho falante O Inferno de Dante foi uma prévia da atual esquerda ? Existe diferença entre o Supremo do Brasil e o Supremo e o que mimetizamos como o mal pior do mundo ? A litertura é ampla ,em comum o Diabo. Vai Lula Vai, Vai ,Vai ficar com o Elias teu amigão

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • E

    Erison

    ± 3 dias

    O Macri não fez as reformas e se afundou. O Bolsonauro não está empenhado nas reformas que tanto precisamos . . .

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    2 Respostas
    • A

      Andreas Milla

      ± 3 dias

      Sim, as reformas são necessárias, e o Bolsonaro está tentando fazer o que é preciso sim, porém, o boicote do judiciário, do legislativo e de outras entidades brasileiras é extremo e fazem de tudo para atrapalhar. Além disso, vemos uma parcela muito grande de pessoas, que em vez de se informarem nos canais adequados e técnicos, não estão vendo o que está acontecendo. Se a sua fonte de informação é a mídia "Pseudoprogressista", que está tomada pelos profetas do apocalipse, você não verá os fatos como eles são. Analise dados técnicos, números e reportagens de forma sensata e verá que o Brasil já mudou bastante, mesmo com todo esse bombardeio contra.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • A

      Andreas Milla

      ± 3 dias

      Sim, as reformas são necessárias, e o Bolsonaro está tentando fazer o que é preciso sim, porém, o boicote do judiciário, do legislativo e de outras entidades brasileiras é extremo e fazem de tudo para atrapalhar. Além disso, vemos uma parcela muito grande de pessoas, que em vez de se informarem nos canais adequados e técnicos, não estão vendo o que está acontecendo. Se a sua fonte de informação é a mídia "Pseudoprogressista", que está tomada pelos profetas do apocalipse, você não verá os fatos como eles são. Analise dados técnicos, números e reportagens de forma sensata e verá que o Brasil já mudou bastante, mesmo com todo esse bombardeio contra.

      Denunciar abuso

      A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

      Qual é o problema nesse comentário?

      Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

      Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

  • R

    Ronaldo Malquevicz

    ± 3 dias

    Esse comentário foi removido por não estar de acordo com os Termos de Uso.

    Denunciar abuso

    A sua denúncia nos ajuda a melhorar a comunidade.

    Qual é o problema nesse comentário?

    Obrigado! Um moderador da comunidade foi avisado sobre a denúncia. Iremos avaliar se existe alguma violação aos Termos de Uso e tomar as medidas necessárias.

    Confira os Termos de Uso

    • Máximo 700 caracteres [0]

Fim dos comentários.